sábado, 30 de junho de 2018

“O fim” — o que é?

“O fim está perto!”

O que vem à sua mente quando ouve essas palavras? Você pensa em um fanático religioso gritando de um púlpito, fazendo gestos exagerados com uma Bíblia na mão? Ou pensa num homem barbudo, parado numa esquina, usando uma túnica com uma corda amarrada na cintura, exibindo um cartaz com uma mensagem do juízo final? Imaginar cenas assim talvez deixe alguns preocupados, enquanto outros talvez fiquem indiferentes ou achem graça.

A Bíblia afirma: “Virá o fim.” (Mateus 24:14) O mesmo acontecimento é também chamado de o “grande dia de Deus” e de ‘Armagedom’. (Revelação [Apocalipse] 16:14, 16) Realmente, há muita confusão religiosa e muitas ideias estranhas e sombrias a respeito desse assunto. No entanto, a Bíblia é clara ao falar sobre o fim, revelando o que ele é e o que não é. A Palavra de Deus também nos ajuda a ter certeza quanto a se o fim está próximo ou não. Melhor ainda, ela nos diz o que devemos fazer para sobreviver. Mas primeiro vamos esclarecer alguns conceitos errados e definir o que “o fim” realmente significa de acordo com a Bíblia.

 O QUE O FIM NÃO É

  1. O FIM NÃO É UMA ENORME DESTRUIÇÃO POR FOGO.
    A Bíblia diz: “[Deus] fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre.” (Salmo 104:5) Esse e outros versículos nos garantem que Deus nunca destruirá a Terra nem permitirá que ela seja destruída! — Eclesiastes 1:4; Isaías 45:18.
  2. O FIM NÃO É UM ACONTECIMENTO ACIDENTAL.
    A Bíblia revela que o fim está marcado — Deus estabeleceu um tempo específico para isso. Lemos: “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. Persisti em olhar, mantende-vos despertos, pois não sabeis quando é o tempo designado.” (Marcos 13:32, 33) Fica claro que Deus, “o Pai”, marcou o “tempo designado” exato para trazer o fim.
  3. O FIM NÃO SERÁ CAUSADO POR HUMANOS OU POR UM GRANDE METEORO.
    O que causará o fim? Revelação 19:11 diz: “Eu vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. E o sentado nele chama-se Fiel e Verdadeiro.” O versículo 19 continua: “E eu vi a fera e os reis da terra, e os seus exércitos, ajuntados para travar guerra com aquele que está sentado no cavalo e com o seu exército.” (Revelação 19:11-21) Embora boa parte dessa linguagem seja simbólica, é possível entender que Deus enviará um exército de criaturas angélicas para destruir seus inimigos.
Sobreviventes do Armagedom se afastando em segurança da nuvem de fumaça da destruição
O que a Bíblia diz sobre o fim são coisas boas, não ruins

O QUE O FIM É

  1. O FIM DOS FRACASSADOS GOVERNOS HUMANOS.
    A Bíblia explica: “O Deus do céu estabelecerá um reino [governo] que jamais será arruinado. E o próprio reino não passará a qualquer outro povo. Esmiuçará e porá termo a todos estes reinos, e ele  mesmo ficará estabelecido por tempos indefinidos.” (Daniel 2:44) Como vimos antes no ponto 3, ‘os reis da terra e os seus exércitos’ serão “ajuntados para travar guerra com aquele que está sentado no cavalo e com o seu exército” e então serão destruídos. — Revelação 19:19.
  2. O FIM DA GUERRA, DA VIOLÊNCIA E DA INJUSTIÇA.
    “[Deus] faz cessar as guerras até a extremidade da terra.” (Salmo 46:9) “Os retos são os que residirão na terra e os inculpes são os que remanescerão nela. Quanto aos iníquos, serão decepados da própria terra; e quanto aos traiçoeiros, serão arrancados dela.” (Provérbios 2:21, 22) “Eis que faço novas todas as coisas.” — Revelação 21:4, 5.
  3. O FIM DAS RELIGIÕES QUE FALHARAM COM DEUS E COM AS PESSOAS.
    “Os próprios profetas realmente profetizam em falsidade; e quanto aos sacerdotes, estão subjugando segundo os seus poderes. . . . E que fareis vós ao final disso?” (Jeremias 5:31) “Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e não expulsamos demônios em teu nome, e não fizemos muitas obras poderosas em teu nome?’ Contudo, eu lhes confessarei então: ‘Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a lei!’” — Mateus 7:21-23.
  4. O FIM DAS PESSOAS QUE PROMOVEM E APOIAM A ATUAL CONDIÇÃO DO MUNDO.
    Jesus Cristo disse: “Agora, esta é a base para o julgamento: que a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais a escuridão do que a luz, porque as suas obras eram iníquas.” (João 3:19) A Bíblia fala de uma destruição mundial que houve no passado, na época do fiel Noé: “O mundo daquele tempo sofreu destruição, ao ser inundado pela água. Mas, pela mesma palavra, os céus e a terra que agora existem estão sendo guardados para o fogo e estão sendo reservados para o dia do julgamento e da destruição dos homens ímpios.” — 2 Pedro 3:5-7.
Note que o “dia do julgamento e da destruição” que se aproxima é comparado à destruição do “mundo” nos dias de Noé. Que mundo foi destruído? Nosso planeta sobreviveu; foram os “homens ímpios”, os inimigos de Deus, que ‘sofreram destruição’. No “dia do julgamento” de Deus, aqueles que escolherem ser inimigos de Deus também serão destruídos. Mas os amigos de Deus serão preservados, assim como aconteceu com Noé e sua família. — Mateus 24:37-42.
Imagine como será maravilhosa a vida na Terra depois de Deus acabar com todas as influências perversas! Sem dúvida, o que a Bíblia diz sobre o fim são coisas boas, não ruins. Mesmo assim, você talvez se pergunte: ‘A Bíblia diz quando virá o fim? Será que está perto? Como posso sobreviver a ele?’

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...