domingo, 26 de fevereiro de 2017

Viver com o que se ganha — como é possível?

IMAGINE que você tem um pequeno balão com um furo e precisa mantê-lo cheio de ar. Como fará isso? Se a quantidade de ar que você soprar no balão for pelo menos o mesmo tanto de ar que sair pelo furo, o balão ficará cheio.
Isso é basicamente o que significa viver com o que se ganha. Sua renda pode ser comparada ao ar que você sopra dentro do balão. Suas despesas são como o ar que escapa pelo furo. O desafio é não permitir que as despesas excedam sua renda.
Embora a ideia básica pareça simples, aplicá-la e se beneficiar dela é outra história. As pessoas evitariam muitas dificuldades econômicas se apenas seguissem esse conceito básico. Como fazer isso? Onde podemos encontrar orientações que realmente funcionam? A Bíblia fornece muitas informações úteis sobre esse assunto. Vamos examinar brevemente o que ela diz.

Princípios bíblicos que ajudam

A Bíblia contém muitos princípios práticos que podem ajudá-lo a administrar suas finanças. Ao examinar alguns deles, veja como eles podem ajudar você a viver com o que ganha.

Faça um plano, ou orçamento.

Para administrar bem suas finanças, você precisa saber quanto dinheiro ganha e para onde ele vai. A Bíblia diz: “Os planos do diligente seguramente resultam em vantagem, mas todo precipitado seguramente se encaminha para a carência.” (Provérbios 21:5) Alguns usam o sistema de envelopes. Cada envelope representa um tipo de despesa, como “Alimentação”, “Aluguel” ou “Roupa”. Não importa se você usa esse método simples ou algo mais elaborado, o importante é que saiba para onde está indo o seu dinheiro, sempre colocando as necessidades à frente do que é supérfluo.

Evite a inveja.

Muitos que vivem em países em desenvolvimento anseiam ter as coisas que as pessoas de nações industrializadas têm. Outra situação comum é a tentação de se obter aquilo que os vizinhos ostentam. Isso pode ser uma armadilha. Talvez nem mesmo o vizinho consiga pagar essas coisas. Por que imitar essa tolice e acabar se metendo em dificuldades? A Bíblia adverte: “O homem de olho ávido corre atrás da riqueza, e não sabe que a necessidade cairá sobre ele.” — Provérbios 28:22Bíblia de Jerusalém.

Leve uma vida simples.

Jesus alertou seus seguidores sobre manter o olho  “singelo”, ou simples. (Mateus 6:22) Insistir em comer caviar e beber um vinho caro quando tudo o que se pode pagar é um prato de arroz e feijão e um suco pode facilmente levar alguém à ruína financeira. Segundo um relatório do Banco de Desenvolvimento Asiático, quase um terço dos habitantes das Filipinas e mais da metade das pessoas que vivem na Índia estão abaixo da linha de pobreza para a Ásia, que é cerca de 1 dólar e 35 centavos por dia. Quando se ganha tão pouco assim, o melhor a fazer é se concentrar nas coisas básicas. No entanto, mesmo em países ricos, esse princípio pode ajudar as pessoas a evitar muitos problemas financeiros.

Contente-se com o que realmente é necessário.

Isso está em harmonia com o conselho de levar uma vida simples. A Bíblia diz o seguinte em 1 Timóteo 6:8: “Tendo sustento e com que nos cobrir, estaremos contentes com estas coisas.” Algumas das pessoas mais felizes no mundo têm pouco dinheiro; elas encontram satisfação naquilo que já têm, o que inclui não apenas as coisas materiais, mas também o amor da família e dos amigos. — Provérbios 15:17.

Evite dívidas desnecessárias.

A seguinte declaração da Bíblia é verdadeira: “O rico é quem domina sobre os de poucos meios, e quem toma emprestado é servo do homem que empresta.” (Provérbios 22:7) Apesar de haver circunstâncias em que contrair dívidas é inevitável, quem faz dívidas desnecessárias só para comprar o que deseja muitas vezes acaba se afundando em sentido financeiro. Isso se dá especialmente quando se usa cartão de crédito. A revista Time declarou: “Quando temos nosso cartão na mão, perdemos o bom senso e passamos a comprar tudo o que vemos.” Eric, que mora nas Filipinas, diz: “Quando uso o cartão, acabo sempre comprando mais do que quando pago em dinheiro. Na hora de pagar a fatura, meu orçamento vai por água abaixo.” Realmente, é preciso ter muito cuidado com o crédito fácil. — 2 Reis 4:1; Mateus 18:25

Economize antes de comprar.

Embora isso pareça fora de moda, economizar antes de fazer uma compra na verdade é uma das melhores maneiras de evitar problemas financeiros. Por fazer isso, muitos têm evitado dívidas e as dores que as acompanham, como altas taxas de juros, que acabam aumentando o preço de tudo o que a pessoa compra. A Bíblia fala da formiga como sendo ‘sábia’ porque ‘recolhe seus alimentos na própria colheita’ para uso futuro. — Provérbios 6:6-8; 30:24, 25.

Aprender de outros

Os conselhos da Bíblia que acabamos de considerar podem parecer muito bons, mas será que realmente ajudam as pessoas a viver com o que ganham? Vejamos o exemplo de alguns que seguiram esses conselhos e se saíram bem em lidar com os desafios financeiros.
Diosdado, pai de quatro filhos, admite que a recente crise financeira tornou mais difícil  satisfazer as necessidades de sua família. Ainda assim, ele reconhece o valor de um orçamento. “Coloco no papel cada centavo que ganho”, diz ele. “Faço uma lista de tudo o que gasto.” Danilo segue o mesmo princípio. O pequeno negócio que ele e a esposa tinham foi à falência. Mesmo assim, eles conseguem pagar as contas por equilibrar o orçamento. Ele diz: “Sabemos quanto dinheiro entra todo mês, e também quanto sai. Com base nisso, analisamos em detalhes quanto podemos gastar.”
‘Em vez de usar transporte público para ir às reuniões cristãs, agora vamos a pé’

Para manter o orçamento sob controle, alguns acharam necessário cortar despesas. Myrna, uma viúva que cria três filhos, diz: “Em vez de usar transporte público para ir às reuniões cristãs, agora eu e meus filhos vamos a pé.” Myrna se esforça para ajudar seus filhos a aprender o valor de levar uma vida simples. Ela diz: “Tento dar um bom exemplo em aplicar o princípio de 1 Timóteo 6:8-10, que mostra a importância de estar contente com o que se tem.”
Gerald, pai de dois filhos, faz algo similar. Ele diz: “No nosso estudo bíblico em família, conversamos sobre relatos de cristãos que se concentram no que realmente vale a pena, as coisas espirituais. Os resultados são animadores porque nossos filhos não ficam pedindo coisas desnecessárias.”

“Evito comprar por impulso”


Janet é solteira e serve como instrutora voluntária da Bíblia por tempo integral nas Filipinas. Recentemente, ela perdeu o emprego, mas ainda consegue viver com o que tem. “Faço isso por ter autodisciplina e ser criativa”, diz ela. “Em vez de ir ashopping centers procuro comprar em lojas que oferecem preços melhores. Por que pagar mais quando posso comprar o que preciso por um preço mais em conta? Também evito comprar por impulso.” Janet vê a sabedoria prática de economizar. Ela diz: “Se por acaso sobra algum dinheiro, mesmo que pouco, guardo para uma despesa inesperada.”
A respeito de cartões de crédito, Eric, já mencionado, diz: “Só uso o cartão em emergências.” Diosdado concorda com isso: “Para me controlar, normalmente deixo meu cartão de crédito no escritório.”

Você pode viver com o que ganha

De fato, muitos estão descobrindo que, apesar de a Bíblia ser um livro que fala principalmente de coisas espirituais, ela também dá orientações que podem nos beneficiar em sentido material. (Provérbios 2:6; Mateus 6:25-34) Por aplicar os princípios bíblicos analisados neste artigo e por aprender de outros que se beneficiaram de seguir esses princípios, você também pode viver com o que ganha. Por fazer isso, poderá se livrar das muitas dificuldades e ansiedades que afligem milhões de pessoas hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...