O DESAFIO
“Eu tinha duas amigas que faziam as coisas juntas e me deixavam de fora. Eu estava sempre ouvindo o quanto elas tinham se divertido. Uma vez, eu liguei para a casa de uma delas enquanto a outra estava lá e, quando alguém atendeu, deu para ouvir as duas rindo e conversando. Saber que elas estavam se divertindo e que eu não estava junto, fez com que eu me sentisse ainda mais sozinha!” — Marina. *
Já se sentiu sozinho ou rejeitado? Se esse for seu caso, a Bíblia poderá ajudar você. Mas veja primeiro algumas coisas que você precisa saber sobre a solidão.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Quase todo mundo se sente sozinho de vez em quando. Isso inclui pessoas que parecem populares. Por quê? Porque geralmente não é a quantidade de amigos que faz uma pessoa se sentir sozinha ou não, mas a qualidade das amizades. Alguém que parece popular pode viver rodeado de pessoas, mas não ter nenhum amigo de verdade e, daí, se sentir sozinho.
A solidão pode prejudicar sua saúde. Pesquisadores analisaram os resultados de 148 estudos e concluíram que ter pouca interação social é um fator de risco de morte prematura, é “duas vezes mais prejudicial que a obesidade” e equivale a “fumar 15 cigarros por dia”.
A solidão pode deixar você vulnerável. Ela pode levar você a aceitar qualquer um como amigo. “Quando se sente sozinho, talvez você queira desesperadamente atenção”, diz um jovem chamado Alan. “Pode ser que você comece a pensar que qualquer atenção é melhor que nenhuma. E isso pode trazer problemas.”
A tecnologia nem sempre cura a solidão. “Mesmo que eu mandasse mensagens de texto ou e-mails para um monte de gente todo dia, eu ainda me sentiria terrivelmente sozinha”, diz uma jovem chamada Natalie. Um adolescente chamado Tyler também se sente assim. “Enviar mensagens é como lanchar, mas conversar cara a cara é como tomar uma refeição”, diz ele. “Lanchar é bom, mas você precisa de uma boa refeição para se sentir satisfeito.”
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Não imagine o pior. Digamos que você veja na internet fotos de seus amigos se divertindo em algum lugar. Só que você não foi convidado. Você tem duas opções: concluir que foi excluído de propósito ou pensar de forma positiva. Já que você não tem como saber tudo que estava envolvido, por que pensar o pior? Em vez disso, procure pensar em algum motivo válido para você não ter sido chamado. Geralmente, o que faz você se sentir sozinho não é a situação, mas sua maneira de encará-la. — Princípio bíblico: Provérbios 15:15.
Evite expressões exageradas. Quando você se sente sozinho, talvez pense: ‘Nunca me convidam para nada’ ou ‘As pessoas sempre me evitam.’ Termos como esses só vão fazer você se afundar ainda mais na solidão. Pensar assim pode criar um círculo vicioso: você se sente rejeitado, o que faz você se isolar, o que leva você a se sentir sozinho, o que faz você se sentir rejeitado. — Princípio bíblico:Provérbios 18:1.
Esteja disposto a fazer amizade com pessoas mais velhas. A Bíblia fala sobre Davi, que provavelmente era adolescente quando conheceu Jonatã — um homem 30 anos mais velho que ele. Apesar da diferença de idade, Davi e Jonatã se tornaram grandes amigos. (1 Samuel 18:1) O mesmo pode acontecer com você. Kiara, de 21 anos, diz: “Recentemente, passei a entender o valor de ter amigos mais velhos. Tenho amigos muito queridos bem mais velhos que eu. Eu os valorizo bastante por serem equilibrados e encararem as coisas de forma madura.” — Princípio bíblico: Jó 12:12.
Aprecie os benefícios de ficar sozinho. Algumas pessoas se sentem sozinhas sempre que não há ninguém por perto. Mas você não precisa se sentir sozinho só porque está sozinho. Por exemplo, Jesus gostava de estar com outras pessoas, mas ele também apreciava os momentos em que ficava só. (Mateus 14:23; Marcos 1:35) Você pode fazer o mesmo. Em vez de pensar que ficar sozinho é ruim, use momentos tranquilos para apreciar as coisas boas em sua vida. Ter uma atitude positiva pode tornar você alguém ainda mais interessante como amigo. — Provérbios 13:20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário