quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Será que alguém já viu a Deus?

A resposta da Bíblia

Nenhum ser humano viu literalmente a Deus. (Êxodo 33:20; João 1:18; 1 João 4:12) A Bíblia diz que “Deus é Espírito”, uma forma de vida invisível aos olhos humanos. — João 4:24; 1 Timóteo 1:17.
Mas os anjos podem ver a Deus, pois são criaturas espirituais. (Mateus 18:10) Além disso, alguns humanos serão ressuscitados para viver no céu, com um corpo espiritual, e poderão ver a Deus. — Filipenses 3:20, 21; 1 João 3:2.

Como podemos “ver” a Deus agora

A Bíblia muitas vezes apresenta a ideia de “ver” num sentido figurado, para indicar entendimento. (Isaías 6:10; Jeremias 5:21; João 9:39-41) Nesse sentido, uma pessoa pode ver a Deus, mesmo agora, com “os olhos de [seu] coração” por ter fé a fim de conhecer a Deus e admirar suas qualidades. (Efésios 1:18) A Bíblia indica que passos você pode dar para ter esse tipo de fé.
  • Aprenda por meio da criação sobre as qualidades de Deus, como seu amor e generosidade, sua sabedoria e poder. (Romanos 1:20) Depois que Deus falou de suas obras criativas a Jó, esse homem fiel disse que era como se Deus estivesse bem diante de seus olhos. — Jó 42:5.
  • Conheça a Deus por estudar a Bíblia. Ela garante que se buscarmos a Deus, ele permitirá que o achemos. — 1 Crônicas 28:9; Salmo 119:2; João 17:3.
  • Aprenda sobre Deus estudando a vida de Jesus, que refletiu com perfeição a personalidade de seu Pai, Jeová Deus. Por isso, Jesus pôde dizer: “Quem me tem visto, tem visto também o Pai.” — João 14:9.
  • Faça o que agrada a Deus. Jesus disse: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.” Se vivermos de um modo aprovado por Deus, veremos como ele age em nosso favor.Além disso, como mencionado, alguns que agradam a Deus serão ressuscitados para viver no céu e “verão a Deus” lá. — Mateus 5:8; Salmo 11:7.

Mas não é verdade que Moisés, Abraão e outros viram a Deus?

Embora alguns relatos bíblicos pareçam indicar que humanos viram literalmente a Deus, o contexto mostra que Deus foi representado por um anjo ou Deus se apresentou por meio de uma visão.

Anjos.

No passado, Deus enviou anjos como seus representantes. Eles apareciam e falavam com humanos em nome de Deus. (Salmo 103:20) Por exemplo, numa ocasião, Deus falou com Moisés de dentro de um arbusto em chamas. A Bíblia diz que “Moisés escondeu então a sua face, porque estava com medo de olhar para o verdadeiro Deus”. (Êxodo 3:4, 6) Na verdade, Moisés não estava vendo literalmente a Deus, pois o contexto mostra que ele estava vendo “o anjo de Jeová”. — Êxodo 3:2.
Do mesmo modo, quando a Bíblia diz que Deus “falava a Moisés face a face”, ela quer dizer que Deus se comunicava com Moisés de modo achegado. (Êxodo 4:10, 11; 33:11) Moisés não viu de verdade a face de Deus porque a informação que ele recebeu de Deus “foi transmitida por intermédio de anjos”. (Gálatas 3:19; Atos 7:53) Ainda assim, a fé de Moisés em Deus era tão forte que a Bíblia diz que Moisés vivia “como que vendo Aquele que é invisível”. — Hebreus 11:27.
Deus se comunicou com Abraão da mesma maneira que fez com Moisés: através de anjos. É verdade que, se não prestarmos atenção, às vezes pode parecer que a Bíblia diz que Abraão viu mesmo a Deus. (Gênesis 18:1, 33) Mas o contexto mostra que os “três homens” que vieram até Abraão eram realmente anjos mandados por Deus. Abraão reconheceu que eles eram representantes de Deus e falou com eles como se estivesse falando diretamente com Jeová. — Gênesis 18:2, 3, 22, 32; 19:1.

Visões.

Deus também apareceu a humanos por meio de visões, ou seja, imagens que apareceram na mente da pessoa. Por exemplo, quando a Bíblia diz que Moisés e outros israelitas “chegaram a ver o Deus de Israel”, eles na verdade “tiveram uma visão do verdadeiro Deus”. (Êxodo 24:9-11) A Bíblia às vezes também diz que profetas ‘viram Jeová’. (Isaías 6:1; Daniel 7:9; Amós 9:1) Em todos esses casos, o contexto mostra que eles tiveram uma visão de Deus e não que o viram literalmente. — Isaías 1:1; Daniel 7:2; Amós 1:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...