domingo, 22 de janeiro de 2017

O que é o lago de fogo? É o mesmo que inferno ou Geena



A resposta da Bíblia

O lago de fogo simboliza destruição eterna. É o mesmo que Geena, mas não é o mesmo que inferno, que é a sepultura comum da humanidade.

Não é um lago literal

Os cinco versículos da Bíblia que mencionam “o lago de fogo” indicam que não se trata de um lago literal, mas de um símbolo. 

(Apocalipse 19:20; 20:10, 14, 15; 21:8) São lançados no lago de fogo:
O Diabo. (Apocalipse 20:10) O Diabo é uma criatura espiritual, e por isso o fogo literal não pode queimá-lo. — Êxodo 3:2; Juízes 13:20.

A morte. (Apocalipse 20:14) Ela não é um ser literal, mas representa um estado de inatividade, a ausência de vida. (Eclesiastes 9:10) Não é possível que a morte seja “queimada”.

“A fera” e “o falso profeta”. (Apocalipse 19:20) Ambos são símbolos. Assim, não seria mais lógico concluir que o lago onde eles são lançados também seja um símbolo? — Apocalipse 13:11, 12; 16:13.

Um símbolo de destruição eterna

A Bíblia diz que o lago de fogo “significa a segunda morte”. (Apocalipse 20:14; 21:8) O primeiro tipo de morte mencionado na Bíblia é a que resultou do pecado de Adão. Essa morte pode ser revertida pela ressurreição e será eliminada por Deus no futuro. — 1 Coríntios 15:21, 22, 26.

Não é possível sair do simbólico lago de fogo.


O lago de fogo representa outro tipo de morte, a “segunda morte”. Embora ela também seja um estado de total inatividade, há uma diferença: a Bíblia não fala nada sobre uma ressurreição da segunda morte. Por exemplo, a Bíblia fala que Jesus tem “as chaves da morte e do inferno” para indicar que ele tem autoridade para libertar pessoas da morte resultante do pecado de Adão. (Apocalipse 1:18; 20:13, Almeida) No entanto, ninguém, nem mesmo Jesus, possui a chave para o lago de fogo. Esse lago simboliza punição por meio de destruição eterna. — 2 Tessalonicenses 1:9.

É o mesmo que Geena

A Geena (do grego geenna) é mencionada 12 vezes na Bíblia. É um símbolo de destruição eterna, assim como o lago de fogo. Embora essa palavra seja vertida como “inferno” em algumas traduções da Bíblia, a Geena não é a mesma coisa que o inferno (em hebraico, sheohl, e em grego, haides).

O antigo vale de Hinom, fora de Jerusalém, que ficava com o fogo sempre aceso
O vale de Hinom
A palavra “Geena” significa literalmente “vale de Hinom”, um lugar que ficava próximo de Jerusalém. Nos tempos bíblicos, esse vale era usado como depósito de lixo. O fogo era mantido constantemente aceso para queimar todos os detritos. O que não era destruído pelo fogo era consumido por larvas.

Jesus usou a Geena como símbolo de destruição eterna. (Mateus 23:33) Ele disse que na Geena “o gusano [ou larva] não morre e o fogo não se extingue”. (Marcos 9:47, 48) Com essas palavras, Jesus se referiu às condições no vale de Hinom e também à profecia de Isaías 66:24, que diz: “E realmente sairão e olharão para os cadáveres dos homens que transgrediram contra mim; pois os próprios vermes sobre eles não morrerão e o próprio fogo deles não se apagará.” A ilustração de Jesus descreve, não a tortura, mas uma aniquilação total. Os vermes e o fogo consomem cadáveres, e não pessoas vivas.


A Bíblia não dá nenhuma evidência de que seja possível sair da Geena. Tanto “o lago de fogo” como “a Geena ardente” representam destruição permanente e eterna. — Apocalipse 20:14, 15; 21:8; Mateus 18:9.

Em que sentido “atormentados dia e noite, para todo o sempre”?

Se o lago de fogo é um símbolo de destruição, por que a Bíblia diz que o Diabo, a fera e o falso profeta “serão atormentados dia e noite, para todo o sempre”? (Apocalipse 20:10) Veja por que não se trata de uma tortura literal:

1. Para que o Diabo fosse torturado para sempre, ele precisaria permanecer vivo para sempre. No entanto, a Bíblia diz que ele será ‘reduzido a nada’, ou seja, será eliminado. — Hebreus 2:14.

2. A vida eterna é um presente de Deus, não um castigo. — Romanos 6:23.

3. A fera e o falso profeta são símbolos, e por isso não podem sofrer tortura física.


4. O contexto da Bíblia revela que tormento pode significar confinamento ou destruição eterna.

Na Bíblia, a palavra usada para “tormento” pode significar uma “condição de confinamento”. Um exemplo disso é Mateus 18:34. Nesse texto, usa-se uma palavra grega que significa literalmente “atormentadores”. Mas algumas traduções da Bíblia vertem essa palavra grega por “carcereiros” ou “carrascos”, mostrando a ligação entre “tormento” e “confinamento”. 

Outro exemplo para o significado de “tormento” está nos relatos paralelos de Mateus 8:29 e Lucas 8:31. O texto em Mateus usa a palavra ‘tormento’ para corresponder ao que o texto em Lucas chama de “abismo” — um lugar simbólico de total inatividade ou morte. 

(Romanos 10:7; Apocalipse 20:1, 3) E em diversos textos, o livro de Apocalipse usa a palavra “atormentar” ou “tormento” em sentido simbólico. — Apocalipse 9:5; 11:10; 18:7, 10.


  Fonte: https://www.jw.org/pt/




O que significa o número 666?

A resposta da Bíblia

De acordo com o último livro da Bíblia, o número 666 é o nome da fera, ou besta, de sete cabeças e dez chifres que sai do mar. (Apocalipse 13:1, 17, 18) Essa fera é um símbolo do sistema político mundial que governa sobre “toda tribo, e povo, e língua, e nação”. (Apocalipse 13:7) 

O nome 666 indica que, do ponto de vista de Deus, esse sistema político é um grande fracasso. Como assim?

Não é um simples número. Os nomes que Deus dá sempre têm um significado. Por exemplo, quando prometeu que faria de Abrão pai de uma multidão de nações, Deus mudou o nome desse servo, que significa “Pai É Enaltecido (Exaltado)”, para Abraão, que quer dizer “Pai de uma Multidão”. (Gênesis 17:5, nota) Do mesmo modo, Deus deu à fera o nome de 666 para representar suas características predominantes.

O número seis significa imperfeição. A Bíblia muitas vezes usa números como símbolos. Sete quase sempre representa algo completo. Como o seis é um a menos que sete, pode ser usado para se referir a algo incompleto ou defeituoso, e às vezes pode estar relacionado aos inimigos de Deus. — 1 Crônicas 20:6; Daniel 3:1.

Três significa ênfase. Quando deseja enfatizar algum ponto, a Bíblia às vezes o repete três vezes. (Apocalipse 4:8; 8:13) Assim, o nome 666 não deixa dúvidas de como Deus encara os sistemas políticos humanos: grandes fracassos. Eles falharam em trazer aquilo que só o Reino de Deus conseguirá — paz e segurança eternas.

A marca da fera

A Bíblia diz que pessoas seguem a fera “com admiração”, chegando a ponto de adorá-la. Por isso, recebem “a marca da fera”. (Apocalipse 13:3, 4; 16:2) Elas fazem isso por prestarem adoração ao seu país, aos seus símbolos ou a sua força militar. Como a obra The Encyclopedia of Religion (Enciclopédia da Religião) declara: “O nacionalismo tem se tornado uma forma dominante de religião no mundo moderno.” *

Como a marca da fera é colocada na mão direita ou na testa de alguém? (Apocalipse 13:16) Ao dar seus mandamentos à nação de Israel, Deus disse: ‘Tendes de atá-los como sinal sobre a vossa mão, e eles têm de servir de frontal entre os vossos olhos.’ (Deuteronômio 11:18) Isso não queria dizer que os israelitas deveriam literalmente amarrar as leis nas mãos ou na cabeça. Na realidade, significava que as palavras de Deus deveriam guiar todas as ações e pensamentos deles. Do mesmo modo, a marca da fera não é uma tatuagem literal com o número 666, mas é apenas uma maneira de se referir àqueles que querem ser liderados pelo sistema político. Os que possuem a marca da fera se colocam como inimigos de Deus. — Apocalipse 14:9, 10; 19:19-21.


  Fonte: https://www.jw.org/pt/




Será que Deus vai me perdoar?

A resposta da Bíblia

Sim, Deus vai perdoar seus erros se você der os passos necessários para ganhar o perdão. A Bíblia diz que Deus está “sempre pronto a perdoar” e que ele “perdoará amplamente”. (Neemias 9:17; Salmo 86:5; Isaías 55:7) Quando Deus nos perdoa, nossos pecados são “apagados”, ou seja, ele nos perdoa completamente. (Atos 3:19) Além disso, Deus nos perdoa de modo permanente. Ele diz: “Não me lembrarei mais do seu pecado.” (Jeremias 31:34) Assim, Deus não fica repisando nossos erros para nos acusar ou nos punir vez após vez.

Isso não significa que Deus perdoa porque ele é fraco ou porque se deixa levar pelas emoções. Deus tem padrões do que é certo, e ele nunca distorce esses padrões. Por isso, ele não perdoa alguns pecados. — Josué 24:19, 20.

Passos para ganhar o perdão de Deus

  1. Reconheça que seu pecado violou os padrões de Deus. Pode ser que o que você fez também tenha magoado outras pessoas. Mas, acima de tudo, é preciso reconhecer que seu erro foi um pecado contra Deus. — Salmo 51:1, 4; Atos 24:16.
  2. Faça uma oração, confessando a Deus seu pecado. — Salmo 32:5; 1 João 1:9.
  3. Fique triste por ter pecado. Sentir essa “tristeza segundo a vontade de Deus” ajuda você a se arrepender, ou seja, a fazer uma mudança interior, no coração. (2 Coríntios 7:10) É preciso arrepender-se até mesmo dos passos que você deu e que levaram você a pecar. — Mateus 5:27, 28.
  4. ‘Dê meia-volta’ ou, em outras palavras, faça mudanças. (Atos 3:19) Isso quer dizer que você deve evitar cometer o mesmo erro novamente. Mas também indica que talvez seja preciso mudar todo o seu modo de pensar ou de agir. — Efésios 4:23, 24.
  5. Faça o que puder para corrigir o erro e consertar as coisas. (Mateus 5:23, 24; 2 Coríntios 7:11) Peça desculpas aos que foram afetados pelo que você fez ou deixou de fazer. Na medida do possível, tente compensar os danos que você causou. — Lucas 19:7-10.
  6. Ore a Deus e peça perdão com base no sacrifício de Jesus. (Efésios 1:7) Para receber o perdão, você também deve perdoar outros. — Mateus 6:14, 15.
  7. Se você cometeu um erro grave, fale com alguém que pode dar a ajuda necessária para você se achegar a Deus e que pode orar por você. — Tiago 5:14-16.

    Conceitos errados sobre o perdão de Deus

    “Meus erros foram muito graves. Deus nunca vai me perdoar.”








    Davi cometeu adultério e assassinato, mas Deus o perdoou
    A Bíblia diz o que devemos fazer para receber o perdão de Deus. Se fizermos o que ela diz, vamos ser perdoados. O perdão de Deus é maior do que qualquer pecado. Deus pode perdoar erros graves, incluindo os que cometemos muitas vezes. — Provérbios 24:16;Isaías 1:18.
    Por exemplo, Deus perdoou o rei Davi, que teve relações sexuais com a esposa de outro homem e cometeu assassinato. (2 Samuel 12:7-13) O apóstolo Paulo achava que ninguém no mundo era tão pecador quanto ele. Mas Deus o perdoou. (1 Timóteo 1:15, 16) Até os judeus do primeiro século, que Deus considerou culpados pela morte de Jesus, o Messias, poderiam ser perdoados se fizessem as mudanças necessárias. — Atos 3:15,19.
“Se eu me confessar com um padre ou outro líder religioso, meus pecados serão perdoados.”

Nenhum humano hoje tem autoridade para perdoar pecados cometidos contra Deus. Confessar o pecado pode ajudar alguém que errou a se recuperar. Mas somente Deus pode perdoar pecados. — Efésios 4:32; 1 João 1:7, 9.

Sendo assim, o que Jesus quis dizer com as palavras de João 20:23? Nesse texto, Jesus disse aos apóstolos: “Se vocês perdoarem os pecados de alguém, eles estão perdoados; se não perdoarem os pecados de alguém, eles não estão perdoados.” De acordo com o contexto, Jesus estava falando de uma autoridade que ele daria somente aos apóstolos quando eles recebessem o espírito santo. — João 20:22.

Os apóstolos receberam essa autoridade quando o espírito santo foi derramado sobre eles no ano 33. (Atos 2:1-4) O apóstolo Pedro fez uso dessa autoridade quando julgou os discípulos Ananias e Safira. De maneira milagrosa, Pedro sabia que eles estavam mentindo, e o seu julgamento mostrou que Deus não perdoaria os pecados deles. — Atos 5:1-11.

A autoridade para perdoar pecados era um dom do espírito santo. Essa autoridade acabou depois que os apóstolos morreram, assim como aconteceu com outros dons, como fazer curas e falar em línguas. (1 Coríntios 13:8-10) Por isso, nenhum humano hoje pode dar a alguém o perdão de Deus.


  Fonte: https://www.jw.org/pt/

O que é o pecado imperdoável?

A resposta da Bíblia

O pecado imperdoável vai além de praticar atos errados. Envolve também uma atitude que impede totalmente o pecador de receber o perdão de Deus. O que poderia levar alguém a ter essa atitude?

Deus perdoa a pessoa que se arrepende dos seus erros, segue as leis dele e mostra fé em Jesus Cristo. (Atos 3:19, 20) Mas alguém pode ficar tão decidido a praticar o pecado que nunca mais vai mudar sua atitude ou suas ações. 
A Bíblia diz que alguém assim tem um “coração mau”, “endurecido pelo poder enganoso do pecado”. (Hebreus 3:12, 13) O coração de uma pessoa assim pode ser comparado a um vaso de barro que foi para o forno. Ele não pode ser mais modificado. Seu coração se opõe a Deus de modo permanente. (Isaías 45:9) Não existe base para alguém assim ser perdoado. Por isso, seu pecado é considerado imperdoável. — Hebreus 10:26, 27.

Alguns líderes religiosos judeus nos dias de Jesus cometeram o pecado imperdoável. Eles sabiam que o espírito santo de Deus dava poder para Jesus fazer milagres. Mesmo assim, diziam com más intenções que o poder de Jesus vinha de Satanás. — Marcos 3:22, 28-30.

Exemplos de pecados que podem ser perdoados

Blasfêmia por falta de conhecimento. O apóstolo Paulo tinha sido blasfemador, ou seja, ele amaldiçoava a Deus. Mas depois ele disse: “Contudo me foi concedida misericórdia porque eu agia em ignorância e não tinha fé.” — 1 Timóteo 1:13.


Adultério. A Bíblia fala de algumas pessoas que traíram seu marido ou sua esposa. Mas depois elas mudaram seu modo de agir e receberam o perdão de Deus. — 1 Coríntios 6:9-11.

“Será que eu cometi o pecado imperdoável?”

Se você odeia de verdade os pecados que cometeu e quer mesmo fazer mudanças, isso significa que você não cometeu o pecado imperdoável. Ainda que tenha caído no mesmo erro várias vezes, você pode receber o perdão, desde que seu coração não tenha ficado endurecido contra Deus. — Provérbios 24:16.


Algumas pessoas acham que cometeram um pecado imperdoável porque têm sentimentos de culpa que não passam. Mas a Bíblia ensina que nossos sentimentos nem sempre merecem nossa confiança. (Jeremias 17:9) Deus não nos deu autoridade para julgar a ninguém — o que inclui a nós mesmos. (Romanos 14:4, 12) Ele pode nos perdoar, mesmo que nosso coração ainda esteja nos condenando. — 1 João 3:19, 20.

Judas cometeu um pecado imperdoável?

Sim. Ele cuidava de uma caixa de donativos usados para coisas sagradas. Mas era tão ambicioso que roubava o dinheiro colocado nela. Judas até fingiu que estava preocupado com os pobres, quando na verdade queria que a caixa tivesse mais dinheiro para ele poder roubar. (João 12:4-8) O coração de Judas ficou tão decidido a fazer o que é mau que ele traiu Jesus por 30 moedas de prata. Jesus sabia que Judas nunca se arrependeria de verdade do que tinha feito. Por isso, ele o chamou de “o filho da destruição”. (João 17:12) Isso significa que, quando morresse, Judas seria destruído para sempre. Ele nunca seria ressuscitado. — Marcos 14:21.


Judas não se arrependeu sinceramente. Em vez de confessar seu pecado a Deus, ele confessou aos líderes religiosos que foram seus cúmplices. — Mateus 27:3-5; 2 Coríntios 7:10.


  Fonte: https://www.jw.org/pt/

O fim do mundo

"O mundo está passando, e também o seu desejo”, diz 1 João 2:17. O que é esse “mundo”?

Como e quando ele passará?

O que é o “mundo” que terá um fim?

O QUE A BÍBLIA DIZ

Visto que o mundo mencionado no texto bíblico tem ‘desejos’ que Deus desaprova, é óbvio que não se trata do planeta Terra. Trata-se das pessoas que desrespeitam a Deus, agindo como inimigos dele. (Tiago 4:4) Os que fazem parte desse mundo “sofrerão a punição judicial da destruição eterna”. (2 Tessalonicenses 1:7-9) Por outro lado, aqueles que obedecem a Jesus Cristo e continuam a ‘não fazer parte do mundo’ terão a perspectiva de viver para sempre. — João 15:19.

De fato, 1 João 2:17 conclui: “Quem faz a vontade de Deus permanece para sempre.” Quem age assim tem a perspectiva de vida eterna aqui mesmo na Terra, como diz o Salmo 37:29: “Os justos possuirão a terra e viverão nela para sempre.”

“Não amem nem o mundo, nem as coisas no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” — 1 João 2:15.

Como será o fim do mundo?

O QUE A BÍBLIA DIZ

O fim terá duas etapas principais. Primeiro, Deus destruirá as religiões falsas, representadas como uma prostituta chamada “Babilônia, a Grande”. (Apocalipse 17:1-5; 18:8) Ela professa ser leal a Deus, mas ao mesmo tempo se envolve com os líderes políticos do mundo. No entanto, esses mesmos governantes se voltarão contra ela. “[Eles] odiarão a prostituta; eles a deixarão devastada e nua, comerão a sua carne [ou riquezas] e a queimarão completamente no fogo.” — Apocalipse 17:16.

Depois, Deus voltará sua atenção para os governantes — os “reis de toda a terra habitada”. Eles serão destruídos junto com todos os perversos na “guerra do grande dia de Deus, o Todo-Poderoso”, também chamada “Armagedom”. — Apocalipse 16:14, 16.


“Busquem a Jeová, todos vocês, mansos da terra . . . Busquem a justiça, busquem a mansidão. Provavelmente vocês serão escondidos no dia da ira de Jeová.” — Sofonias 2:3.

Quando virá o fim do mundo?

O QUE A BÍBLIA DIZ

O fim virá quando a humanidade tiver recebido aviso suficiente por meio de uma divulgação global sobre o Reino de Deus — um governo mundial que substituirá os governos humanos. (Daniel 7:13, 14) Jesus disse: “Estas boas novas do Reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24:14) Essa pregação reflete a justiça e a misericórdia de Deus e faz parte do “sinal” composto que marca o tempo do fim. Esse sinal inclui também conflitos internacionais, terremotos, fome e doenças. — Mateus 24:3; Lucas 21:10, 11.


Além de predizer acontecimentos mundiais, a Bíblia diz sobre as características das pessoas dos “últimos dias”: “Haverá tempos críticos, difíceis de suportar. Pois os homens só amarão a si mesmos, amarão o dinheiro, serão . . . desobedientes aos pais, . . . sem autodomínio, ferozes, sem amor ao que é bom, . . . amarão os prazeres em vez de a Deus.” * — 2 Timóteo 3:1-5.


O atual mundo perverso em breve ‘passará’. — 1 João 2:17
Todas essas condições marcam o período que começou por volta da Primeira Guerra Mundial, em 1914. Além disso, desde aquele ano, o Reino de Deus tem sido divulgado em toda a Terra. Para as Testemunhas de Jeová é uma honra ser reconhecidas como aqueles que realizam essa obra. Tanto que o nome de sua principal revista é A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová.

“Mantenham-se vigilantes, porque vocês não sabem nem o dia nem a hora.” — Mateus 25:13.


  Fonte: https://www.jw.org/pt/

domingo, 15 de janeiro de 2017

Sou exagerado quando o assunto é esporte?

Os esportes podem ser uma coisa boa ou ruim. Tudo depende do que você joga, da forma como você joga e quanto tempo você gasta jogando.

     Qual é o lado bom?

     Quais são as armadilhas?

     O que outros jovens dizem

    
    
    Qual é o lado bom?

    Praticar esporte pode nos ajudar a ter uma boa saúde. A Bíblia reconhece que “o exercício físico traz algum benefício”. (1 Timóteo 4:8, nota) Um jovem chamado Ryan disse: “Praticar um esporte é uma boa maneira de manter o corpo ativo. É muito melhor do que ficar em casa jogando videogame.”

    Praticar esporte pode nos ensinar a trabalhar em equipe e a ser disciplinados. A Bíblia fala bem do esporte. Ela até usa o esporte para ensinar uma lição importante. A Bíblia diz: “Numa corrida todos os corredores correm, mas apenas um recebe o prêmio.” Ela também diz: “Todos os que participam numa competição exercem autodomínio em todas as coisas.” (1 Coríntios 9:24, 25) O que a Bíblia quer ensinar com isso? Para jogar de acordo com as regras de um jogo, é importante ter disciplina e cooperar com os outros. Uma jovem chamada Abigail concorda com isso. Ela disse: “Praticando esporte, eu aprendi a colaborar e a me comunicar melhor com os outros.”

    Praticar esporte pode nos ajudar a ter boas amizades. O jogo aproxima as pessoas. Um jovem chamado Jordan disse: “Quase todos os jogos têm competição. Mas, se a ideia é se divertir e não competir, praticar um esporte pode ser uma boa forma de deixar as amizades mais fortes.” 

Quais são as armadilhas?

O que você joga. A Bíblia diz: “Jeová examina tanto os justos como os maus, ele odeia quem ama a violência.” — Salmo 11:5.

Existem alguns esportes que está na cara que são violentos. Por exemplo, uma jovem chamada Lauren disse: “O objetivo do boxe é dar uma surra na outra pessoa. Como somos cristãos, nós não lutamos. Então por que ver uma pessoa batendo na outra deveria nos divertir?”

Pense nisso: Será que você joga ou assiste esportes violentos com a desculpa de que isso não vai tornar você uma pessoa violenta? Se você pensa assim, lembre que o Salmo 11:5 diz que Jeová não é amigo de quem “ama a violência”, não só de quem pratica a violência.

A forma como você joga. A Bíblia diz: “Não façam nada por rivalidade nem por presunção; mas, com humildade, considerem os outros superiores a vocês.” — Filipenses 2:3.

É claro que toda atividade com times adversários vai ter um pouco de competição. Mas pensar que você deve ganhar a todo custo vai tirar a diversão do jogo. Veja o que um jovem chamado Brian disse: “O espírito competitivo pode tomar conta de você. Quanto melhor você é num esporte, mais humilde você precisa ser.”

Pense nisso: Um jovem chamado Chris disse: “A gente joga futebol toda semana, e alguns já se machucaram.” Pergunte-se: ‘O que pode contribuir para alguém se machucar durante um jogo? O que eu posso fazer para evitar que alguém se machuque?’

Quanto tempo você gasta. A Bíblia diz: “Que vocês se certifiquem de quais são as coisas mais importantes.” — Filipenses 1:10.

Você precisa escolher o que é mais importante. Coisas relacionadas a Deus devem estar em primeiro lugar. Alguns jogos duram muitas horas, tanto para jogar como para assistir. Uma jovem chamada Daria disse: “Eu sempre discutia com a minha mãe sobre o tempo que eu gastava assistindo jogos na TV, sendo que eu podia ter usado esse tempo com coisas mais importantes.” 

Alguém colocando muito sal na comidaGastar muito tempo com esportes é como colocar muito sal na comida
Pense nisso: Você aceita os conselhos que seus pais dão sobre o que deve ser mais importante para você? Uma jovem chamada Trina disse: “Eu e meus irmãos gostávamos de ficar assistindo jogos. Só que a gente acabava deixando de lado as coisas mais importantes. Aí minha mãe lembrava a gente que os jogadores iam ganhar o dinheiro deles mesmo que a gente não assistisse os jogos. Daí ela perguntava: ‘Mas o que vocês ganham assistindo esses jogos?’ O que ela queria ensinar era o seguinte: Os jogadores já tinham o emprego deles. Mas, se a gente deixasse de lado nossas lições de casa e outras responsabilidades, lá na frente a gente ia ter dificuldade de conseguir um emprego. Na verdade, o que nossa mãe queria dizer é que assistir jogos ou praticar esportes não devia ser a coisa mais importante na nossa vida.”

O QUE OUTROS JOVENS DIZEM


Abigail


“Praticar esporte é bom pra gente se exercitar, e também faz a gente se sentir melhor e mais feliz. O esporte ensina que a gente não deve ficar se achando quando ganha, e que deve saber perder também.” — Abigail.


Deven 



“Eu amo esportes! Mas tem outras coisas que são mais importantes. Eu acho que assistir um jogo é como um presente que eu dou pra mim mesmo depois de cumprir minhas responsabilidades. Isso me deixa mais animado pra fazer as coisas mais importantes primeiro.” — Deven.

  Fonte: https://www.jw.org/pt/


O que fazer se estão me pressionando a fazer sexo?

Você talvez se pergunte: ‘Não é melhor ceder? Afinal, todo mundo faz sexo.’

Pare e pense!

Fato: Nem todo mundo faz sexo.
É verdade que as estatísticas talvez pareçam indicar o contrário. Por exemplo, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que 2 de cada 3 jovens naquele país já são sexualmente ativos quando terminam o ensino médio. Mas isso também significa que 1 de cada 3 — um número considerável — não é sexualmente ativo.

Mas que dizer daqueles que são? Pesquisadores constataram que muitos desses jovens sofrem uma ou mais das seguintes consequências desagradáveis.

Angústia. A maioria dos jovens que fizeram sexo antes do casamento disse que se arrependeu depois.

Desconfiança. Depois de terem feito sexo, os dois se perguntam: ‘Com quem mais ele/ela fez sexo?’

Desilusão. No fundo, muitas garotas teriam preferido alguém que as protegesse, não que as usasse. E muitos rapazes descobrem que se sentem menos atraídos a uma garota que cedeu à sua pressão para fazer sexo.

Conclusão: Seu corpo é valioso demais para ser entregue de mão beijada. Mostre que tem força de caráter por obedecer à lei de Deus contra o sexo antes do casamento. Daí, quando se casar, você poderá fazer sexo. E poderá aproveitá-lo plenamente — sem as preocupações, os arrependimentos e as inseguranças que costumam ser consequências do sexo antes do casamento. — Provérbios 7:22, 23; 1 Coríntios 7:3.



  Fonte: https://www.jw.org/pt/



sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Devo terminar o namoro? — Parte 2

Qual a melhor forma de terminar o namoro? Primeiro, escolha um local apropriado para conversar. Que lugar poderia ser?

Bem, pense em como você gostaria de ser tratado. (Mateus 7:12) Gostaria que lhe dissessem isso na frente de outras pessoas? É provável que não.

A menos que as circunstâncias tornem isso aconselhável, também não seria bom terminar o namoro por meio de uma secretária eletrônica, uma mensagem de texto ou um e-mail. Em vez disso, escolha a hora e o local apropriados para conversar sobre esse assunto sério.

O que você deve dizer quando chegar a hora de falar? O apóstolo Paulo recomendou aos cristãos que ‘falassem a verdade’ uns aos outros. — Efésios 4:25.

Então, a melhor forma de agir é usar de tato, mas ser firme. Diga claramente por que acha que esse relacionamento não vai dar certo para você.

Não há necessidade de recitar uma lista de erros ou fazer uma infinidade de críticas. De fato, em vez de dizer “você nunca faz isso ou aquilo”, seria melhor usar frases que expressem seus sentimentos: “Eu preciso de alguém que . . .” ou “Eu acho que a gente deve terminar porque . . .”

Esse não é o momento de ser indeciso ou de ceder às opiniões da outra pessoa. Lembre-se de que você decidiu terminar por um motivo sério. Por isso, não deixe seu ex-namorado ou sua ex-namorada fazer você mudar de ideia por sutilmente manipular seus sentimentos. “Depois que eu terminei o namoro”, diz uma jovem chamada Lori, “meu ex-namorado passou a agir o tempo todo como se estivesse deprimido. Acho que ele fez isso para que eu ficasse com pena dele. E fiquei mesmo. Mas não permiti que a reação dele mudasse minha decisão”. Assim como Lori, tenha certeza do que quer. Apegue-se à sua decisão. Deixe que seu não signifique não. — Tiago 5:12.



  Fonte: https://www.jw.org/pt/

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

É amor ou amizade? — Parte 2: Será que estou iludindo alguém?

Lucas gosta muito de ajudar os amigos. Sempre que eles precisam de alguém para conversar, Lucas está disposto a escutá-los. Mas ultimamente ele tem conversado bastante com a Carol. Lucas diz: ‘Nós somos apenas amigos.’ O problema é: Será que a Carol também pensa assim? O que você acha? O Lucas deve ficar preocupado?
O que pode acontecer

 Por que pensar nisso é importante

 O que você pode fazer


 Dicas


O que pode acontecer

Não é errado um menino ter amizade com uma menina. Mas e se você começa a dar muita atenção a uma pessoa? Nesse caso, ela pode acabar achando que essa amizade tem algo a mais.

Talvez a sua intenção não seja iludir a pessoa. Mas isso pode acontecer mesmo sem você querer. Veja por quê:

    Você dá muita atenção à outra pessoa, dando a entender que gosta dela.

        “É verdade que você não pode controlar os sentimentos da outra pessoa. Mas não adianta nada dizer que vocês são apenas amigos e depois ficar conversando com ela o tempo todo. Isso é como ficar jogando lenha na fogueira.” — Sierra.

    Você não está a fim da pessoa, mas sempre responde quando ela fala com você.

        “Eu nunca começava a conversa, mas eu respondia todas as mensagens que uma menina me mandava. Por isso, depois foi difícil explicar pra ela que eu não queria nada além de amizade.” — Richard.
    Você não quer nada sério, mas fica dando corda para a pessoa.

        “Algumas pessoas acham que paquerar é brincadeira. Elas brincam com os sentimentos da outra pessoa sem querer nada sério. Eu já vi isso acontecer várias vezes, e alguém sempre acaba se machucando.” — Tamara.
Conclusão: Falar sempre com uma pessoa e dar muita atenção a ela dá a entender que você está interessado nela. 


Por que pensar nisso é importante

    A outra pessoa pode acabar se machucando.

    A Bíblia diz: “A expectativa adiada faz adoecer o coração.” (Provérbios 13:12) Tente se colocar no lugar da outra pessoa. Por exemplo, se alguém desse a entender que está a fim de você, você ficaria na expectativa de que ela fizesse o quê?

        “Se você não tá querendo namorar e fica enrolando a pessoa, ela vai acabar se machucando muito. Isso pode ser comparado a um pescador que fisga um peixe, mas não faz nada com ele — nem puxa pra fora nem devolve pra água.” — Jessica.

    Isso suja sua reputação.

    A Bíblia diz: ‘Busque não somente os seus próprios interesses, mas também os interesses dos outros.’ (Filipenses 2:4) Como você descreveria uma pessoa que só pensa nela mesma? Que reputação essa pessoa teria?

        “Um menino que fica dando em cima de todo mundo não me atrai nem um pouco. Alguns meninos fazem isso só pra depois ficarem se achando. Isso é muito egoísta. E, se eles fazem isso agora, provavelmente vai ser a mesma coisa quando casarem.” — Julia.

Conclusão: Às vezes alguém dá a entender que está a fim de uma pessoa mesmo sem querer namorar com ela. Quem faz isso acaba machucando a outra pessoa e a si mesmo.


O que você pode fazer

    A Bíblia diz que devemos tratar os ‘jovens como a irmãos’ e as ‘jovens como a irmãs, com toda a castidade’. (1 Timóteo 5:1, 2) Se você fizer isso, vai conseguir manter as amizades sem iludir ninguém.

        “Se eu fosse casada, eu não ia ficar dando em cima do marido de ninguém. Então, desde agora eu me esforço pra manter o respeito com os rapazes pra poder fazer o mesmo quando me casar.” — Leah.

    A Bíblia diz: “Quando as palavras são muitas, a transgressão é inevitável.” (Provérbios 10:19) Esse conselho se aplica não só quando conversamos pessoalmente com alguém, mas também quando mandamos mensagens para a pessoa. Isso inclui a frequência e o assunto que falamos com ela.

        “Não tem necessidade de ficar mandando mensagem pra uma menina todo dia se você não pretende namorar com ela.” — Brian.
    A Bíblia diz: “A sabedoria de cima é primeiramente pura.” (Tiago 3:17) Você pode dar um abraço em alguém sem maldade nenhuma, mas a pessoa pode achar que você está a fim dela.

        “Eu tento manter minhas conversas amigáveis, mas tomo cuidado pra não me aproximar demais — nem em sentido físico nem emocional.” — Maria.

Conclusão: Meninos e meninas precisam cuidar da sua amizade um com o outro. Pense bem na forma como vocês se tratam. Uma jovem chamada Jennifer disse: “É muito difícil conseguir boas amizades e com certeza a gente não quer acabar com elas por misturar as coisas.”


Dicas
 
    Preste atenção no que os outros estão comentando. Se alguém te perguntar: “Você e fulana estão namorando?”, isso pode indicar que a sua amizade com a pessoa está indo longe demais.


    Trate todos os seus amigos do sexo oposto da mesma forma. Para não iludir ninguém, não dê atenção demais apenas para uma pessoa.


    Tome cuidado com as mensagens que você manda, incluindo o que você escreve, a frequência e a hora que você manda essas mensagens. Uma jovem chamada Alyssa disse o seguinte: “Não tem por que você ficar mandando mensagem pra um menino altas horas da noite.”



  Fonte: https://www.jw.org/pt/

É amor ou amizade? — Parte 1: Será que estou me iludindo?

Você gosta muito da outra pessoa e tem certeza de que ela sente o mesmo por você. Afinal de contas, vocês estão sempre juntos, trocam mensagens o tempo todo e algumas dessas mensagens dão a entender que ela está a fim de você.

Então você resolve abrir o jogo só para ter certeza de que a pessoa também gosta de você. Aí vem a surpresa. Ela responde: “Eu te considero apenas como amigo . . . e nada mais.”

Como alguns reagem
Por que isso acontece
O que você pode fazer 

Como alguns reagem

    “Eu fiquei com muita raiva dele . . . e de mim também! A gente se falava por mensagem todo dia e ele dava a entender que gostava de mim. Aí acabou que eu comecei a gostar dele.” — Jasmine.

    “Tinha um casal de namorados que sempre pedia pra eu e uma menina ficarmos de vela deles. Às vezes parecia que a gente também tava namorando. A gente conversava bastante e mandava mensagem um pro outro o dia inteiro. Eu não acreditei quando ela disse que me via só como amigo e que já tava conhecendo outro menino.” — Richard.

    “Tinha um menino que me mandava mensagem todo dia. Às vezes a gente dava umas indiretas um pro outro. Mas quando contei pra ele o que eu tava sentindo, ele riu e disse: ‘Eu não tô querendo namorar ninguém agora!’ Eu chorei muito por causa disso.” — Tamara.


Conclusão: Quando você percebe que está sentindo algo diferente por alguém e descobre que não é correspondido, é normal ficar chateado, com vergonha e até se sentir traído. Um jovem chamado Steven disse: “Quando isso aconteceu comigo eu fiquei muito mal, isso acabou comigo. Demorou pra eu confiar de novo em alguém.”

Por que isso acontece

Ficar mandando mensagens para alguém e ser amigo dessa pessoa nas redes sociais pode acabar facilitando que você comece a gostar dela, mesmo que ela nunca tenha mostrado que gosta de você. Veja o que alguns jovens falam sobre isso.

    “Às vezes um menino conversa com você só pra passar o tempo. Mas na sua cabeça ele tá a fim de você. E, se ele te manda mensagem todo dia, é aí que você tem certeza que é muito importante pra ele.” — Jennifer.

    “Pode acontecer de duas pessoas ficarem trocando mensagem. O problema é que às vezes uma tá querendo namorar, mas a outra só quer conversar com alguém pra depois ficar se achando.” — James.

    “Você recebe uma simples mensagem de ‘boa noite’ e já acha que a outra pessoa tá gostando de você. Mas pode ser que ela só tá te cumprimentando e nada mais.” — Hailey.

    “Uma mensagem com uma carinha sorrindo pode ser entendida de duas formas: ou o menino tá sendo educado ou tá a fim de você. O que acontece às vezes é que a menina já pensa que ele tá a fim.” — Alicia.

Conclusão: Não é porque uma pessoa te dá atenção que ela está a fim de você.

É verdade que às vezes é difícil reconhecer isso. A Bíblia diz: “O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado.” (Jeremias 17:9) O coração pode até fazer você acreditar que existe um relacionamento. Mas depois você percebe que tudo era fantasia e só existia na sua cabeça.

O que você pode fazer

    Seja realista. Pare e pense na sua amizade com a pessoa. Pergunte-se: ‘Eu tenho motivos de verdade para achar que ela está me tratando de modo especial?’ Não deixe seus sentimentos falarem mais alto do que o seu bom senso. — Romanos 12:3.

    Preste atenção nos detalhes. Você talvez tenha motivos para achar que vocês são mais do que amigos, mas pense um pouco também no que te deixa com um pé atrás. Não ache que a outra pessoa gosta de você só porque você gosta dela.

    Tenha paciência. Não se jogue de cabeça num relacionamento enquanto a outra pessoa não deixar claro que ela quer algo mais com você.

    Seja sincero. A Bíblia diz que existe a hora certa para falar. (Eclesiastes 3:7) Se você quer saber se alguém te enxerga mais do que como um amigo, converse sobre isso com a pessoa. Uma jovem chamada Valerie diz: “Se os dois não sentem a mesma coisa, é melhor sofrer um pouquinho agora do que ficar alimentando o sentimento por um tempão e no fim descobrir que a pessoa nunca esteve interessada em você.”

Conclusão: Provérbios 4:23 diz: ‘Proteja o seu coração.’ Se você está gostando de alguém, descubra se a outra pessoa sente o mesmo por você. Ficar alimentando os sentimentos sem ter certeza de que vai ser correspondido é como plantar uma semente em cima de uma pedra e esperar que ela brote. Você vai acabar ficando decepcionado.

Se você descobrir que a pessoa sente a mesma coisa por você, então é você que decide se vai continuar com o relacionamento. Mas você só deve tomar essa decisão quando tiver idade suficiente e estiver pronto para namorar. Lembre-se: um casamento forte depende de um marido e uma esposa que têm os mesmos alvos espirituais e que são sinceros e honestos um com o outro. (1 Coríntios 7:39) Assim, eles começam o relacionamento como bons amigos e vão continuar assim durante o casamento. — Provérbios 5:18. 

Como ter um bom relacionamento com os sogros

O DESAFIO

    “Quando estávamos passando por uma fase difícil, minha esposa contou isso aos pais dela. Daí, meu sogro ligou para me dar conselhos sobre a situação. Isso não me agradou nem um pouco.” — James. *

    “Minha sogra costuma dizer: ‘Sinto tanta falta do meu menino!’ Ela fica falando do quanto eles eram unidos, e isso me faz sentir culpada por ter me casado com ele e causado toda essa tristeza a ela!” — Natasha.

Será que é possível evitar que um problema com os sogros se torne um problema no casamento?
 
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

O casamento cria uma nova família. A Bíblia diz que o homem, quando se casa, deve ‘deixar seu pai e sua mãe e se apegar à sua esposa’. O mesmo se aplica à mulher em relação a seu marido. Quando um homem e uma mulher se casam, a Bíblia diz que os dois se tornam “uma só carne”. Eles se tornam uma nova família. — Mateus 19:5.

Seu casamento tem prioridade sobre seus pais. “Uma das tarefas básicas do casamento é estabelecer a noção de ‘cumplicidade’ entre marido e mulher”, escreveu o Ph.D. em psicologia John M. Gottman. “Criar ou renovar a noção de solidariedade com seu cônjuge pode envolver uma certa ruptura e distanciamento das famílias primárias.” *

Alguns pais talvez achem difícil se adaptar. Um marido jovem conta: “Antes de nos casarmos, minha esposa costumava dar prioridade ao que os pais dela queriam. Depois que nos casamos, minha sogra percebeu que outra pessoa vinha em primeiro lugar, e foi difícil para ela aceitar isso.”

Alguns recém-casados também acham difícil se adaptar. “Ter sogros não é como ter amigos que você escolheu”, disse James, já mencionado. “A realidade é que agora você tem dois novos amigos, quer queira, quer não. Mesmo que deixem você louco, eles são sua família!”
 
O QUE VOCÊ PODE FAZER

Se você discorda de seu cônjuge em alguma situação envolvendo os sogros, converse com ele, e tentem resolver o assunto como equipe. Siga o conselho bíblico de ‘procurar a paz e empenhar-se por ela’. — Salmo 34:14.

Para ajudá-lo a fazer isso, imagine as seguintes situações. Elas são apresentadas do ponto de vista do marido ou da esposa, já que os dois podem enfrentar esses desafios. Os princípios considerados podem ajudar você a resolver vários problemas relacionados aos sogros.
 
Sua esposa diz que gostaria que você tivesse um relacionamento melhor com a mãe dela, mas você acha sua sogra uma pessoa difícil de lidar. 
 
Tente o seguinte: Converse com seu marido e tente entender o ponto de vista dele. É claro que seu marido não deveria se sentir ameaçado se você estiver apenas dando a seus pais a devida honra. (Provérbios 23:22) Mesmo assim, talvez você precise garantir a ele — por meio de suas palavras e ações — que você o considera prioridade sobre seus pais. Quando seu marido tem essa certeza, é menos provável que ele sinta que está competindo com seus pais pela sua atenção. — Princípio bíblico: Efésios 5:33. 
 
Sua esposa recorre aos pais dela em busca de conselhos em vez de recorrer a você. 
 
Tente o seguinte: Converse com sua esposa, e decidam juntos até que ponto os pais podem se envolver nos assuntos do casal. Procure ser razoável. É sempre errado falar com o pai ou a mãe sobre alguma preocupação? Em que situações isso talvez seja apropriado? Se vocês dois definirem limites razoáveis, essa questão não necessariamente será um problema. — Princípio bíblico: Filipenses 4:5.

TEXTOS PRINCIPAIS

    “Que cada um persista em buscar, não a sua própria vantagem, mas a da outra pessoa.” — 1 Coríntios 10:24.
    “A esposa deve ter profundo respeito pelo seu marido.” — Efésios 5:33.
    “Seja a vossa razoabilidade conhecida.” — Filipenses 4:5.
 
Concentre-se nas qualidades

    “É importante ter um bom relacionamento com os sogros. Foram eles que criaram seu cônjuge e que cuidaram dele com carinho. Não importa que defeitos tenham, você deve ser grato a eles. Você também pode aprender muito da experiência de vida que eles têm. Se você se concentrar nas qualidades de seus sogros e imitá-las, você vai se tornar uma pessoa mais equilibrada e madura.” — Jéssica.


De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...