sábado, 29 de setembro de 2018

Por que as Testemunhas de Jeová não participam em guerras?

As Testemunhas de Jeová não participam em guerras pelos seguintes motivos:
  1. Obediência a Deus. A Bíblia diz que os servos de Deus ‘forjariam das suas espadas relhas de arado’ e não ‘aprenderiam mais a guerra’. — Isaías 2:4.
  2. Obediência a Jesus. Ele disse ao apóstolo Pedro: “Devolve a espada ao seu lugar, pois todos os que tomarem a espada perecerão pela espada.” (Mateus 26:52) Assim, Jesus deixou claro que seus seguidores não pegariam em armas.
    Por manterem estrita neutralidade em assuntos políticos, os discípulos de Jesus obedecem à sua ordem de ‘não fazer parte do mundo’. (João 17:16) Eles não protestam contra ações militares nem tentam impedir outras pessoas que decidem servir nas forças armadas.
  3. Amor ao próximo. Jesus mandou seus discípulos ‘amarem uns aos outros’. (João 13:34, 35) Desse modo, eles seriam uma fraternidade internacional, e nenhum de seus membros nunca lutaria contra seus irmãos. — 1 João 3:10-12.
  4. O exemplo dos primeiros cristãos. The Encyclopedia of Religion and War (Enciclopédia da Religião e da Guerra) declara: “Os primeiros seguidores de Jesus não apoiavam a guerra nem prestavam serviço militar”, encarando essas práticas como “incompatíveis com o amor ético de Jesus e com a ordem de amar os inimigos”. Do mesmo modo, o teólogo alemão Peter Meinhold disse: “Ser cristão e ao mesmo tempo soldado era considerado incompatível.”

Ajuda à comunidade

As Testemunhas de Jeová são membros úteis da sociedade e não representam nenhuma ameaça à segurança dos países onde moram. Nós respeitamos a autoridade do governo, em harmonia com as seguintes ordens bíblicas:
  • ‘Estejam sujeitos às autoridades superiores.’ — Romanos 13:1.
  • “Pagai de volta a César as coisas de César, mas a Deus as coisas de Deus.” — Mateus 22:21.
Assim, nós obedecemos às leis, pagamos os impostos e cooperamos com os esforços dos governos em ajudar a comunidade.

Como haverá paz na Terra?

A resposta da Bíblia

A paz mundial virá, não por meio de esforços humanos, mas por meio do Reino de Deus, um governo celestial liderado por Cristo Jesus. Veja o que a Bíblia ensina sobre essa maravilhosa esperança.


  1. Deus fará “cessar as guerras até a extremidade da terra”, cumprindo sua promessa de trazer paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”. — Salmo 46:9; Lucas 2:14Nova Versão Internacional.
  2. O Reino de Deus, que fica no céu, governará a Terra inteira. (Daniel 7:14) Por ser um governo mundial, ele eliminará o nacionalismo, que é a raiz de muitos conflitos.
  3. Jesus, o Governante do Reino de Deus, é chamado de “Príncipe da Paz”, e ele fará com que ‘não haja fim da paz’. — Isaías 9:6, 7.
  4. Pessoas decididas a continuar violentas não poderão viver sob o Reino, visto que “[Deus] certamente odeia a quem ama a violência”. — Salmo 11:5; Provérbios 2:22.
  5. Deus ensina seus súditos a viver em paz. Descrevendo os resultados dessa instrução, a Bíblia diz: “Terão de forjar das suas espadas relhas de arado, e das suas lanças, podadeiras. Não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerra.” — Isaías 2:3, 4.
Milhões de Testemunhas de Jeová em todo o mundo já estão aprendendo com Deus a serem pacíficas. (Mateus 5:9) Apesar de pertencermos a diferentes grupos étnicos e vivermos em mais de 230 países e terras, nós nos recusamos a pegar em armas para ferir nosso próximo.
As Testemunhas de Jeová estão aprendendo os caminhos da paz

Será que algum dia teremos paz na Terra?

O que você acha?
  • Sim
  • Não
  • Talvez
O que a Bíblia diz
Quando Jesus governar a Terra, “haverá abundância de paz até que não haja mais lua”. Isso significa que teremos paz para sempre. — Salmo 72:7.
O que mais podemos aprender da Bíblia?
  • As pessoas más vão ser destruídas. Daí, as pessoas boas “terão grande alegria na abundância de paz”. — Salmo 37:10, 11.
  • Deus vai acabar com todas as guerras. — Salmo 46:8, 9.

É possível nos sentir em paz hoje?

Alguns acreditam . . . que não podemos nos sentir em paz enquanto existir tanto sofrimento e injustiça. O que você acha?
O que a Bíblia diz
Mesmo hoje, quem é amigo de Deus pode sentir “a paz de Deus, que está além de toda compreensão”. — Filipenses 4:6, 7.
O que mais podemos aprender da Bíblia?
  • Deus prometeu que vai acabar com o sofrimento e com as injustiças. Ele vai fazer “novas todas as coisas”. — Apocalipse 21:4, 5.
  • Vamos nos sentir em paz se cuidarmos da nossa “necessidade espiritual”, ou seja, da nossa amizade com Deus. — Mateus 5:3.

Por que a paz mundial parece apenas um sonho?

A resposta da Bíblia

Os esforços humanos para trazer paz mundial têm falhado e sempre falharão por vários motivos:
  • Não compete ao homem dirigir os seus passos.” (Jeremias 10:23Nova Versão Internacional) Os humanos não foram criados com a capacidade ou o direito de governar a si mesmos. Por isso, eles nunca serão capazes de conseguir paz permanente.
  • Não ponham a sua confiança em pessoas importantes, nem confiem em seres humanos, pois eles são mortais e não podem ajudar ninguém. Quando eles morrem, voltam para o pó da terra, e naquele dia todos os seus planos se acabam.” (Salmo 146:3, 4Bíblia na Linguagem de Hoje) Os governantes, por mais bem-intencionados que sejam, não conseguem trazer soluções definitivas para as causas da guerra.
  • Nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão . . . ferozes, sem amor à bondade, traidores, teimosos, enfunados de orgulho.” (2 Timóteo 3:1-4) Nós vivemos nos “últimos dias” deste mundo mau, época em que a atitude geral das pessoas torna difícil conseguir a paz.
  • Ai da terra e do mar, porque desceu a vós o Diabo, tendo grande ira, sabendo que ele tem um curto período de tempo.” (Revelação [Apocalipse] 12:12) O Diabo, inimigo de Deus, ficou confinado à vizinhança da Terra e induz as pessoas a adotar seu espírito maligno. Enquanto ele for “o governante deste mundo”, nunca poderemos viver em paz. — João 12:31.
  • [O Reino de Deus] esmiuçará e porá termo a todos estes reinos [que se opõem a Deus], e ele mesmo ficará estabelecido por tempos indefinidos.” (Daniel 2:44) Nosso desejo de paz mundial não será satisfeito por nenhum governo humano. Somente o Reino de Deus fará isso. — Salmo 145:16.

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...