sábado, 31 de dezembro de 2016

Devo terminar o namoro? (Parte 1)

Nota: Todas as experiencias mencionadas são de Jovens que foram entrevistados durante a edição do artigo.
Às vezes, terminar o namoro é um alívio. Veja o que aconteceu com Jill. Ela diz: “No começo, eu me sentia especial porque meu namorado sempre se preocupava comigo, querendo saber onde e com quem eu estava, e o que estava fazendo. Mas isso chegou a um ponto em que eu não podia sair com ninguém, só com ele. Ele tinha ciúme até da minha família — em especial do meu pai. 

Quando terminei o namoro, foi como se um grande peso tivesse saído dos meus ombros!”
Sarah passou por algo parecido. Ela começou a perceber que John, seu namorado, era sarcástico, difícil de agradar e grosseiro. “Certa vez”, Sarah se recorda, “ele chegou na minha casa três horas atrasado, não deu atenção à minha mãe quando ela abriu a porta e disse: ‘Vamos embora. Nós estamos atrasados.’ Ele não disse ‘Euestou atrasado’, mas ‘Nós estamos atrasados’. Ele deveria ter se desculpado ou se explicado. Mas, acima de tudo, ele deveria ter tratado minha mãe com mais respeito”.

É claro que a decepção com uma atitude ou um traço de personalidade não necessariamente determina o fracasso de um relacionamento. (Salmo 130:3) Mas, quando Sarah percebeu que a grosseria de John era um hábito e não um incidente isolado, ela decidiu terminar o namoro.

E se você também concluir que a pessoa que você namora não será um bom marido ou uma boa esposa? Nesse caso, não ignore seus sentimentos! Por mais difícil que seja aceitar isso, pode ser melhor terminar o namoro. Provérbios 22:3 diz: “Argucioso é aquele que tem visto a calamidade e passa a esconder-se.”


É verdade que terminar o namoro pode não ser fácil. Mas o casamento é para sempre. É melhor sofrer por um tempo agora do que depois se arrepender pelo resto da vida! 


  Fonte: https://www.jw.org/pt/




Estou preparado(a) para me casar?

Antes de responder a essa pergunta, você precisa se conhecer bem. Por exemplo, analise os fatores abaixo:

Relacionamentos

Como você trata seus pais e seus irmãos? Geralmente perde a paciência com eles, talvez sendo rude ou sarcástico ao expressar uma opinião? O que eles diriam a seu respeito sobre esse assunto? O modo como você trata sua família indica como tratará seu marido ou sua esposa. — Efésios 4:31.

Atitudes

Você é otimista ou pessimista? É flexível ou sempre insiste em que as coisas sejam feitas de determinado jeito — do seu jeito? Consegue manter a calma quando está sob pressão? Você é paciente? Desenvolver agora as qualidades mencionadas em Gálatas 5:22, 23 o ajudará a se preparar para ser marido ou esposa no futuro.

Finanças

Como você cuida do seu dinheiro? Está sempre com dívidas? Consegue manter um emprego? Se não, por quê? Por causa do trabalho? Do chefe? Ou é por causa de algum hábito ou característica que você precisa mudar? Se não consegue administrar seu dinheiro, como conseguirá cuidar do dinheiro de uma família? — 1 Timóteo 5:8.

Espiritualidade

Se você é Testemunha de Jeová, quais são suas qualidades espirituais? Você toma a iniciativa em ler a Palavra de Deus e participar na pregação e nas reuniões cristãs? A pessoa com quem você se casar merece alguém espiritualmente forte. — Eclesiastes 4:9, 10.

Quanto mais você se conhecer, melhores condições terá de encontrar alguém que fará com que venham à tona seus pontos fortes, e não seus pontos fracos.


  Fonte: https://www.jw.org/pt/

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

O que posso esperar do casamento? — Parte 2

NA PARTE 1 DESTA SÉRIE, consideramos alguns benefícios e desafios que você pode esperar do casamento.

NA PARTE 2, veremos por que você deveria esperar o inesperado.

 




Espero que meu marido/minha esposa . . .

    Seja fisicamente atraente
    Aumente minha autoestima
    Tenha os mesmos objetivos que eu
    Goste de fazer as mesmas coisas que eu para se divertir


Se estiver pensando em se casar, não há nada de errado em ter as expectativas que você escolheu. Você talvez chegue a encontrar alguém que satisfaça a todas elas. Mas sejamos realistas: as pessoas mudam com o tempo — bem como as circunstâncias.

Conclusão: Para ter um casamento bem-sucedido, você deve esperar o inesperado.

A boa notícia: Algumas coisas inesperadas do casamento podem ser uma boa surpresa.

    “Agora que nos casamos, consigo ver o senso de humor de Maria * de um ângulo que não conhecia totalmente na época do namoro. Por termos um conceito mais descontraído, os problemas que surgem em nossa vida não parecem tão ruins assim.” — Mark.

A notícia não tão boa assim. Alguns aspectos inesperados do casamento podem ser desagradáveis. Veja um exemplo.
Imagine que você e a pessoa com quem vai se casar querem ser missionários em outro país. Mas e se ela, depois do casamento, tiver um problema de saúde grave que impeça vocês de realizar esse desejo? Isso é bem possível, pois a Bíblia diz que “coisas ruins podem acontecer a qualquer um”. (Eclesiastes 9:11) Sem dúvida, você ficaria triste por causa da doença e desapontado por não conseguir atingir seu objetivo. No entanto, se surgisse uma circunstância inesperada assim, você precisaria apenas aceitar a realidade e se adaptar a ela. Afinal, você se casou com uma pessoa — não com um objetivo.


Conclusão: Como a Bíblia diz, os que se casam terão certa medida de “tribulação”. (1 Coríntios 7:28) Às vezes, essa tribulação vem de uma fonte inesperada.
Como se preparar para o inesperado? Se você se casar, precisará de duas coisas.


1. UM CONCEITO REALISTA

Por mais compatíveis que vocês dois sejam, você deve esperar que

    nem sempre concordarão em tudo.
    nem sempre terão as mesmas prioridades.
    nem sempre gostarão de fazer as mesmas coisas.
    nem sempre se sentirão tão apaixonados como no início.

Situações como essas são comuns. Mas elas só estragarão seu casamento se você deixar! Lembre-se de que a Bíblia diz que o amor “persevera em todas as coisas” e “nunca falha”. — 1 Coríntios 13:4, 7, 8.

Fato: No fim das contas, não são os problemas que farão seu casamento dar certo ou fracassar — é o modo como você lidará com eles. — Colossenses 3:13.


2. COMPROMETIMENTO

Se vocês dois estiverem determinados a ficar juntos, não importa o que aconteça, estarão em melhores condições de superar problemas inesperados. — Mateus 19:6.

Alguns dizem que o comprometimento torna o casamento um fardo. Mas, na realidade, acontece o contrário. O comprometimento dá estabilidade ao relacionamento. Quando surgirem problemas inesperados, vocês procurarão soluções, não a saída mais fácil.

Para criar um senso de comprometimento, você precisará pensar no casamento de modo racional, não sonhador. Para ajudar a entender a diferença, tente o seguinte.

1. Imagine que você tem uma passagem de avião para viajar de graça para qualquer lugar do mundo. Que destino escolheria? Por quê?


Destino:

Motivo:

    Paisagem
    Cultura
    Clima
    Diversão
    outro

2. Agora, imagine que a passagem é só de ida e você terá de morar nesse destino para sempre.

Desta vez, que destino escolheria — se é que escolheria algum?  


Destino: ou eu ficaria onde estou.

Nesse exercício, é provável que sua segunda escolha tenha sido diferente da primeira. Mesmo que tenha sido a mesma, você deve ter pensado em aspectos diferentes na segunda escolha. Em vez de ter se imaginado como um turista relaxando numa praia ou caminhando nas montanhas, você precisou se imaginar morando no local, pensando nos prós e contras do dia a dia ali.

É assim que você deve encarar o casamento. Afinal, com o tempo, as circunstâncias podem mudar. Sem dúvida, você e seu cônjuge mudarão também. Se você terá um casamento feliz ou não, muito dependerá de sua habilidade de esperar o inesperado e saber como lidar com isso.

Pergunte-se: Como lido com situações inesperadas agora, enquanto sou solteiro?


O QUE OUTROS JOVENS DIZEM - ENTREVISTAS

Sirvan — Às vezes, alguém que está namorando prefere fechar os olhos quando percebe características preocupantes na outra pessoa. Isso é perigoso. Quando você se der conta, poderá estar casado e infeliz, com a sensação de que o único modo de voltar a ser feliz é se divorciar daquela pessoa que antes era tão especial para você.

Danielle — Muitos se casam apenas porque acham que é isso que se espera deles antes de certa idade. Por outro lado, já ouvi dizer que é melhor esperar, visto que os jovens mudam bastante. Até mesmo casais felizes dizem que gostariam de ter esperado um pouco mais.


  Fonte: https://www.jw.org/pt/


 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O que posso esperar do casamento? — Parte 1

“Quando estou com ele, me sinto nas nuvens! Não vejo a hora de nos casar!”

“Não temos quase nada em comum. Sinto que não fazemos nada mais do que morar debaixo do mesmo teto. Eu me sinto tão sozinha!”



COMO você deve ter imaginado, a primeira citação é de uma moça solteira; a segunda citação, de uma moça casada. Mas o que você talvez não saiba é que os dois comentários foram feitos pela mesma pessoa.

O que deu errado? Se você pensa em se casar algum dia, como pode evitar que um sonho romântico se transforme num casamento problemático?


Fato: Grande parte de sua felicidade no casamento dependerá do que você espera dele. 

ESPERE BENEFÍCIOS

A Bíblia apresenta um conceito positivo do casamento. (Provérbios 18:22) Veja alguns benefícios.

Companheirismo. Algum tempo depois de ter criado Adão, o primeiro homem, Deus disse: “Não é bom que o homem continue só.” Daí, Ele criou Eva para ser companheira de Adão. (Gênesis 2:18) Deus criou os dois para serem diferentes — com qualidades únicas — e ao mesmo tempo compatíveis. Isso torna marido e esposa excelentes companheiros um do outro. — Provérbios 5:18.

Parceria. A Bíblia diz: “Valem mais dois juntos do que um sozinho, pois o esforço de dois consegue melhores resultados.” (Eclesiastes 4:9, Sociedade Bíblica Portuguesa) Isso com certeza se aplica ao casamento. “É tudo uma questão de colaboração, humildade e disposição de ceder de vez em quando”, diz Beatriz, * que se casou há pouco tempo.

Intimidade. A Bíblia diz: “O marido deve satisfazer as necessidades sexuais da esposa, e a esposa deve fazer o mesmo pelo marido.” (1 Coríntios 7:3, Common English Bible) Depois de casar, você poderá fazer sexo sem a ansiedade e o arrependimento que geralmente fazem parte das tristes consequências do sexo antes do casamento. — Provérbios 7:22, 23; 1 Coríntios 7:8, 9.


Conclusão: O casamento é um presente de Deus. (Tiago 1:17) Por obedecer aos princípios dele, você pode esperar que o casamento seja muito gratificante.

Pergunte-se: Tenho um conceito negativo do casamento por causa dos maus exemplos que tenho visto — talvez em minha própria família? Se tenho, que pessoas conheço que são bons exemplos para imitar?


ESPERE DESAFIOS

A Bíblia apresenta um conceito realista sobre o casamento. (1 Coríntios 7:28) Seguem alguns desafios que você pode esperar.

Conflitos. Não existem dois humanos idênticos — exceto o fato de serem imperfeitos. (Romanos 3:23) Assim, um casal terá conflitos de vez em quando, por mais compatíveis que eles sejam. Às vezes, eles podem até dizer coisas desagradáveis das quais mais tarde se arrependerão. “Se alguém não peca no falar é uma pessoa perfeita”, diz a Bíblia. (Tiago 3:2, Bíblia Fácil de Ler) Em vez de tentarem o impossível, ou seja, evitar que surjam desentendimentos, casais felizes aprendem a conversar e resolver os problemas assim que surgem.

Decepções. “Somos bombardeados por filmes e seriados em que a moça encontra seu par ‘perfeito’ e eles vivem felizes para sempre”, comenta uma garota chamada Karen. Quando um casamento não corresponde a essas expectativas, o casal pode se sentir decepcionado. É claro que, depois do casamento, marido e mulher vão descobrir outras imperfeições e manias um do outro. O segredo é se lembrar de que o verdadeiro amor “persevera em todas as coisas” — até mesmo diante de decepções. — 1 Coríntios 13:4, 7.

Ansiedade. A Bíblia diz que alguém casado “está ansioso das coisas do mundo”. (1 Coríntios 7:33, 34) Essa ansiedade é normal e muitas vezes até apropriada. Por exemplo, você talvez ache difícil sustentar a casa. Pode ser que marido e mulher precisem trabalhar só para pagar despesas com alimentação, roupa e moradia. Mas tudo dá certo quando há colaboração entre os dois. — 1 Timóteo 5:8.

Conclusão: Se namorar é como soltar pipa, casar é como pilotar um avião. Você vai precisar de muito mais habilidade e esforço para lidar com os desafios turbulentos — mas você pode vencê-los.

Pergunte-se: Como você lida agora com os conflitos que tem com seus pais e irmãos? Consegue reagir bem às decepções? Como lida com as ansiedades?

Na próxima postagem . . . Como os princípios bíblicos podem ajudá-lo a esperar o inesperado?



  Fonte: https://www.jw.org/pt/

domingo, 25 de dezembro de 2016

Será que essa é a pessoa certa para mim?

Conheceu alguém que poderia ser um bom marido ou esposa? 

Então, como você pode saber se essa é a pessoa certa para você?

É muito importante enxergar além das características superficiais. Afinal, a menina mais bonita talvez não seja tão confiável, ou o garoto mais popular talvez não tenha uma boa moral. Você quer alguém com quem se sinta bem, alguém que realmente seja compatível com sua personalidade e seus objetivos. — Gênesis 2:18; Mateus 19:4-6.


Olhe além do óbvio


Encare a pessoa em quem você tem interesse de forma objetiva. Mas tenha cuidado. Pode ser que esteja inclinado a ver apenas o que você quer ver. Por isso, não tenha pressa. Tente perceber o verdadeiro caráter dele ou dela.

Muitos que namoram não olham além do óbvio. Em vez disso, eles se apressam em destacar aquilo que têm em comum: ‘Nós gostamos da mesma música.’ ‘Gostamos de fazer as mesmas coisas.’ ‘Concordamos em tudo!’ Mas você precisa enxergar além das características superficiais. É preciso discernir “a pessoa secreta do coração”. (1 Pedro 3:4; Efésios 3:16) Em vez de se concentrar no quanto vocês concordam, talvez fosse mais esclarecedor observar o que acontece quando vocês discordam.

Como exemplo analisemo o seguinte:

Como a outra pessoa reage quando há desacordos? Ela insiste em fazer as coisas da maneira dela, talvez se entregando a “acessos de ira” ou usando “linguagem ultrajante”?- (Gálatas 5:19, 20; Colossenses 3:8)

Ou ela mostra razoabilidade, isto é, disposição de ceder para manter a paz quando é apenas uma questão de preferência? - Tiago 3:17.


A pessoa é manipuladora, possessiva ou ciumenta? Ela exige saber de todos os seus passos? “Já ouvi falar de namorados que brigam porque um não consegue suportar a ideia de que o outro não telefone constantemente dizendo onde está”, diz *Nicole. “Acho que isso é um mau sinal.” - 1 Coríntios 13:4.

Como ela é vista pelos outros? Talvez você queira conversar com aqueles que conhecem essa pessoa há algum tempo, como irmãos maduros da congregação. Assim, saberá se eles ‘dão um bom relato’ dela. - Atos 16:1, 2.

* Os jovens mencionados foram entrevistados para relatarem suas experiencias e deixarem como exemplo para outros jovens e como fonte de conselho para cada situação o direcionamento é para a Bíblia as Escrituras Sagradas.


  Fonte: https://www.jw.org/pt/



sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Estou preparado para namorar?

 O que é namoro?

 Quando você participa de atividades sociais em que seu interesse romântico se concentra em uma pessoa e o dessa pessoa se concentra em você, na verdade, isso é namoro.

 Pelo telefone, pela internet ou pessoalmente, de modo declarado ou em segredo, se você e alguém do sexo oposto expressam interesse romântico mútuo e se comunicam regularmente, vocês estão namorando.

Qual é o objetivo do namoro?


O namoro deve ter um objetivo digno: ajudar um homem e uma mulher a decidir se querem se casar.
É verdade que alguns dos seus amigos talvez não encarem o namoro como algo sério. Pode ser que apenas gostem de estar com um amigo especial do sexo oposto, sem qualquer intenção de se casar. Alguns talvez vejam esse amigo como nada mais do que um troféu ou um acessório com o qual querem ser vistos em público para aumentar sua autoestima.
Mas esses relacionamentos superficiais geralmente duram pouco. “Muitos jovens terminam o namoro em uma ou duas semanas”, diz uma jovem chamada Heather. “Eles veem os relacionamentos como passageiros — o que de certa forma os prepara mais para o divórcio do que para o casamento.”
É claro que, quando você namora uma pessoa, você mexe com os sentimentos dela. Então, faça de tudo para que suas intenções sejam as melhores possíveis.

 Você gostaria que alguém brincasse com seus sentimentos como se eles fossem um brinquedo que uma criança pega e logo depois joga fora? Então não faça isso com outra pessoa! A Bíblia diz que o amor “não se comporta indecentemente”.

Uma jovem chamada *Chelsea diz: “Às vezes eu gostaria de acreditar que namorar é só uma diversão, mas não é nada divertido quando uma pessoa está levando o relacionamento a sério e a outra não.” 

Já tenho idade para namorar?

Na sua opinião, qual é a melhor idade para começar a namorar?
 
Agora faça a mesma pergunta a um de seus pais.

É provável que as duas respostas tenham sido diferentes. Ou talvez não. Pode ser que você esteja entre os muitos jovens que, de modo sábio, deixam para namorar mais tarde, quando tiverem idade suficiente para conhecerem melhor a si mesmos.


Isso é o que *Danielle, de 17 anos, decidiu fazer. Ela diz: “Dois anos atrás, o que eu teria procurado em um possível marido é muito diferente do que eu procuraria agora. Na verdade, até hoje eu não confio em mim mesma para tomar uma decisão dessas. Quando eu estiver razoavelmente segura de que a minha personalidade se definiu, então vou pensar em namorar."

Há outro bom motivo para esperar. A Bíblia usa a expressão “flor da juventude” para descrever o período da vida em que os desejos sexuais e os sentimentos românticos começam a ficar fortes. (1 Coríntios 7:36) Estar sempre na companhia da mesma pessoa do sexo oposto enquanto você ainda está nessa fase pode intensificar seus desejos e levar a uma conduta errada.

É verdade que isso talvez pareça bobagem para seus colegas. Muitos deles podem estar ansiosos para ter relações sexuais. Mas você não precisa — nem deve — pensar da mesma maneira. (Romanos 12:2) Afinal, a Bíblia o incentiva a ‘fugir da imoralidade sexual’. (1 Coríntios 6:18, Bíblia na Linguagem de Hoje) Por esperar até que esteja além da flor da juventude, você pode ‘afastar a calamidade’. — Eclesiastes 11:10.

 Por que vale a pena esperar?


Ser pressionado a namorar antes de estar preparado para isso é o mesmo que ser forçado a fazer a prova final de um curso que você mal começou. É claro que isso não seria justo. É preciso tempo para estudar a matéria e ter uma ideia do tipo de pergunta que vai encontrar na prova.

O mesmo acontece com o namoro.

Namorar é um assunto sério. Então, antes de se prender a uma pessoa, você precisa de tempo para estudar uma “matéria” muito importante: como fazer boas amizades.

Mais tarde, quando encontrar a pessoa certa, você estará em condições de ter um relacionamento estável. Afinal, um bom casamento é a união de dois bons amigos.

Esperar para namorar não vai limitar a sua liberdade. Ao contrário, lhe dará mais liberdade para ‘alegrar-se na sua juventude’. (Eclesiastes 11:9, Você também terá tempo para desenvolver sua personalidade e, acima de tudo, seu lado espiritual. — Lamentações 3:27.

Enquanto isso, você pode ter a companhia de pessoas do sexo oposto. Qual é a melhor maneira de fazer isso? Passar tempo em grupos devidamente supervisionados. Uma jovem chamada Tammy diz: “Acho que a gente se diverte mais. Quanto mais amigos, melhor.” Mônica concorda: “Sair em grupos é muito bom porque você conhece pessoas de personalidades diferentes.”

Por outro lado, se você se prender a uma pessoa muito cedo, acabará sofrendo. Sendo assim, tenha paciência. Aproveite esse período da vida para aprender a fazer e manter amizades. Mais tarde, se decidir namorar, saberá melhor quem você é e o que precisa encontrar na pessoa com quem vai passar o resto da vida.

NOTA AOS LEITORES DESTE BLOG

*Os jovens mencionados Chelsea,  Heather e Danielle foram entrevistados durante a edição do artigo.

# Todos os conselhos para disciplina e aconselhamentos para jovens são direcionados para a Bíblia, por esse motivo aparece textos bíblicos no artigo. 

  Fonte: https://www.jw.org/pt/





De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...