sábado, 30 de setembro de 2017

Qual é o propósito de Deus para a Terra?

  • Qual é o propósito de Deus para a humanidade?
  • Como Deus foi desafiado?
  • Como será a vida na Terra no futuro?
1. Qual é o propósito de Deus para a Terra?
O PROPÓSITO de Deus para a Terra é realmente maravilhoso. Jeová deseja que ela seja habitada por pessoas felizes e sadias. A Bíblia diz que “Jeová Deus plantou um jardim no Éden” e “fez brotar . . . todo tipo de árvores de aspecto agradável e boas para alimento”. Depois que Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher, Adão e Eva, ele os colocou nesse lar maravilhoso e disse-lhes: “Tenham filhos e tornem-se muitos; encham e dominem a terra.” (Gênesis 1:28; 2:8, 9, 15) Portanto, o propósito de Deus era que os humanos tivessem filhos, estendessem os limites daquele lar paradisíaco a toda a Terra e cuidassem dos animais.
2. (a) Que certeza temos de que o propósito de Deus para a Terra se cumprirá? (b) O que a Bíblia diz a respeito de humanos viverem para sempre?
2 Será que o propósito de Jeová Deus, de que as pessoas vivam num paraíso terrestre, vai se cumprir? “Eu falei”, diz Deus, “e o cumprirei”. (Isaías 46:9-11; 55:11) Deus com certeza cumprirá seu propósito! Ele diz que ‘não criou a Terra simplesmente para nada, mas a formou para ser habitada’. (Isaías 45:18) Que tipo de pessoas Deus queria que vivessem na Terra? E por quanto tempo ele queria que  vivessem aqui? A Bíblia responde: “Os justos possuirão a terra e viverão nela para sempre.” — Salmo 37:29; Apocalipse 21:3, 4.
3. Que condições tristes existem hoje na Terra, e isso levanta que perguntas?
3 Obviamente, isso ainda não aconteceu. As pessoas adoecem e morrem; até mesmo se agridem e matam umas às outras. Algo saiu errado. Mas com certeza Deus não queria que as condições na Terra fossem do jeito que são hoje! O que aconteceu? Por que o propósito de Deus não se cumpriu? Nenhum livro de história escrito por um humano pode nos dar a resposta, porque os problemas começaram no céu.

SURGE UM INIMIGO

4, 5. (a) Quem na realidade falou com Eva por meio duma serpente? (b) Como é possível que alguém decente e honesto se torne ladrão?
4 O primeiro livro da Bíblia nos fala a respeito de um rival de Deus que se manifestou no jardim do Éden. Ele é chamado de “serpente”, mas não era um simples animal. O último livro da Bíblia identifica-o como “Diabo e Satanás, que está enganando toda a terra habitada”. Ele é também chamado de “serpente original”. (Gênesis 3:1; Apocalipse 12:9) Esse anjo poderoso, ou criatura espiritual invisível, usou uma serpente para falar com Eva, assim como uma pessoa bem treinada pode fazer com que sua voz pareça ser a de um boneco ao seu lado. Essa criatura espiritual sem dúvida estava presente quando Deus preparou a Terra para os humanos. — Jó 38:4, 7.
5 Mas, visto que todas as criações de Jeová são perfeitas, quem fez esse “Diabo” ou “Satanás”? Dito de maneira simples, um dos poderosos filhos espirituais de Deus fez de si mesmo o Diabo. Como isso foi possível? Bem, até mesmo  alguém decente e honesto pode tornar-se ladrão. Como é que isso pode acontecer? Essa pessoa talvez permita que um desejo errado se desenvolva no coração. Se continuar pensando nisso, esse desejo pode tornar-se muito forte. Daí, se surgir uma oportunidade, ela talvez acabe agindo segundo o seu desejo. — Leia Tiago 1:13-15.
6. Como foi que um poderoso filho espiritual de Deus se tornou Satanás, o Diabo?
6 Foi isso o que aconteceu com Satanás, o Diabo. Pelo visto, ele ouviu Deus dizer a Adão e Eva que tivessem filhos e povoassem a Terra com seus descendentes. (Gênesis 1:27, 28) Satanás pode ter pensado: ‘Ora, todos esses humanos poderiam adorar a mim, em vez de a Deus!’ Assim, um desejo errado instalou-se no seu coração. Por fim, ele agiu enganando Eva por contar-lhe mentiras a respeito de Deus. (Leia Gênesis 3:1-5.) Desse modo, ele tornou-se o “Diabo”, que significa “caluniador”. Ao mesmo tempo, tornou-se “Satanás”, que significa “opositor”.
7. (a) Por que Adão e Eva morreram? (b) Por que todos os descendentes de Adão envelhecem e morrem?
7 Usando mentiras e trapaças, Satanás, o Diabo, fez com que Adão e Eva desobedecessem a Deus. (Gênesis 2:17; 3:6) Em resultado disso, por fim eles morreram, como Deus havia dito que aconteceria, caso desobedecessem. (Gênesis 3:17-19) Visto que Adão se tornou imperfeito quando pecou, todos os seus descendentes herdaram dele o pecado. (Leia Romanos 5:12.) Pode-se ilustrar essa situação com uma fôrma para fazer pão. Se a fôrma tiver um defeito, o que acontecerá com todos os pães feitos nela? Todos eles sairão com defeito, ou imperfeição. Da mesma maneira, todo ser humano herda um “defeito” causado pela imperfeição de Adão. É por isso que todos os humanos envelhecem e morrem. — Romanos 3:23.
8, 9. (a) Que desafio Satanás evidentemente lançou? (b) Por que Deus não destruiu de imediato os rebeldes?
 8 Quando Satanás induziu Adão e Eva a pecar contra Deus, ele estava na verdade liderando uma rebelião. Ele desafiava a maneira de Jeová governar. Na realidade, Satanás dizia: ‘Deus é um mau governante. Ele mente e priva seus  súditos de coisas boas. Os humanos não precisam que Deus os governe. Eles podem decidir por si mesmos o que é bom e o que é mau. E serão mais bem-sucedidos se forem governados por mim.’ Como Deus enfrentaria um desafio tão insultante? Alguns acham que Deus deveria simplesmente destruir os rebeldes. Mas será que isso responderia ao desafio de Satanás? Será que provaria que o modo de Deus governar é correto?
9 O senso de justiça perfeito de Jeová não lhe permitiria executar imediatamente os rebeldes. Ele decidiu que seria necessário um tempo para responder ao desafio de Satanás de modo satisfatório e provar que o Diabo é mentiroso. Assim, Deus resolveu permitir que os humanos governassem a si mesmos por um bom tempo sob a influência de Satanás. O motivo de Jeová ter feito isso e a razão de ter concedido tanto tempo para resolver essas questões serão considerados no Capítulo 11 deste livro. Por ora, no entanto, é bom pensar: Será que Adão e Eva estavam certos ao acreditarem em Satanás, que nunca lhes fizera nenhum bem? Será que tinham motivos para crer que Jeová, que lhes havia dado tudo o que possuíam, era um mentiroso cruel? O que você teria feito?
10. Como você pode apoiar o lado de Jeová na resposta ao desafio de Satanás?
10 É bom pensar nessas perguntas, pois cada um de nós enfrenta questões similares hoje em dia. De fato, você tem a oportunidade de apoiar o lado de Jeová na resposta ao desafio de Satanás. Você pode aceitar a Jeová como Governante e ajudar a mostrar que Satanás é mentiroso. (Salmo 73:28; leia Provérbios 27:11.) Infelizmente, poucos dentre os bilhões de pessoas no mundo fazem essa escolha. Isso levanta uma pergunta importante: Será que a Bíblia realmente ensina que Satanás governa este mundo?

 QUEM GOVERNA ESTE MUNDO?

Como Satanás poderia ter oferecido a Jesus todos os reinos do mundo se estes não lhe pertencessem?
11, 12. (a) De que modo uma tentação pela qual Jesus passou revela que Satanás é o governante deste mundo? (b) Que outras provas existem de que Satanás é o governante deste mundo?
11 Jesus jamais duvidou que Satanás fosse o governante deste mundo. De alguma forma milagrosa, Satanás certa vez mostrou a Jesus “todos os reinos do mundo e a glória deles”. Daí, ele prometeu a Jesus: “Eu lhe darei tudo isto se você se prostrar e me fizer um ato de adoração.” (Mateus 4:8, 9; Lucas 4:5, 6) Pense nisso. Se o Diabo não fosse o governante desses reinos, poderia ele ter tentado Jesus com essa oferta? Jesus não negou que todos esses governos do mundo pertencessem a Satanás. Certamente, Jesus teria feito isso se Satanás não fosse a verdadeira fonte de poder desses governos.
12 Naturalmente, Jeová é o Deus todo-poderoso, o Criador do maravilhoso Universo. (Apocalipse 4:11) No entanto, em nenhum lugar a Bíblia diz que Jeová Deus ou Jesus Cristo seja o governante deste mundo. De fato, Jesus se referiu especificamente a Satanás como “o governante deste mundo”. (João 12:31; 14:30; 16:11) A Bíblia até mesmo fala de Satanás, o Diabo, como “o deus deste mundo”. (2 Coríntios 4:3, 4) A respeito desse opositor, ou Satanás, o apóstolo João escreveu: “O mundo inteiro está no poder do Maligno.” — 1 João 5:19.

COMO O MUNDO DE SATANÁS SERÁ DESTRUÍDO

13. Por que há necessidade de um novo mundo?
13 A cada ano que passa, o mundo fica mais perigoso. Ele está cheio de exércitos agressivos, políticos desonestos, líderes religiosos hipócritas e criminosos endurecidos. Este mundo como um todo é irreformável. A Bíblia revela que se aproxima o dia em que este mundo mau será destruído  no Armagedom, a guerra de Deus. Isso abrirá o caminho para um novo mundo justo. — Apocalipse 16:14-16.
14. A quem Deus escolheu como Governante de seu Reino, e como isso foi predito?
14 Jeová Deus escolheu Jesus Cristo como Governante de Seu Reino, ou governo, celestial. Muito tempo atrás, a Bíblia predisse: “Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; e o governo estará sobre os seus ombros. Ele receberá o nome de  . . . Príncipe da Paz. A expansão do seu governo e a paz . . . não terão fim.” (Isaías 9:6, 7; nota) A respeito desse governo, Jesus ensinou seus seguidores a orar: “Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra.” (Mateus 6:10) Como veremos mais adiante neste livro, o Reino de Deus em breve eliminará todos os governos deste mundo e ocupará o lugar deles. (Leia Daniel 2:44.) Em seguida, o Reino de Deus fará da Terra um paraíso.

APROXIMA-SE UM NOVO MUNDO!

15. O que será a “nova terra”?
15 A Bíblia garante: ‘Há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a promessa de Deus, e nesses morará a justiça.’ (2 Pedro 3:13; Isaías 65:17) Às vezes, quando a Bíblia fala de “terra”, ela se refere às pessoas que vivem na Terra. (Gênesis 11:1) Assim, a “nova terra” de justiça será uma sociedade de pessoas que receberá a aprovação de Deus.
16. Que dádiva inestimável Deus dará aos que ele aprovar, e o que temos de fazer para recebê-la?
16 Jesus prometeu que, no futuro novo mundo, os aprovados por Deus receberão a dádiva da “vida eterna”. (Marcos 10:30) Abra a sua Bíblia em João 3:16 e 17:3 e leia o que Jesus disse que temos de fazer para ganhar a vida eterna. Agora, considere a seguir as bênçãos que a Bíblia  promete aos que se habilitarem para receber essa maravilhosa dádiva de Deus no futuro Paraíso terrestre.
17, 18. Como podemos ter certeza de que haverá paz e segurança em toda a Terra?
17 A maldade, a guerra, o crime e a violência não existirão mais. “Os maus deixarão de existir  . . . Mas os mansos possuirão a terra.” (Salmo 37:10, 11) Haverá paz porque ‘Deus porá fim às guerras em toda a terra’. (Salmo 46:9; Isaías 2:4) Daí “o justo florescerá, e haverá abundância de paz até que não haja mais lua” — o que significa para sempre! — Salmo 72:7.
18 Os adoradores de Jeová viverão em segurança. Enquanto os israelitas nos tempos bíblicos obedeciam a Deus, eles viviam em segurança. (Levítico 25:18, 19) Como será maravilhoso ter uma segurança assim no Paraíso! — Leia Isaías 32:18; Miqueias 4:4.
19. Como sabemos que haverá fartura de alimentos no novo mundo de Deus?
19 Não mais faltarão alimentos. “Haverá fartura de cereal na terra”, disse o salmista num cântico. “E superabundância no cume das montanhas.” (Salmo 72:16) Jeová abençoará os justos e “a terra dará a sua produção”. — Salmo 67:6.
20. Por que podemos ter certeza de que a Terra inteira se tornará um paraíso?
20 A Terra inteira se tornará um paraíso. Belas casas e lindos jardins ocuparão espaços antes arruinados por humanos pecadores. (Leia Isaías 65:21-24; Apocalipse 11:18) Com o tempo, partes recuperadas da Terra se expandirão até que o globo inteiro se torne tão belo e produtivo como era o jardim do Éden. E Deus jamais deixará de ‘abrir a mão e satisfazer o desejo de todos os seres vivos’. — Salmo 145:16.
21. Como sabemos que haverá paz entre os humanos e os animais?
21 Haverá paz entre os humanos e os animais. Animais  selvagens e domésticos comerão juntos. Nem mesmo uma criancinha precisará ter medo de animais que hoje são perigosos. — Leia Isaías 11:6-9; 65:25.
22. O que acontecerá com as doenças?
22 As doenças desaparecerão. Como Governante do Reino celestial de Deus, Jesus realizará curas em escala bem maior do que quando esteve na Terra. (Mateus 9:35; Marcos 1:40-42; João 5:5-9) Naquele tempo, “nenhum habitante dirá: ‘Estou doente.’” — Isaías 33:24; 35:5, 6.
23. Por que a ressurreição alegrará nosso coração?
23 Entes queridos falecidos voltarão a viver com a perspectiva de jamais morrer. Todos os que estão dormindo na morte e estão na memória de Deus voltarão à vida. De fato, “haverá uma ressurreição tanto de justos como de injustos”. — Atos 24:15; leia João 5:28, 29.
24. O que você acha da ideia de viver no Paraíso na Terra?
24 Como será maravilhoso o futuro para os que decidem aprender sobre o Grandioso Criador, Jeová, e servi-lo! Jesus se referia ao futuro Paraíso na Terra quando prometeu ao criminoso que morreu ao seu lado: “Você estará comigo no Paraíso.” (Lucas 23:43) É importante que aprendamos mais sobre Jesus Cristo, por meio de quem essas bênçãos se tornarão possíveis.

Por que Deus criou a Terra?

1. Por que Deus criou a Terra?

A Terra foi feita para as pessoas morarem nela. Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher num lindo jardim chamado Éden. Jeová queria que Adão e Eva, e os filhos deles, morassem para sempre na Terra. (Gênesis 2:15-17) Isso mostra que a Terra é a nossa casa. Quem mora no céu são os anjos. — Jó 38:4, 7. — Leia Salmo 37:29; 115:16.
No começo, só aquela parte da Terra onde Adão e Eva moravam era um paraíso. Mas eles iam ter filhos e o número de pessoas ia aumentar. As pessoas iam cuidar da Terra até que ela toda fosse um paraíso. (Gênesis 1:28) A Terra nunca vai ser destruída. Ela sempre vai ser a nossa casa. — Leia Salmo 104:5.

2. Por que a Terra não é um paraíso hoje?

Porque Adão e Eva desobedeceram a Deus. Daí, eles foram tirados do jardim do Éden. Eles perderam o Paraíso. Depois disso, nunca mais existiu um lugar como aquele. A Bíblia diz que a Terra ficou cheia de pessoas ruins. — Jó 9:24. — Leia Gênesis 3:23, 24.
Será que Jeová desistiu de dar um paraíso para as pessoas morarem? Não. Ele é todo-poderoso e vai fazer o que disse. (Isaías 45:18) As pessoas vão viver para sempre num paraíso na Terra, como era para ser desde o começo. — Leia Salmo 37:11, 34.

3. Como a Terra vai ser um paraíso?

O Rei Jesus vai governar a Terra. Ele vai prender Satanás por mil anos. A Bíblia diz que, numa guerra chamada Armagedom, Jesus e os anjos vão destruir as pessoas  que não obedecem a Deus. Mas quem obedece a Deus não será destruído porque Jesus vai cuidar deles. Eles vão viver para sempre no Paraíso na Terra. — Leia Apocalipse 20:1-3; 21:3, 4.

4. Quando o sofrimento vai acabar?

Quando Deus vai acabar com todo o sofrimento e a maldade? Jesus deu um “sinal” que ajudaria as pessoas a saber que o fim de tudo isso estaria perto. O mundo hoje está muito perigoso e tudo o que está acontecendo mostra que estamos vivendo no tempo do fim. — Leia Mateus 24:3, 7-14, 21, 22.
De lá do céu, Jesus vai governar a Terra como Rei por mil anos e vai acabar com todo o sofrimento. (Isaías 9:6, 7; 11:9) Além disso, Jesus vai apagar todos os pecados das pessoas que amam a Deus. Jeová vai usar Jesus para acabar com a doença, a velhice e a morte. — Leia Isaías 25:8; 33:24.

5. Quem vai viver no Paraíso?

No Salão do Reino, você vai conhecer pessoas que amam a Deus e querem aprender como agradar a ele
As pessoas que obedecem a Deus vão viver no Paraíso. (1 João 2:17) Jesus disse para seus seguidores procurar e ensinar pessoas que quisessem aprender sobre Deus. Hoje milhões de pessoas estão aprendendo o que fazer para agradar a Deus. (Sofonias 2:3) No Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, essas pessoas adoram a Deus e aprendem a ser melhores maridos, esposas, pais e filhos. Elas ficam felizes com as boas notícias que estão na Bíblia. — Leia Miqueias 4:1-4.

O fim do mundo — atemorizante, fascinante e frustrante

Quais eram suas expectativas para o dia 21 de dezembro de 2012? Com base no calendário maia, muitos pensavam que o mundo passaria por grandes mudanças nesse dia. Dependendo do que você esperava, talvez se sinta aliviado, desapontado ou indiferente. Será que foi só mais uma profecia equivocada sobre o fim do mundo?
E que dizer do “fim do mundo” descrito pela Bíblia? (Mateus 24:3, Almeida, revista e corrigida) Alguns temem que a Terra seja destruída por fogo. Outros ficam fascinados com o que poderia acontecer no fim do mundo. Ainda outros estão cansados de tanto ouvir falar que o fim está perto. Essas reações se baseiam em fatos ou em ficção?
Você talvez se surpreenda ao saber o que a Bíblia realmente diz sobre o fim do mundo. A Bíblia dá motivos para aguardar o fim com expectativa. Por outro lado, ela reconhece que pode ser frustrante esperar por um fim que parece nunca chegar. Convidamos você a analisar as respostas da Bíblia a algumas perguntas comuns sobre o fim do mundo.

 A Terra será destruída por fogo?

A RESPOSTA DA BÍBLIA: [Deus] fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre.” — SALMO 104:5.
A Terra não será destruída nem por fogo nem por qualquer outro meio. A Bíblia ensina que a Terra é o lar eterno da humanidade. O Salmo 37:29 diz que “os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre”. — Salmo 115:16; Isaías 45:18.
Depois de criar nosso planeta, Deus disse que ele “era muito bom”. (Gênesis 1:31) Deus ainda pensa assim. Ele não destruirá a Terra, mas promete que vai ‘arruinar os que a arruínam’ e protegê-la contra danos permanentes. — Revelação (Apocalipse) 11:18.
No entanto, você talvez se lembre do texto de 2 Pedro 3:7, que diz: “Os céus e a terra que agora existem estão sendo guardados para o fogo.” Isso não prova que a Terra será destruída por fogo? Na realidade, a Bíblia às vezes usa os termos “céus”, “terra” e “fogo” em sentido figurado, ou simbólico. Por exemplo, quando Gênesis 11:1 diz que “toda a terra continuava a ter um só idioma”, o termo “terra” se refere à sociedade humana.
O contexto de 2 Pedro 3:7 mostra que os céus, a terra e o fogo mencionados ali também são simbólicos. Os versículos 5 e 6 fazem um paralelo com o Dilúvio dos dias de Noé. Naquela ocasião, um mundo antigo foi destruído, embora nosso planeta não tenha deixado de existir. A “terra” que acabou foi a sociedade violenta daquela época. (Gênesis 6:11) O Dilúvio também destruiu os “céus” — as pessoas que governavam aquela sociedade. Da mesma forma, 2 Pedro 3:7 prediz a destruição definitiva, como que por fogo, de uma sociedade perversa e de seus governos corruptos.

O que vai acontecer no fim do mundo?

A RESPOSTA DA BÍBLIA: “O mundo está passando, e assim também o seu desejo, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” — 1 JOÃO 2:17.
 O “mundo” que passará não é a Terra, mas o mundo da humanidade que não faz a vontade de Deus. Assim como um cirurgião remove um tumor maligno para salvar a vida de um paciente, Deus vai ‘decepar’, ou remover, os perversos. (Salmo 37:9) Isso permitirá que as pessoas boas tenham uma vida realmente feliz aqui na Terra. Nesse sentido, o “fim do mundo” é algo bom.
Esse ponto de vista positivo sobre o “fim do mundo” é indicado pelas traduções da Bíblia que vertem essa expressão como “terminação do sistema” ou “fim dos tempos”. (Mateus 24:3, Nova Versão Internacional) Visto que tanto a humanidade como a Terra sobreviverão ao fim, não é lógico esperar que haverá um novo sistema, ou seja, novos tempos? A Bíblia diz que sim, pois ela fala de um ‘tempo que há de vir’. — Lucas 18:30, Missionários Capuchinhos.
Jesus chamou esse tempo de “regeneração de todas as coisas”. (Mateus 19:28, NVI) Nessa época, ele restaurará a humanidade às condições que Deus originalmente intencionava. Ali, nós teremos a alegria de:
Se estamos fazendo “a vontade de Deus”, não precisamos temer o fim do mundo. Em vez disso, podemos aguardá-lo com expectativa.

O fim do mundo realmente está próximo?

A RESPOSTA DA BÍBLIA: “Quando virdes estas coisas ocorrer, sabei que está próximo o reino de Deus.” — LUCAS 21:31.
No livro The Last Days Are Here Again (Os Últimos Dias Voltaram), o professor universitário Richard Kyle escreveu que “mudanças súbitas e confusão social criam um ambiente propício a predições sobre o fim do mundo”. Isso acontece especialmente quando essas mudanças e essa confusão são difíceis de explicar.
No entanto, os profetas bíblicos não decidiram escrever sobre o fim para tentar explicar por que aconteciam coisas estranhas  em seus dias. Eles foram inspirados por Deus a descrever acontecimentos futuros que indicariam a proximidade do fim do mundo. Considere algumas dessas profecias e veja por si mesmo se elas estão ou não se cumprindo em nossos dias.
Como Jesus disse, ver “todas estas coisas” nos ajuda a saber que o fim do mundo está próximo. (Mateus 24:33) As Testemunhas de Jeová acreditam que as evidências são convincentes. É por isso que elas falam a outros sobre sua fé, e fazem isso em 236 países e terras.

Será que previsões equivocadas sobre o fim indicam que ele nunca virá?

A RESPOSTA DA BÍBLIA: “Quando estiverem dizendo: ‘Paz e segurança!’ então lhes há de sobrevir instantaneamente a repentina destruição, assim como as dores de aflição vêm sobre a mulher grávida, e de modo algum escaparão.” — 1 TESSALONICENSES 5:3.
A Bíblia compara a destruição do mundo ao trabalho de parto — a dor da mãe é inevitável e vem de repente. Do mesmo modo, o período antes do fim é comparado à gravidez. A mãe percebe os sinais cada vez mais evidentes de que em breve dará à luz. Seu médico talvez faça uma estimativa do dia em que o bebê vai nascer; mas, mesmo que o parto não ocorra no dia previsto, ela pode ter certeza de que seu bebê logo nascerá. De maneira similar, qualquer previsão equivocada sobre o fim não muda as evidências incontestáveis de que estamos nos “últimos dias”. — 2 Timóteo 3:1.
Você talvez se pergunte: ‘Se o sinal de que estamos perto do fim é tão claro, por que tantas pessoas não o reconhecem?’  A Bíblia diz que, quando o fim estivesse perto, muitos não fariam caso das evidências. Em vez de perceber as grandes mudanças que ocorreriam nos últimos dias, eles diriam com desprezo: “Desde o dia em que os nossos antepassados adormeceram na morte, todas as coisas estão continuando exatamente como desde o princípio da criação.” (2 Pedro 3:3, 4) Em outras palavras, o sinal dos últimos dias seria claro, mas muitos o ignorariam. — Mateus 24:38, 39.
Este artigo considerou apenas algumas evidências bíblicas de que o fim está próximo. * Gostaria de saber mais? O que acha de contatar as Testemunhas de Jeová e pedir um estudo bíblico gratuito? Ele pode ser feito em sua casa, em outro lugar conveniente ou até por telefone. O único custo é um pouco do seu tempo, mas os benefícios não têm preço.

Quando vai ser o fim do mundo?

A resposta da Bíblia

Antes de saber quando vai ser o fim do mundo, precisamos entender o significado da palavra “mundo” na Bíblia. A palavra grega kósmos, geralmente traduzida como “mundo”, na maioria das vezes se refere ao mundo da humanidade, especialmente às pessoas que não fazem a vontade de Deus. (João 15:18, 19; 2 Pedro 2:5) Às vezes, kósmos também se refere à forma como a sociedade está organizada, o que inclui os sistemas político, religioso e comercial. — 1 Coríntios 7:31; 1 João 2:15, 16. *

O que é o “fim do mundo”?

A frase o “fim do mundo”, que aparece em várias traduções da Bíblia, também pode ser traduzida como o “final do sistema de coisas”, ou o “fim dos tempos”. (Mateus 24:3; Nova Versão Internacional) A frase o “fim do mundo” não se refere à destruição da Terra ou de todas as pessoas. Ela se refere ao fim da forma como a sociedade está organizada hoje. — 1 João 2:17.
A Bíblia ensina que “os maus serão eliminados” e que somente as pessoas boas vão viver na Terra. (Salmo 37:9-11) A destruição dos maus acontecerá durante a “grande tribulação”, que terminará na guerra do Armagedom. — Mateus 24:21, 22; Apocalipse 16:14, 16.

Quando vai ser o fim do mundo?

Jesus disse: “A respeito daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas somente o Pai.” (Mateus 24:36, 42) Ele também disse que o fim virá ‘numa hora que não imaginamos’. — Mateus 24:44.
Nós não sabemos o dia nem a hora exata do fim. Apesar disso, Jesus falou de várias coisas que aconteceriam antes do fim do mundo. Essas coisas, que formam um “sinal”, ajudariam a identificar o período antes do fim. (Mateus 24:3, 7-14) A Bíblia se refere a esse período como “o tempo do fim”, “o tempo final” ou “últimos dias”. — Daniel 12:4; Centro Bíblico Católico; 2 Timóteo 3:1-5.

Vai sobrar alguma coisa depois do fim do mundo?

Sim, a Terra ainda vai existir. A Bíblia diz que “ela nunca, jamais, será tirada do seu lugar”. (Salmo 104:5) A Terra ficará cheia de pessoas boas, assim como a Bíblia promete: “Os justos possuirão a terra e viverão nela para sempre.” (Salmo 37:29) Deus vai fazer com que a Terra fique do jeito que ele sempre quis:

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Será que é necessário pertencer a uma organização religiosa?

A resposta da Bíblia

Sim, porque Deus quer que as pessoas se reúnam para adorá-lo. A Bíblia diz: “Pensemos uns nos outros para nos motivar ao amor e às boas obras, não deixando de nos reunir.” — Hebreus 10:24, 25, nota.
Jesus indicou que seus seguidores formariam um grupo organizado quando disse: “Por meio disto todos saberão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor entre si.” (João 13:35) Para demonstrar esse amor, os discípulos de Cristo precisariam se associar com seus irmãos na fé. Eles estariam organizados em congregações e se reuniriam regularmente para adoração. (1 Coríntios 16:19) Juntos, eles formariam uma fraternidade mundial. — 1 Pedro 2:17.

É preciso mais do que pertencer a uma religião

A Bíblia diz que as pessoas devem se reunir para adorar a Deus. Mas ela não ensina que uma pessoa pode agradar a Deus só por fazer parte de uma religião. Para ter a aprovação de Deus, a religião da pessoa deve influenciar sua vida. Por exemplo, a Bíblia diz: “A religião que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas nas suas dificuldades, e manter-se sem mancha do mundo.” — Tiago 1:27

Qual é a verdade sobre Deus?

  • Será que Deus realmente se importa com você?
  • Como ele é? Ele tem nome?
  • É possível achegar-se a Deus?

1, 2. Por que muitas vezes é bom fazer perguntas?
JÁ OBSERVOU como as crianças gostam de fazer perguntas? Muitas começam a fazer perguntas assim que aprendem a falar. Com olhos bem abertos e aguardando uma resposta, elas olham para você e perguntam coisas como: por que o céu é azul? De que são feitas as estrelas? Quem ensinou os passarinhos a cantar? Você talvez se esforce em responder, mas isso nem sempre é fácil. Por melhor que seja a sua resposta, ela talvez resulte numa outra pergunta: por quê?
2 Mas não são só as crianças que fazem perguntas. À medida que crescemos, continuamos a fazer perguntas. Fazemos isso para achar o nosso rumo na vida, para saber os perigos que temos de evitar ou para satisfazer a nossa curiosidade. Mas parece que muitos desistem de fazer perguntas, em especial as mais importantes. Ou pelo menos desistem de procurar as respostas.
3. Por que muitos desistem de procurar respostas a perguntas de grande importância?
 3 Veja a pergunta na capa deste livro ou as perguntas no prefácio ou aquelas no início deste capítulo. São algumas das perguntas mais importantes que existem. Mas muitas pessoas desistiram de procurar as respostas. Por quê? Será que a Bíblia tem as respostas? Alguns acham que as respostas da Bíblia são muito difíceis de entender. Outros têm receio de que fazer perguntas possa causar vergonha ou embaraço. E alguns decidem que é melhor deixar que os líderes e instrutores religiosos respondam a essas perguntas. E você?
4, 5. Quais são algumas das perguntas mais importantes na vida, e por que devemos buscar as respostas?
4 É bem provável que você deseje obter respostas às grandes perguntas da vida. Sem dúvida, às vezes se pergunta: ‘Qual é o objetivo da vida? É esta vida tudo o que existe? Como é Deus, realmente?’ É bom fazer perguntas assim, e é importante não desistir até encontrar respostas satisfatórias e confiáveis. O famoso instrutor Jesus Cristo disse: “Persistam em pedir, e lhes será dado; persistam em buscar, e acharão; persistam em bater, e lhes será aberto.” — Mateus 7:7.
5 Se você ‘persistir’ em buscar respostas às perguntas importantes, verá que essa busca pode ser muito recompensadora. (Provérbios 2:1-5) Independentemente do que outros talvez lhe tenham dito, as respostas existem, e você poderá encontrá-las — na Bíblia. As respostas não são muito difíceis. Melhor ainda, elas dão esperança e alegria. E podem ajudá-lo a ter uma vida satisfatória já agora. Para começar, vejamos uma pergunta que tem intrigado muitas pessoas.

SERÁ QUE DEUS É INDIFERENTE E INSENSÍVEL?

6. Por que muitos acham que Deus não se importa com o sofrimento humano?
6 Muitos acham que a resposta a essa pergunta é Sim. ‘Se Deus se importasse’, pensam eles, ‘será que este mundo não  seria um lugar bem diferente?’ Vemos ao nosso redor um mundo cheio de guerras, ódio e sofrimento. E todos nós estamos sujeitos a adoecer, sofrer e perder pessoas amadas. Assim, muitos perguntam: ‘Se Deus se importasse conosco e com os nossos problemas, não impediria que tais coisas acontecessem?’
7. (a) De que modo alguns instrutores religiosos levam muitos a crer que Deus é insensível? (b) O que a Bíblia realmente ensina a respeito dos sofrimentos que talvez tenhamos de suportar?
7 Pior ainda, instrutores religiosos às vezes levam as pessoas a pensar que Deus é insensível. Como assim? Em casos de tragédia, por exemplo, eles dizem que essa é a vontade de Deus. Na realidade, esses instrutores culpam a Deus pelas coisas ruins que acontecem. É essa a verdade a respeito de Deus? O que a Bíblia realmente ensina? Tiago 1:13 responde: “Quando estiver sob provação, que ninguém diga: ‘Estou sendo provado por Deus.’ Pois, com coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova a ninguém.” Portanto, Deus jamais é o causador da perversidade que vemos no mundo ao nosso redor. (Leia Jó 34:10-12.) Ele permite que certas coisas ruins aconteçam, é verdade. Mas existe uma enorme diferença entre permitir que algo aconteça e causar isso.
8, 9. (a) Como se pode ilustrar a diferença entre permitir a perversidade e causá-la? (b) Por que seria injusto condenarmos a decisão de Deus de permitir que a humanidade seguisse o mau caminho?
8 Por exemplo, pense no caso de um pai sábio e amoroso que tenha um filho adulto que ainda mora com os pais. Se esse filho se torna rebelde e decide sair de casa, o pai não o impede de fazer isso. Se ele escolhe um mau caminho na vida e se mete em dificuldades, será que o pai é o causador dos problemas do filho? Não. (Lucas 15:11-13) Da mesma forma, Deus não impediu os humanos de seguirem o mau caminho que escolheram, mas ele não é o causador dos problemas que resultaram disso. Certamente, pois, seria injusto culpar a Deus por todos os problemas da humanidade.
 9 Deus tinha bons motivos para permitir que a humanidade seguisse um mau caminho. Como Criador sábio e poderoso, ele não é obrigado a nos explicar os motivos. Por amor, no entanto, Deus faz isso. Você saberá mais sobre esses motivos no Capítulo 11 deste livro. Mas esteja certo de que Deus não é responsável pelos problemas que enfrentamos. Ao contrário, ele nos dá a única esperança de uma solução! — Isaías 33:2.
10. Por que podemos confiar que Deus vai desfazer todos os males causados pela perversidade?
10 Além do mais, Deus é santo. (Isaías 6:3) Isso significa que ele é puro e limpo. Não há vestígio de maldade nele. Portanto, podemos confiar nele plenamente. Não se pode dizer o mesmo a respeito dos seres humanos, que em muitos casos se tornam corruptos. Até mesmo a mais honesta autoridade humana, em geral, não tem o poder de corrigir o mal causado por pessoas ruins. Mas Deus é todo-poderoso. Ele pode, e vai, desfazer todos os males que a perversidade tem causado às pessoas. Quando Deus agir, ele fará isso de um modo que acabará para sempre com toda a maldade! — Leia Salmo 37:9-11.

COMO DEUS ENCARA AS INJUSTIÇAS QUE SOFREMOS?

11. (a) Como Deus encara a injustiça? (b) Como Deus se sente a respeito de nosso sofrimento?
11 Enquanto isso, como Deus encara o que acontece no mundo e na nossa vida? Bem, a Bíblia ensina que Deus “ama a justiça”. (Salmo 37:28) Assim, ele não é indiferente quanto ao que é certo e o que é errado. Ele odeia todo tipo de injustiça. A Bíblia diz que o coração de Deus “se entristeceu” quando, numa certa época do passado, a maldade tomou conta do mundo. (Gênesis 6:5, 6) Deus não mudou. (Malaquias 3:6) Ele ainda odeia ver o sofrimento que há no mundo inteiro. Odeia também ver as pessoas sofrer. ‘Ele cuida de nós’, diz a Bíblia. — Leia 1 Pedro 5:7.


A Bíblia ensina que Jeová é o amoroso Criador do Universo
12, 13. (a) Por que temos boas qualidades, como o amor, e de que forma o amor influi no modo como encaramos o que acontece no mundo? (b) Por que se pode ter certeza de que Deus realmente vai agir para solucionar os problemas do mundo?
 12 Como podemos ter certeza de que Deus odeia ver o sofrimento? Veja mais uma prova. A Bíblia ensina que o homem foi feito à imagem de Deus. (Gênesis 1:26) De modo que nós temos boas qualidades porque Deus as tem. Por exemplo, você se aflige com o sofrimento de pessoas inocentes? Se você se importa com essas injustiças, esteja certo de que Deus se importa muito mais.
13 Uma das melhores coisas a respeito dos seres humanos é a capacidade de amar. Isso é também um reflexo de Deus. A Bíblia ensina que “Deus é amor”. (1 João 4:8) Nós amamos porque Deus ama. Será que o amor moveria você a acabar com o sofrimento e as injustiças no mundo? Se tivesse o poder para fazer isso, você o faria? Certamente que sim! Você pode ter certeza de que Deus da mesma forma acabará com o sofrimento e as injustiças. As promessas mencionadas no prefácio deste livro não são meros sonhos ou esperanças vazias. As promessas de Deus se cumprirão com certeza! Mas, para ter fé nessas promessas, você precisa saber mais a respeito do Deus que fez tais promessas.

DEUS DESEJA QUE VOCÊ O CONHEÇA



Se deseja que alguém o conheça, você não lhe diz qual é o seu nome? Deus nos revela seu nome na Bíblia
14. Qual é o nome de Deus, e por que devemos usá-lo?
14 O que você faria se desejasse que alguém o conhecesse? Não lhe diria  seu nome? Será que Deus tem nome? Muitas religiões dizem que seu nome é “Deus” ou “Senhor”, mas esses não são nomes. São títulos, assim como “rei” e “presidente” são títulos. A Bíblia ensina que Deus tem muitos títulos. “Deus” e “Senhor” são apenas dois deles. No entanto, a Bíblia ensina também que Deus tem um nome: Jeová. O Salmo 83:18 diz: “Tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” Se na sua Bíblia não aparece esse nome, talvez queira consultar no Apêndice o tópico “O nome divino — seu uso e significado”, para saber a razão disso. A verdade é que o nome de Deus aparece milhares de vezes nos manuscritos bíblicos  antigos. Portanto, Jeová deseja que você saiba qual é o nome dele e que o use. Em certo sentido, Deus usa a Bíblia para se apresentar a você.
15. O que significa o nome Jeová?
15 Deus deu a si mesmo um nome cheio de significado. Seu nome, Jeová, significa que ele pode cumprir qualquer promessa que fizer e realizar qualquer propósito que tenha em mente. * O nome de Deus é sem igual, exclusivo. Pertence apenas a ele. De muitas maneiras, Jeová é sem igual. Como assim?
16, 17. O que os seguintes títulos nos ensinam a respeito de Jeová: (a) “Todo-Poderoso”? (b) “Rei da eternidade”? (c) “Criador”?
 16 Vimos que o Salmo 83:18 diz a respeito de Jeová: “Somente tu és o Altíssimo.” De modo similar, só Jeová é chamado de “Todo-Poderoso”. Apocalipse 15:3 diz: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Jeová Deus, o Todo-Poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, Rei da eternidade.” O título “Todo-Poderoso” nos ensina que Jeová é o ser mais poderoso que existe. Seu poder é inigualável; é supremo. E o título “Rei da eternidade” nos faz lembrar que Jeová é sem igual em ainda outro sentido. Ele é o único que sempre existiu. O Salmo 90:2 diz: “De eternidade a eternidade, tu és Deus.” Essa ideia é realmente espantosa, não acha?
17 Jeová é também sem igual no sentido de que só ele é o Criador. Apocalipse 4:11 declara: “Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram à existência e foram criadas.” Tudo o que você possa imaginar — as invisíveis criaturas espirituais no céu, as estrelas que brilham no firmamento, as frutas que crescem nas árvores, os peixes que nadam nos oceanos e nos rios —, tudo, enfim, existe porque Jeová é o Criador!

É POSSÍVEL ACHEGAR-SE A JEOVÁ?

18. Por que alguns acham que jamais poderiam se achegar a Deus, mas o que a Bíblia ensina sobre isso?
18 Ler a respeito das espantosas qualidades de Jeová faz com que alguns se sintam um tanto apreensivos. Temem que Deus seja elevado demais para eles, que jamais poderiam se achegar a ele ou até mesmo ser notados por um Deus tão grandioso. Mas é correta essa ideia? A Bíblia ensina justamente o contrário. Ela diz a respeito de Jeová: ‘Ele não está longe de cada um de nós.’ (Atos 17:27) Ela até mesmo  nos aconselha: “Acheguem-se a Deus, e ele se achegará a vocês.” — Tiago 4:8.
19. (a) Como podemos começar a nos achegar a Deus, e com que benefícios? (b) Quais as qualidades de Deus que você acha mais atraentes?
19 Como você pode se achegar a Deus? Em primeiro lugar, continue a fazer o que está fazendo agora — aprendendo a respeito de Deus. Jesus disse: “Isto significa vida eterna: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) Realmente, a Bíblia ensina que aprender a respeito de Jeová e de Jesus conduz à “vida eterna”! Conforme já mencionado, “Deus é amor”. (1 João 4:16) Além disso, Jeová tem muitas outras qualidades belas e atraentes. Por exemplo, a Bíblia diz que Jeová é um “Deus misericordioso e compassivo, paciente e cheio de amor leal e de verdade”. (Êxodo 34:6) Ele é ‘bom e está sempre pronto a perdoar’. (Salmo 86:5) Deus é paciente. (2 Pedro 3:9) É leal. (Apocalipse 15:4) À medida que você for lendo a Bíblia, verá como Jeová tem demonstrado ter essas e muitas outras qualidades atraentes.
20-22. (a) Será que o fato de não podermos ver a Deus nos impede de nos achegar a ele? Explique. (b) O que talvez algumas pessoas bem-intencionadas o pressionem a fazer, mas o que você deve fazer?
20 É verdade que não podemos ver a Deus, pois ele é um espírito invisível. (João 1:18; 4:24; 1 Timóteo 1:17) Por aprender a respeito dele por meio das páginas da Bíblia, porém, você poderá conhecê-lo como Pessoa. Como disse o salmista, poderá “contemplar a bondade de Jeová”. (Salmo 27:4; Romanos 1:20) Quanto mais aprender sobre ele, tanto mais real se tornará para você, e mais razões terá para amá-lo e sentir-se achegado a ele.


O amor que um bom pai tem pelos filhos reflete o amor ainda maior que o nosso Pai celestial tem por nós
21 Você entenderá por que a Bíblia nos ensina a encarar Jeová como Pai. (Mateus 6:9) Ele tanto nos deu a vida como deseja que tenhamos a melhor vida possível — o que qualquer pai amoroso desejaria para seus filhos. (Salmo 36:9)  A Bíblia ensina também que os humanos podem se tornar amigos de Jeová. (Tiago 2:23) Imagine — tornar-se amigo do Criador do Universo!
22 À medida que você aprender mais sobre a Bíblia, talvez descubra que algumas pessoas bem-intencionadas o pressionarão a parar de estudá-la. Talvez temam que você mude suas crenças. Mas não permita que ninguém o impeça de cultivar a melhor amizade que se pode ter.
23, 24. (a) Por que é bom que você continue a fazer perguntas a respeito do que aprende? (b) Qual é o assunto do próximo capítulo?
23 Naturalmente, haverá coisas que, de início, você não vai entender muito bem. Pode ser um pouco embaraçoso pedir ajuda, mas não permita que o constrangimento o impeça de fazer isso. Jesus disse que é bom ser humilde, como uma criança. (Mateus 18:2-4) E as crianças, como sabemos, fazem muitas perguntas. Deus deseja que você encontre as respostas. A Bíblia elogia certo grupo de pessoas que estavam ansiosas para aprender sobre Deus. Elas examinavam as Escrituras a fim de terem certeza de que aquilo que aprendiam era a verdade. — Leia Atos 17:11.
24 O melhor modo de aprender sobre Jeová é por examinar a Bíblia. Ela é diferente de qualquer outro livro. Em que sentido? O próximo capítulo considerará esse assunto.

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...