terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Como ser um bom pai?

“Onde foi que eu errei?” Essa pergunta atormentava Michael, *da África do Sul. Não é que ele tenha se esforçado pouco. Mas, sempre que pensava em seu filho rebelde de 19 anos, Michael se perguntava se poderia ter sido um pai melhor.
Já Terry, que mora na Espanha, parece ter se saído muito bem. Seu filho, Andrew, diz: “As minhas primeiras lembranças do meu pai são de ele lendo para mim, brincando comigo e me levando para passear, só nós dois. Com ele, era divertido aprender!”
É preciso admitir que ser um bom pai não é fácil. Mas os conselhos da Bíblia podem ajudar. A sabedoria desses conselhos já ajudou muitos pais e suas famílias. Vejamos alguns exemplos.

1. Reserve tempo para sua família

Como você mostra para seus filhos que eles são importantes? É claro que você faz muitas coisas por eles, incluindo sacrifícios para alimentá-los e lhes dar um lar adequado. Você não faria essas coisas se eles não fossem importantes. Mesmo assim, se não passar tempo suficiente com seus filhos, eles poderão achar que são menos importantes para você do que seu trabalho, amigos, diversão e outras coisas.
Quando é que um pai deve começar a passar tempo com os filhos? O vínculo entre mãe e bebê tem início quando ele ainda está no útero. Cerca de 16 semanas após a concepção, o bebê começa a ouvir. Nesse ponto, o pai também pode começar a criar uma relação especial com o bebê. Ele pode ouvir o coração do filho bater, senti-lo chutar, conversar com ele e cantar para ele.
Princípio bíblico: Nos tempos bíblicos, os homens participavam na educação dos filhos. Deuteronômio 6:6, 7 diz: “Estas palavras que hoje te ordeno têm de estar sobre o teu coração; e tens de inculcá-las a teu filho, e tens de falar delas sentado na tua casa e andando pela estrada, e ao deitar-te e ao levantar-te.” De acordo com esses versículos bíblicos, os pais eram incentivados a ter o costume de passar tempo com os filhos.

2. Melhore sua comunicação



Ouça com calma sem ir logo criticando
Para ter uma boa comunicação com seus filhos, você precisa ser um bom ouvinte. Precisa desenvolver a habilidade de ouvir sem perder a calma.
Se seus filhos acham que você vai logo ficar bravo e criticá-los, dificilmente eles se abrirão com você. Mas eles percebem interesse sincero quando você os ouve com paciência. Isso os deixará mais à vontade para expressar seus valiosos pensamentos e sentimentos.
Princípio bíblico: A experiência mostra que a sabedoria prática da Bíblia é útil nos mais variados campos da vida. Por exemplo, a Bíblia diz: “Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor.” (Tiago 1:19) Pais que seguem esse princípio bíblico têm uma comunicação melhor com os filhos.

3. Dê disciplina amorosa e elogios

Mesmo quando se sentir decepcionado ou irritado, sua disciplina deve mostrar que você se preocupa de verdade com o bem-estar de seus filhos, pensando nos benefícios a longo prazo. A disciplina inclui conselho, correção, educação e castigo, quando necessário.
Além disso, a disciplina funciona muito melhor quando o pai tem o hábito de elogiar os filhos. Um antigo provérbio diz: “Como maçãs de ouro em esculturas de prata é a palavra falada no tempo certo para ela.” (Provérbios 25:11) Os elogios ajudam os filhos a cultivar boas qualidades. Valorizar os filhos tem um ótimo efeito no desenvolvimento deles. Quando um pai aproveita oportunidades para elogiar os filhos, isso os ajuda a ser mais confiantes e os motiva a não desistir de fazer o que é certo.
Princípio bíblico: “Pais, não irritem seus filhos, para que eles não fiquem desanimados.” — Colossenses 3:21Pastoral.

4. Ame e respeite sua esposa


O modo como um marido trata sua esposa sem dúvida afeta os filhos. Um grupo de especialistas no desenvolvimento infantil comentou: “Uma das melhores coisas que um pai pode fazer pelos filhos é respeitar a mãe deles. . . . Um pai e uma mãe que se respeitam e deixam isso claro para os filhos proporcionam um ambiente seguro para eles.” — The Importance of Fathers in the Healthy Development of Children (Importância do Pai no Desenvolvimento Saudável dos Filhos). *
Princípio bíblico: “Maridos, continuai a amar as vossas esposas . . . Cada um de vós, individualmente, ame a sua esposa como a si próprio.” — Efésios 5:25, 33.

5. Ensine seus filhos a amar a Deus

Pais que realmente amam a Deus podem deixar para os filhos uma herança bem valiosa: a amizade com seu Pai celestial.

Depois de décadas de muito esforço para criar seis filhos, Antônio, que é Testemunha de Jeová, recebeu um bilhete de uma de suas filhas: “Querido pai, obrigada por ter me ensinado a amar a Jeová Deus, ao próximo e a mim mesma — ou seja, a ser uma pessoa completa. Você me mostrou que ama a Jeová e que se importa comigo de verdade. Pai, obrigada por colocar Jeová em primeiro lugar na vida e por tratar seus filhos como presentes de Deus!”
Princípio bíblico: “Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua força vital. E estas palavras que hoje te ordeno têm de estar sobre o teu coração.”— Deuteronômio 6:5, 6.
É claro que há mais envolvido do que apenas esses cinco conselhos e que mesmo dando o seu melhor você ainda não será um pai perfeito. Mas se você se esforçar para colocar em prática esses princípios com amor e equilíbrio, sem dúvida será um bom pai. *


O que é um amigo de verdade?

EM 25 de dezembro de 2010, uma mulher de 42 anos na Grã-Bretanha postou um comentário suicida numa famosa rede social da internet. A mensagem parecia um pedido desesperado de ajuda. Embora ela tivesse mais de mil “amigos” on-line, nenhum deles prestou ajuda àquela mulher. No dia seguinte, a polícia encontrou seu corpo. Ela havia morrido de uma overdose de remédios.
Hoje em dia, a tecnologia moderna permite que tenhamos centenas, ou até mesmo milhares, de “amigos” on-line por simplesmente adicionar o nome deles em nossa lista de contatos. E, se quisermos terminar uma dessas “amizades”, basta remover o nome da pessoa de nossa lista. Mas o acontecimento trágico envolvendo aquela mulher na Grã-Bretanha destaca uma grande realidade: muitas pessoas não têm verdadeiros amigos. De fato, uma pesquisa recente mostrou que, embora estejamos nos socializando mais, o número de amigos de verdade tem diminuído.
Assim como a maioria das pessoas, você talvez concorde que é importante ter bons amigos e que ser amigo é mais do que apenas clicar em links num computador ou smartphone. O que você procura num amigo? Como você pode ser um amigo de verdade? O que é necessário para conseguir uma amizade que nunca acabe?
Analise os quatro princípios a seguir e veja como os conselhos práticos da Bíblia podem ajudar você a ser o tipo de pessoa que os outros gostariam de ter como amigo.

1. Mostre que você realmente se importa

Verdadeira amizade envolve comprometimento. Em outras palavras, um amigo de verdade tem um senso de responsabilidade para com você e realmente se preocupa com você. É claro que esse comprometimento deve ser mútuo. Exige esforço e sacrifícios de ambos os lados. Mas o resultado vale a pena. Pergunte-se: ‘Estou disposto a dar de mim mesmo, meu tempo e meus recursos em favor de meu amigo?’ Lembre-se: para ter um bom amigo, primeiro você precisa ser um bom amigo.

O QUE AS PESSOAS PROCURAM NUM AMIGO

Irene: “Manter uma amizade é como cultivar um lindo jardim — exige muito tempo e cuidado. Comece por se esforçar em ser um bom amigo. Seja generoso em demonstrar bondade e interesse pessoal. E esteja disposto a dar de seu tempo quando seu amigo precisar de você.”
Luís: “A sociedade em que vivemos incentiva a pessoa a pensar apenas em si mesma em vez de se preocupar com os outros. Por isso, é muito significativo quando alguém mostra interesse real em você sem querer nada em troca.”

O QUE A BÍBLIA DIZ?

“Tratem as outras pessoas da maneira que vocês gostariam de ser tratados por elas. Deem aos outros e também será dado a vocês.”(Lucas 6:31, 38Bíblia Fácil de Ler) Nesse texto, Jesus recomenda o altruísmo e a generosidade. Essas qualidades ajudam a desenvolver boas amizades. Se você se dedica a favor de seus amigos sem esperar algo em troca, eles vão querer se aproximar de você.

2. Tenha uma boa comunicação

Uma amizade verdadeira não se desenvolve sem uma comunicação regular. Então, conversem sobre seus interesses em comum. Ouça o que seu amigo tem a dizer e respeite sua opinião. Sempre que possível, dê elogios e incentive seu amigo. Às vezes, um amigo precisa de conselho ou até mesmo de correção. Isso nem sempre é fácil de dar. Mas um amigo leal terá a coragem de trazer à atenção uma falha grave e, com tato, dar a orientação necessária.

O QUE AS PESSOAS PROCURAM NUM AMIGO

Juan: “Um amigo de verdade deve se sentir à vontade para expressar suas opiniões e não deve ficar ofendido quando você não concorda com ele.”
Eunice: “O que eu mais valorizo são amigos que estão dispostos a passar tempo comigo e me ouvir, principalmente quando estou com problemas.”
Silvina: “Verdadeiros amigos falam a verdade a você — mesmo sabendo que isso pode magoar — porque querem o melhor para você.”

O QUE A BÍBLIA DIZ?

“Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor.” (Tiago 1:19) Bons amigos sempre apreciam um ouvido atento. Dominar a conversa, porém, dá a impressão de que achamos nossa opinião mais importante do que a do outro. Então, dê atenção quando um amigo quer falar com você sobre algo pessoal ou alguma preocupação que ele tem. E não fique ofendido se for a seu respeito. “Fiéis são os ferimentos infligidos por alguém que ama”, diz Provérbios 27:6. 

3. Seja realista
Quanto mais você conhece seu amigo, maior é a probabilidade de ver as falhas dele. Nossos amigos não são perfeitos, assim como nós também não somos. Por isso, não devemos esperar nem exigir perfeição de nossos amigos. Em vez disso, é bom valorizar as boas qualidades deles e não levar em conta seus erros.

O QUE AS PESSOAS PROCURAM NUM AMIGO

Samuel: “Geralmente esperamos mais dos outros do que de nós mesmos. Quando reconhecemos que erramos e que precisamos de perdão, estamos mais dispostos a perdoar os outros.”
Daniel: “Aceite o fato de que seus amigos vão cometer erros. Quando surgirem problemas, devemos nos esforçar para resolvê-los prontamente e fazer tudo a nosso alcance para esquecê-los.”

O QUE A BÍBLIA DIZ?







Está disposto a perdoar outros? — Colossenses 3:13, 14
“Todos nós tropeçamos muitas vezes. Se alguém não tropeçar em palavra, este é homem perfeito, capaz de refrear também todo o seu corpo.” (Tiago 3:2) Reconhecer essa verdade simples nos ajuda a ser compreensivos com nossos amigos. Isso, por sua vez, fará com que deixemos passar falhas e erros menores que poderiam nos irritar. A Bíblia diz:“Continuai a suportar-vos uns aos outros e a perdoar-vos uns aos outros liberalmente, se alguém tiver razão para queixa contra outro. . . . Além de todas estas coisas, porém, revesti-vos de amor, pois é o perfeito vínculo de união.”— Colossenses 3:13, 14. 

4. Amplie seu círculo de amizades

É verdade que precisamos escolher bem nossos amigos. Mas isso não significa que vamos limitar nossas escolhas a pessoas de certa idade ou formação. Interessar-se por pessoas de todas as idades, culturas e nacionalidades pode enriquecer sua vida.

O QUE AS PESSOAS PROCURAM NUM AMIGO

Hugo: “Ter amigos apenas da mesma idade e com os mesmos gostos que você é como vestir uma roupa de sua cor favorita o tempo todo. Não importa o quanto você goste dessa cor, em algum momento você acaba se cansando dela.”
Flávia: “Ampliar meu círculo de amigos me dá a oportunidade de amadurecer como pessoa. Aprendi a me dar bem com pessoas de todas as idades e formações, e isso me ajuda a ser mais extrovertida e flexível. Meus amigos realmente gostam disso.”

Está se esforçando a conhecer pessoas diferentes? — 2 Coríntios 6:13

O QUE A BÍBLIA DIZ?

“Falo como se fosse a meus filhos: ampliai largamente vossos corações.” (2 Coríntios 6:13Bíblia Vozes) A Bíblia nos incentiva a conhecer pessoas de todas as formações. Isso torna nossa vida mais interessante e faz com que outros gostem de nós.

O que fazer se me sinto sozinho?

O que você pode fazer

1. Concentre-se nos seus pontos fortes. (2 Coríntios 11:6) Embora seja bom conhecer suas falhas, reconheça que você também tem muito a oferecer. Reconhecer seus pontos fortes lhe dará a confiança que precisa para se libertar da imagem negativa que tem de si mesmo e vencer a solidão. Pergunte-se: ‘Quais são meus pontos fortes?’ Pense em algumas de suas habilidades ou características positivas.
2. Mostre interesse sincero pelos outros. Comece demonstrando interesse em apenas algumas pessoas. Um jovem chamado Jorge disse: “Percebo que simplesmente perguntar a outros como estão, ou perguntar sobre o seu trabalho, ajuda a conhecê-los melhor.




Você pode construir uma ponte sobre o abismo que o separa das pessoas
Dica: Não se limite a pessoas da sua idade. Algumas das amizades mais fortes registradas na Bíblia eram entre pessoas de idades bem diferentes, como Rute e Noemi, Davi e Jonatã, e Timóteo e Paulo. (Rute 1:16, 17; 1 Samuel 18:1; 1 Coríntios 4:17) Não se esqueça também que uma conversa é uma troca de ideias, não um monólogo. As pessoas gostam de bons ouvintes. Então, se você tem a tendência de ser tímido, lembre-se: você não precisa falar o tempo todo.
3. ‘Compartilhe os sentimentos.’ (1 Pedro 3:8) Mesmo que você não concorde com o ponto de vista da outra pessoa, seja paciente e deixe-a falar. Tente conversar sobre assuntos em que vocês concordam. Se achar que precisa discordar de algo, faça isso com calma e tato.
Dica: Fale com outros da maneira como gostaria que falassem com você. Discutir por qualquer coisa, zombar, insultar ou fazer os outros acharem que estão sempre errados apenas os afasta de você. Eles vão gostar mais de você se ‘as suas palavras forem sempre agradáveis’. — Colossenses 4:6Bíblia Fácil de Ler.

Como lidar com a solidão?

O DESAFIO

“Eu tinha duas amigas que faziam as coisas juntas e me deixavam de fora. Eu estava sempre ouvindo o quanto elas tinham se divertido. Uma vez, eu liguei para a casa de uma delas enquanto a outra estava lá e, quando alguém atendeu, deu para ouvir as duas rindo e conversando. Saber que elas estavam se divertindo e que eu não estava junto, fez com que eu me sentisse ainda mais sozinha!” — Marina. *
Já se sentiu sozinho ou rejeitado? Se esse for seu caso, a Bíblia poderá ajudar você. Mas veja primeiro algumas coisas que você precisa saber sobre a solidão.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Quase todo mundo se sente sozinho de vez em quando. Isso inclui pessoas que parecem populares. Por quê? Porque geralmente não é a quantidade de amigos que faz uma pessoa se sentir sozinha ou não, mas a qualidade das amizadesAlguém que parece popular pode viver rodeado de pessoas, mas não ter nenhum amigo de verdade e, daí, se sentir sozinho.
A solidão pode prejudicar sua saúde. Pesquisadores analisaram os resultados de 148 estudos e concluíram que ter pouca interação social é um fator de risco de morte prematura, é “duas vezes mais prejudicial que a obesidade” e equivale a “fumar 15 cigarros por dia”.
A solidão pode deixar você vulnerável. Ela pode levar você a aceitar qualquer um como amigo. “Quando se sente sozinho, talvez você queira desesperadamente atenção”, diz um jovem chamado Alan. “Pode ser que você comece a pensar que qualquer atenção é melhor que nenhuma. E isso pode trazer problemas.”
A tecnologia nem sempre cura a solidão. “Mesmo que eu mandasse mensagens de texto ou e-mails para um monte de gente todo dia, eu ainda me sentiria terrivelmente sozinha”, diz uma jovem chamada Natalie. Um adolescente chamado Tyler também se sente assim. “Enviar mensagens é como lanchar, mas conversar cara a cara é como tomar uma refeição”, diz ele. “Lanchar é bom, mas você precisa de uma boa refeição para se sentir satisfeito.”

 O QUE VOCÊ PODE FAZER

Não imagine o pior. Digamos que você veja na internet fotos de seus amigos se divertindo em algum lugar. Só que você não foi convidado. Você tem duas opções: concluir que foi excluído de propósito ou pensar de forma positiva. Já que você não tem como saber tudo que estava envolvido, por que pensar o pior? Em vez disso, procure pensar em algum motivo válido para você não ter sido chamado. Geralmente, o que faz você se sentir sozinho não é a situação, mas sua maneira de encará-la. — Princípio bíblico: Provérbios 15:15.
Evite expressões exageradas. Quando você se sente sozinho, talvez pense: ‘Nunca me convidam para nada’ ou ‘As pessoas sempre me evitam.’ Termos como esses só vão fazer você se afundar ainda mais na solidão. Pensar assim pode criar um círculo vicioso: você se sente rejeitado, o que faz você se isolar, o que leva você a se sentir sozinho, o que faz você se sentir rejeitado. — Princípio bíblico:Provérbios 18:1.
Esteja disposto a fazer amizade com pessoas mais velhas. A Bíblia fala sobre Davi, que provavelmente era adolescente quando conheceu Jonatã — um homem 30 anos mais velho que ele. Apesar da diferença de idade, Davi e Jonatã se tornaram grandes amigos. (1 Samuel 18:1) O mesmo pode acontecer com você. Kiara, de 21 anos, diz: “Recentemente, passei a entender o valor de ter amigos mais velhos. Tenho amigos muito queridos bem mais velhos que eu. Eu os valorizo bastante por serem equilibrados e encararem as coisas de forma madura.” — Princípio bíblico: Jó 12:12.
Aprecie os benefícios de ficar sozinho. Algumas pessoas se sentem sozinhas sempre que não há ninguém por perto. Mas você não precisa se sentir sozinho só porque está sozinho. Por exemplo, Jesus gostava de estar com outras pessoas, mas ele também apreciava os momentos em que ficava só. (Mateus 14:23; Marcos 1:35) Você pode fazer o mesmo. Em vez de pensar que ficar sozinho é ruim, use momentos tranquilos para apreciar as coisas boas em sua vida. Ter uma atitude positiva pode tornar você alguém ainda mais interessante como amigo. — Provérbios 13:20.


De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...