sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Como evitar ferir com palavras

O DESAFIO

Toda vez que surge uma discussão, você e seu cônjuge disparam uma rajada de críticas um contra o outro. Vocês já se acostumaram tanto a ferir com palavras que agora esse é o jeito “normal” de conversar.
Se isso está acontecendo em seu casamento, você pode mudar a situação. Mas primeiro é preciso pensar nos motivos desse problema e nos benefícios de se fazerem mudanças.

POR QUE ACONTECE

Criação. Muitos maridos e esposas foram criados num lar onde era comum ferir com palavras e acabam repetindo o tipo de linguajar que ouviam de seus pais.
Influência do entretenimento. Filmes e seriados de comédia transformam grosseria em motivo de risada, passando a impressão de que isso é inofensivo — e até engraçado.
Cultura. Em algumas sociedades, as pessoas aprendem que um “homem de verdade” precisa ser dominador ou que a mulher precisa ser muito agressiva para não parecer fraca. Durante uma discussão, marido e esposa podem se encarar como inimigos em vez de aliados e acabar usando palavras que machucam.
Não importa o motivo, a linguagem ofensiva pode levar ao divórcio e a vários problemas de saúde. Alguns até dizem que as palavras doem mais do que pancadas. Por exemplo, uma esposa que sofria agressão verbal e física do marido diz: “Para mim, era muito mais difícil aguentar os insultos do que a violência.”
O que fazer se seu casamento está se desgastando por causa do jeito que vocês falam?

 O QUE VOCÊ PODE FAZER

Mostre empatia. Coloque-se no lugar de seu cônjuge e tente imaginar o impacto que suas palavras causam nele. Se possível, pense numa situação específica em que ele achou que você disse algo ofensivo. Não se concentre no que você disse, mas em como o que você disse afetou os sentimentos da outra pessoa. Que palavras bondosas você poderia ter dito no lugar daquelas palavras maldosas? A Bíblia diz: “Uma resposta, quando branda, faz recuar o furor, mas a palavra que causa dor faz subir a ira.” — Provérbios 15:1.
Observe casais respeitosos. Se o seu jeito de falar foi influenciado por maus exemplos, então procure bons exemplos em que se espelhar. Preste atenção em casais que têm o hábito de se comunicar com respeito e imite seu jeito. — Princípio bíblico: Filipenses 3:17.
Resgate os sentimentos perdidos. A linguagem ofensiva geralmente tem mais a ver com o coração do que com a boca. Por isso, procure alimentar pensamentos e sentimentos positivos sobre seu cônjuge. Relembrem coisas que vocês gostavam de fazer juntos. Vejam fotos antigas. Que coisas faziam vocês darem risada? Que qualidades os atraíram um ao outro? — Princípio bíblico: Lucas 6:45.
Troque “você” por “eu”. Em vez de atacar verbalmente seu cônjuge, expresse suas preocupações explicando como você é afetado. Por exemplo, dizer “Eu me sinto deixado de lado quando você planeja coisas sem me consultar” funciona melhor do que “É sempre assim — você planeja as coisas e nem quer saber o que eu penso!”. — Princípio bíblico: Colossenses 4:6.
Saiba quando parar. Se os ânimos estão começando a se exaltar e a conversa está ficando fora do controle, talvez seja melhor conversar em outra hora. Geralmente, não há nada de errado em sair de uma discussão tensa até a situação se acalmar. — Princípio bíblico: Provérbios 17:14.
A linguagem ofensiva geralmente tem mais a ver com o coração do que com a boca

Como resolver problemas

‘Tenham intenso amor um pelo outro, porque o amor cobre uma multidão de pecados.’ — 1 Pedro 4:8
Ao passo que você e seu cônjuge começam a vida juntos, vários problemas podem surgir. Isso acontece porque cada um de vocês pensa, sente e encara a vida de modo diferente. Pode ser também que os problemas venham de fontes externas ou de situações inesperadas.
Embora fugir dos problemas pareça ser a saída mais fácil, a Bíblia nos aconselha a encará-los. (Mateus 5:23, 24) E o melhor modo de resolver problemas é aplicando os princípios bíblicos.

 1 CONVERSE SOBRE O PROBLEMA

O QUE A BÍBLIA DIZ: ‘Há um tempo para falar.’ (Eclesiastes 3:1, 7) Se há um problema, tire um tempo para falar sobre ele. Seja honesto e deixe seu marido ou sua esposa saber o que você pensa sobre o assunto e como você se sente sobre isso. Sempre ‘fale a verdade’ com seu cônjuge. (Efésios 4:25) Mesmo que emoções intensas estejam envolvidas, resista ao impulso de brigar. Uma resposta calma evita que uma simples conversa se transforme em uma guerra. — Provérbios 15:4; 26:20.
Mesmo que você não concorde com algo, fale com calma, mostrando amor e respeito por seu marido ou sua esposa. (Colossenses 4:6) Tente resolver o problema o mais rápido possível e sempre mantenha a comunicação aberta. — Efésios 4:26.
Casal conversa sobre um problema
O QUE VOCÊ PODE FAZER:
  • Combinem um momento oportuno para conversar sobre o problema.
  • Quando seu cônjuge estiver falando, faça um esforço para não interrompê-lo. Você também terá a sua vez de falar.

 2 ESCUTE E ENTENDA

O QUE A BÍBLIA DIZ: “Tende terna afeição uns para com os outros. Tomai a dianteira em dar honra uns aos outros.” (Romanos 12:10) O modo como você escuta é muito importante. Tente entender o ponto de vista de seu marido ou de sua esposa com empatia e humildade. (1 Pedro 3:8; Tiago 1:19) Não finja que você está escutando. Sempre que possível, pare o que você estiver fazendo e dê total atenção a seu cônjuge, ou pergunte se vocês poderiam conversar sobre o assunto mais tarde. Quando marido e esposa se tratam como parceiros, e não como adversários, ninguém fica ofendido. — Eclesiastes 7:9.
O QUE VOCÊ PODE FAZER:
  • Escute seu cônjuge com a mente aberta, mesmo que você não goste de algo que ele disser.
  • Tente escutar além das palavras. Preste atenção na linguagem corporal e no tom da voz.

3 COLOQUE EM PRÁTICA

O QUE A BÍBLIA DIZ: “Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza.” (Provérbios 14:23Nova Versão Internacional) Não basta apenas falar que concorda com a solução de um problema. Você deve estar determinado a fazer aquilo que decidiram como casal. É verdade que isso exige “trabalho árduo” e muito esforço, mas valerá a pena. (Provérbios 10:4) Se vocês trabalharem juntos como equipe, receberão uma “boa recompensa pelo seu trabalho árduo”. — Eclesiastes 4:9.
O QUE VOCÊ PODE FAZER:
  • Decidam que medidas práticas cada um de vocês tomará para resolver o problema.
  • De vez em quando, avaliem como vocês estão se saindo.

Como ter uma família feliz?

1. É importante casar no civil?

Jeová é um Deus feliz e quer que as famílias sejam felizes. (1 Timóteo 1:11) Foi ele que criou o casamento. Isso mostra que Deus acha importante que um homem e uma mulher que querem formar uma família se casem. Assim, todos na família vão se sentir amados e protegidos. Por isso, os cristãos se casam no civil seguindo as leis do lugar onde moram. — Leia Lucas 2:1, 4, 5.
Para Deus, o casamento é a união de um homem com uma mulher. Ele espera que os dois sejam sempre fiéis um ao outro. (Hebreus 13:4) Deus odeia o divórcio. (Malaquias 2:16) Mas e se o marido ou a esposa trair o outro? Só nesse caso Deus deixa a pessoa que foi traída decidir se quer se divorciar e casar de novo. — Leia Mateus 19:3-6, 9.

2. Como o marido e a esposa devem se tratar?

Um casal feliz
Jeová quer que o marido e a esposa ajudem um ao outro. (Gênesis 2:18) O marido tem duas responsabilidades principais: (1) sustentar a família e (2) ensinar sobre Deus para os filhos e a esposa. O homem que ama sua mulher pensa primeiro nela. O marido e a esposa devem se tratar com amor e respeito. Para a família ser feliz, é muito importante aprender a perdoar porque todos nós erramos. — Leia Efésios 4:31, 32; 5:22-25, 33; 1 Pedro 3:7.

3. O que a Bíblia diz sobre a separação?

Todo casamento tem problemas. O marido e a esposa precisam tentar resolver esses problemas com amor. (1 Coríntios 13:4, 5) A Bíblia diz que a separação não é a solução dos problemas normais do casamento. — Leia 1 Coríntios 7:10-13.

 4. O que Deus quer para os filhos?

Pais ajudando seus filhos com lição de casa
Jeová quer que os filhos sejam felizes. Por isso, ele dá bons conselhos para eles. Por exemplo, Jeová sabe que os pais podem ensinar e ajudar seus filhos porque já aprenderam muitas coisas na vida. (Colossenses 3:20) Os filhos precisam ser obedientes também a Jeová. Os jovens que fazem o que Jeová e Jesus dizem são felizes. — Leia Eclesiastes 11:9–12:1; Mateus 19:13-15; 21:15, 16.

5. Como os pais podem ajudar os filhos a ser felizes?

Pai e filho conversando
Os filhos precisam de roupa, comida e um lugar para morar. (1 Timóteo 5:8) Mas eles só vão ser felizes de verdade se amarem a Deus e aprenderem sobre ele. Os pais precisam ensinar isso para os filhos. (Efésios 6:4) Como? (1) Por dar o exemplo. Se os pais amam a Deus, a chance de os filhos também amarem a Deus é grande. (2) Usando a Bíblia para ensinar os filhos. Assim, eles vão aprender a tomar boas decisões na vida. — Leia Deuteronômio 6:4-7;Provérbios 22:6.
Uma coisa muito importante é elogiar os filhos quando eles fazem o que é certo. Além disso, os filhos também precisam ser ensinados e corrigidos. Assim, eles vão ficar livres de muitos problemas. (Provérbios 22:15) Ao mesmo tempo, os pais têm que tomar cuidado para não ser duros demais nem violentos. — Leia Colossenses 3:21.
As Testemunhas de Jeová têm vários livros que podem ajudar tanto os pais como os filhos. Esses livros mostram os conselhos da Bíblia. — Leia Salmo 19:7, 11.

Como ser mais carinhoso

Com o passar dos anos, alguns casais mostram cada vez menos carinho um pelo outro. Se isso está acontecendo no seu casamento, o que você pode fazer?

 O que você precisa saber

Mostrar carinho é muito importante para o casamento. Para uma pessoa ficar forte e saudável, é muito importante que ela sempre se alimente e beba água. Da mesma forma, para um casamento ser forte, é muito importante demonstrar carinho um pelo outro sempre. Mesmo quando são casados há muito tempo, o marido e a esposa precisam sempre sentir que são amados e muito importantes um para o outro.
O verdadeiro amor não é egoísta. O amor busca a felicidade da outra pessoa. Por isso, em vez de mostrar carinho só quando dá vontade, o bom marido e a boa esposa percebem quanto carinho o outro precisa e fazem de tudo para atender a essa necessidade.
Normalmente, as esposas precisam de mais demonstrações de carinho do que os maridos. Um marido pode amar muito a sua esposa. Mas, se ele diz que a ama só no começo e no fim do dia ou só antes das relações sexuais, talvez ela não tenha certeza de que ele a ama de verdade. É bem melhor mostrar carinho várias vezes ao dia.

 O que você pode fazer

Seja carinhoso em palavras. Frases simples como “eu te amo” ou “você é tudo pra mim” podem fazer seu marido ou esposa se sentir amado.
Princípio bíblico: “A boca fala do que o coração está cheio.” — Mateus 12:34.
Dica: Há muitas maneiras de mostrar amor. Você também pode escrever um bilhetinho, mandar um e-mail ou uma mensagem de texto.
Seja carinhoso em ações. Um abraço, um beijo ou só ficar de mãos dadas são formas de mostrar que você está falando a verdade quando diz que ama a outra pessoa. Você pode mostrar seu amor com um toque delicado, um olhar amoroso ou um presente de vez em quando. Você também pode fazer coisas para ajudar a sua esposa, como por exemplo carregar sacolas, segurar a porta, lavar a louça, lavar a roupa ou fazer uma refeição. Para muitas esposas, isso é mais do que ajudar. É amor em ação.
Princípio bíblico: “Devemos amar não [apenasem palavras nem com a língua, mas em ações e em verdade.” — 1 João 3:18.
Dica: Trate o seu marido ou a sua esposa do mesmo jeito carinhoso de quando vocês namoravam.
Tirem tempo para ficar juntos. Passar tempo só os dois deixa o casamento mais forte e mostra para o seu marido ou a sua esposa que você gosta da sua companhia. É claro que pode ser difícil conseguir um tempo para ficar sozinhos se vocês tiverem filhos ou se tiverem muita coisa para resolver todo dia. Talvez vocês possam se programar para fazer algo simples regularmente, como caminhar juntos, só vocês dois.
Princípio bíblico: “Que vocês se certifiquem de quais são as coisas mais importantes.” — Filipenses 1:10.
Dica: Alguns casais que têm a vida corrida combinam de fazer algo juntos regularmente, como por exemplo um jantar romântico ou passar um fim de semana só os dois.
Marido e esposa jantando juntos num restaurante
Conheça bem seu marido ou sua esposa. Cada pessoa tem uma necessidade particular de carinho. Conversem sobre como cada um de vocês prefere receber carinho e se precisam mostrar mais carinho um pelo outro. Daí, faça de tudo para atender a essa necessidade. Lembre-se: o carinho é muito importante para que o casamento fique forte.
Princípio bíblico: “O amor . . . não procura os seus próprios interesses.” — 1 Coríntios 13:4, 5.
Dica: Em vez de ficar exigindo carinho, pergunte-se: ‘O que eu posso fazer para que meu marido ou minha esposa seja mais carinhoso comigo?’

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...