quarta-feira, 28 de junho de 2017

O que a Bíblia diz sobre casamento entre pessoas de raças diferentes?

A resposta da Bíblia

Deus aprova o casamento entre um homem e uma mulher que são de raças diferentes porque, para ele, todas as raças são iguais. A Bíblia diz: “Deus trata a todos de modo igual . . . , seja qual for a sua raça.” — Atos 10:34, 35Bíblia na Linguagem de Hoje.
Veja alguns princípios bíblicos que tratam de igualdade racial e casamento.

Todas as raças têm a mesma origem

Todos os humanos são descendentes do primeiro homem, Adão, e de sua esposa, Eva, a quem a Bíblia chama de “mãe de todos os viventes”. (Gênesis 3:20) Por isso, a Bíblia diz que Deus “fez de um só homem toda nação dos homens”. (Atos 17:26Independentemente de raça, todos os humanos fazem parte de uma só família. Mas o que dizer se existe muito preconceito racial ou distinção de classes onde você mora?

Os sábios “se consultam mutuamente”

Embora o casamento entre pessoas de raças diferentes seja perfeitamente aceitável para Deus, nem todos pensam assim. (Isaías 55:8, 9) Se você está pensando em se casar com alguém de outra raça, você e seu futuro cônjuge devem conversar sobre o seguinte:
  • Se seus vizinhos ou parentes fizerem algum tipo de pressão, como vocês vão lidar com isso?
  • Se tiverem filhos, como os ajudarão a lidar com o preconceito?
Por ‘se consultarem mutuamente’ nesses assuntos, seu casamento poderá ser feliz. — Provérbios 13:10; 21:5.

‘Mais vale uma boa reputação do que muitas riquezas’

UM BOM nome, ou uma boa reputação, tem um valor tão grande que em alguns países ele é até protegido pelas leis. Essas leis podem proteger uma pessoa de calúnia ou difamação, que é quando alguém faz ou diz algo só para sujar a reputação de alguém. Isso nos lembra de um provérbio antigo, que diz: “Mais vale um bom nome [ou “boa reputação”, nota] do que muitas riquezas; ser estimado é melhor do que prata e ouro.” (Provérbios 22:1) Então, o que precisamos fazer para ter uma boa reputação e ser respeitados pelos outros? A Bíblia dá ótimas sugestões.
Por exemplo, no Salmo 15 é feita a seguinte pergunta: ‘Quem pode ser hóspede na tenda [de Deus]?’ Daí o escritor responde: “Aquele que . . . faz o que é certo e que fala a verdade no coração. Ele não usa a língua para caluniar. Não faz nenhum mal ao seu próximo e não difama seus amigos. Ele rejeita aquele que é desprezível . . . Não deixa de cumprir a sua promessa, mesmo com prejuízo para si. . . . E não aceita suborno contra o inocente.” (Salmo 15:1-5) Você com certeza respeitaria uma pessoa assim, não é verdade?
Outra qualidade que contribui muito para sermos respeitados é a humildade. Provérbios 15:33 diz: “Antes da glória vem a humildade.” A pessoa humilde vê onde precisa melhorar e se esforça bastante para conseguir isso. Ela também sempre está disposta a perdoar quem a ofende. (Tiago 3:2) Já a pessoa orgulhosa é bem diferente; ela cria caso por qualquer ofensa que sofre. Mas Provérbios 16:18 diz: “O orgulho vem antes da queda, e o espírito arrogante antes do tropeço.”
Mas o que fazer se alguém sujar a sua reputação? Será que você deve tentar resolver o assunto enquanto estiver com a cabeça quente? Pergunte-se: ‘Se eu ficar tentando me defender, falando muito sobre o assunto, será que não vou acabar espalhando ainda mais a mentira?’ É verdade que às vezes precisamos recorrer à justiça para resolver um assunto, mas a Bíblia dá um conselho muito sábio: “Não se apresse para entrar numa disputa judicial.” (Provérbios 25:8, 9) * Agir assim, de forma mais equilibrada, pode até evitar que você gaste dinheiro com um processo na justiça.
A Bíblia é muito mais do que um livro sobre religião. Seus conselhos nos ajudam em todos os aspectos da nossa vida. Se aplicarmos esses conselhos, vamos desenvolver qualidades que vão melhorar nossa reputação e aumentar o respeito das pessoas por nós.

Como posso lidar com o estresse?

Você anda estressado?
  • Estresse? Nem sei o que é isso
  • Estou dando conta
  • Estou no limite
  • O estresse está me matando
LIDAR com o estresse é como puxar um contêiner pesadíssimo. Um caminhão grande pode cruzar o país com um peso desses sem dificuldade. Mas um carro não. Se tentasse, mesmo que por uma curta distância, isso poderia acabar com o motor. O mesmo pode acontecer com o seu “motor” se você estiver extremamente estressado.
Será que existe solução para isso? Claro que sim! Você precisa aliviar sua carga ou aumentar a potência de seu “motor” para ele não fundir. Na verdade, você pode fazer as duas coisas. Vejamos como.

Alivie sua carga

DESAFIO: Agenda lotada.

“Quando alguém me pede para ajudar em alguma coisa ou me convida para sair, não consigo dizer não, mesmo que eu tenha coisas para fazer.” — Karina. *

SOLUÇÃO: Aprenda a dizer não.

“A sabedoria está com os modestos”, diz a Bíblia. (Provérbios 11:2) Ser modesto, ou seja, aceitar suas limitações, o ajudará a dizer não quando a carga for pesada demais para você carregar.
É lógico que nem sempre você poderá dizer não — por exemplo, quando seus pais pedem que você faça algum serviço em casa. Mas, se deixar que todo mundo aumente sua carga, você vai ficar sobrecarregado. Até mesmo os maiores caminhões têm um limite de carga.
Dica: Se você tem a tendência de fazer favores só para não magoar os outros, tente dizer: “Posso responder depois?” Assim, antes de dar uma resposta definitiva, pergunte a si mesmo:  ‘Terei tempo e disposição suficientes para assumir esse compromisso?’

DESAFIO: Hábito de deixar as coisas para depois.

“Se uma tarefa parece difícil, deixo para depois. Mas essa pendência acaba me incomodando. Quando finalmente começo, tenho de correr para terminá-la, e isso me deixa estressada.” — Serena.

SOLUÇÃO: Comece — mesmo que não termine logo.

“Não sejais indolentes [preguiçosos] nos vossos quefazeres”, aconselha a Bíblia. (Romanos 12:11) Fazer uma tarefa difícil já é ruim. Então, por que ficar adiando o serviço se isso só vai piorar a situação?
Para criar ânimo, faça uma lista do que precisa fazer. Divida as tarefas grandes em etapas menores. “Gosto muito de fazer listas”,  diz uma jovem chamada Carol. “Geralmente começo com as coisas que não gosto. À medida que elas vão ficando para trás, fica mais fácil fazer as outras. Quando me dou conta, já chegou a vez de fazer as mais divertidas!”
Dica: Para criar coragem de começar uma tarefa difícil, primeiro coloque um relógio para despertar 10 ou 15 minutos depois de ter começado. Quando o alarme tocar, talvez fique surpreso em ver que não será tão difícil continuar.
Não deixe seu quarto bagunçado! Quando você precisa revirar a bagunça para achar sua lição de casa ou roupas limpas, o estresse aumenta. Para ter uma manhã mais tranquila, reserve cinco minutos antes de ir dormir para arrumar as coisas.

Aumente a potência do seu “motor”



Veja se seu “motor” está aguentando a carga que você precisa carregar

Cuide do seu corpo.

Especialistas concordam que ter uma alimentação saudável, exercitar-se regularmente e dormir o suficiente ajudarão você a ser mais produtivo. * Mas não se preocupe — cuidar do corpo não é tão complicado assim. Você pode começar com pequenas mudanças. Por exemplo, veja a questão do sono. Tente o seguinte:
  1. Durma o suficiente. Tenha um horário para ir dormir e para acordar, pelo menos nos dias em que você estuda ou trabalha.
  2. Faça questão de tirar tempo para relaxar antes de dormir. Não se exercite três horas antes de ir para cama. Evite também lanches pesados e cafeína perto da hora de dormir.
  3. Quando chegar a hora de ir dormir, certifique-se que o quarto esteja escuro, silencioso e aconchegante.

Peça ajuda.

Não tenha vergonha de pedir ajuda a seus pais e amigos. Será que isso resolve alguma coisa? Sim. Pesquisas mostram que receber apoio emocional reduz os danos que o aumento do estresse causa no coração, vasos sanguíneos e sistema imunológico.
Essas pesquisas concordam com o que a Bíblia diz: “A ansiedade no coração do homem é o que o fará curvar-se, mas a boa palavra é o que o alegra.” (Provérbios 12:25) Quando a “ansiedade” se torna pesada demais, amigos verdadeiros podem dar uma “boa palavra” de incentivo, que talvez seja exatamente o que você precisa.
Você ainda precisa de ajuda para lidar com o estresse? Veja os seguintes capítulos nos Volumes 1 e 2 do livro Os Jovens Perguntam— Respostas Práticas, publicado pelas Testemunhas de Jeová.
VOLUME 1
  • Capítulo 18: Como posso lidar com o estresse na escola?
  • Capítulo 21: Como usar melhor o tempo?
VOLUME 2
  • Capítulo 26: Como posso controlar minhas emoções?
  • Capítulo 27: Por que acho que tenho de ser perfeito?

QUE TAL PERGUNTAR A SEUS PAIS?

O que deixa vocês estressados em sua rotina? Por experiência própria, que coisas vocês acham que ajudam mais a lidar com o estresse?

Será que sempre quero tudo perfeito?

A resposta talvez seja sim se você . . .
  • não aceita tirar menos do que 10 numa prova.
  • prefere não tentar coisas novas por medo de fracassar.
  • se sente ameaçado por qualquer crítica e leva isso para o lado pessoal.
Mas será que isso realmente importa?

 Qual o problema em querer tudo perfeito?

Não tem problema nenhum em tentar fazer o seu melhor. Mas veja o que um livro * sobre perfeccionismo disse: “Uma coisa é querer fazer as coisas do melhor modo possível. Outra bem diferente é a obsessão para alcançar uma meta impossível.” O livro também disse: “O perfeccionismo torna a vida muito difícil porque, sendo bem sincero, ninguém é perfeito.”
A Bíblia confirma isso. Ela diz: “Não há nenhum homem justo na terra que sempre faça o que é bom.” (Eclesiastes 7:20) Você não é perfeito, então nem sempre vai se sair bem em tudo.
Você acha isso difícil de aceitar? Se a resposta for sim, veja quatro maneiras em que o perfeccionismo pode te atrapalhar.
  1. O modo como você se vê. Os perfeccionistas colocam metas muito grandes para eles mesmos, e isso é um prato cheio para ficar frustrado. “Pra falar a verdade, não vamos ser bons em tudo o que fazemos. E se a gente fica se cobrando por não ser perfeito, vamos acabar ficando sem confiança nenhuma. Isso deixa qualquer um pra baixo.” — Alicia.
  2. O modo como você encara as críticas. Às vezes as pessoas nos dão dicas de como podemos melhorar. Mas quem é perfeccionista leva isso para o lado pessoal. Um jovem chamado Jeremy disse: “Quando outros me corrigem, eu me sinto muito mal. Ser perfeccionista impede você de reconhecer que tem limitações e de aceitar ajuda.”
  3. O modo como você vê as outras pessoas. Os perfeccionistas têm a tendência de criticar outros, e é fácil entender por quê. Anna, de 18 anos, disse: “Quando você exige perfeição de você mesmo, você espera que todo mundo também seja perfeito. E quando as pessoas não fazem as coisas exatamente como você esperava, você acaba ficando frustrado com elas.”
  4. O modo como outros enxergam você. Se você espera muito dos outros, não estranhe se as pessoas começarem a ficar longe de você! Beth, de 29 anos, disse: “É muito cansativo ter que fazer de tudo pra agradar alguém perfeccionista. Ninguém quer ficar perto de uma pessoa assim!”

 Como melhorar

A Bíblia diz: “Que a sua razoabilidade seja conhecida.” (Filipenses 4:5) Pessoas razoáveis são equilibradas no que esperam dos outros e delas mesmas.
“Já tem tanta coisa nesse mundo pra estressar a gente. Por que acrescentar mais estresse querendo que tudo seja perfeito? Isso ninguém aguenta!” — Nyla.
A Bíblia diz: “Ande modestamente com o seu Deus!” (Miqueias 6:8) Pessoas modestas reconhecem que têm limites. Elas não tentam fazer mais do que conseguem. Também não gastam mais tempo do que podem numa atividade.
“No meu caso, pra cumprir bem as minhas responsabilidades, não posso abraçar o mundo. Só posso fazer uma coisa por vez.” — Hailey.
A Bíblia diz: “Tudo o que a sua mão achar para fazer, faça-o com toda a sua força.” (Eclesiastes 9:10) Se você parar de ser perfeccionista, isso não quer dizer que vai ser preguiçoso. O segredo é equilíbrio: ser esforçado, mas também reconhecer seus limites e ser razoável.
“Quando eu faço uma coisa, eu procuro caprichar. Sei que nunca vai ficar perfeito, mas fico feliz em saber que dei o meu melhor.” — Joshua.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Se um casal está apaixonado, seria errado eles morarem juntos sem se casar?

A Bíblia diz claramente que “Deus julgará os fornicadores”. (Hebreus 13:4) A palavra grega para “fornicação”, por·neí·a, inclui o sexo antes do casamento. Assim, aos olhos de Deus, seria errado um homem e uma mulher que não são casados morarem juntos — mesmo que tenham a intenção de se casar mais tarde.
E se eles estiverem muito apaixonados? Deus ainda exige que se casem antes de ter relações sexuais. Foi Deus quem nos criou com a capacidade de amar. A principal qualidade de Deus é o amor. (1 João 4:8) Por isso, ele tem bons motivos para insistir que apenas pessoas casadas tenham o direito de fazer sexo.

Os cristãos podem usar contraceptivos?

A resposta da Bíblia

Jesus não disse que seus seguidores eram obrigados a ter filhos. Também nenhum dos primeiros discípulos de Jesus deu algum tipo de orientação nesse sentido. Não há nada escrito na Bíblia que condene o controle de natalidade. Nesse respeito, aplica-se o princípio deRomanos 14:12: “Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.”
Assim, os casais têm a liberdade de decidir se querem ou não ter filhos. Eles também podem decidir quantos filhos terão e quando. Se o marido e a esposa quiserem usar um método não abortivo de contracepção para evitar a gravidez, isso é decisão e responsabilidade deles. Ninguém deve julgá-los. — Romanos 14:4,10-13.

A Bíblia permite o divórcio?

A resposta da Bíblia

Sim, a Bíblia permite o divórcio. Mas Jesus disse que há apenas uma razão aceitável para pôr fim ao casamento: “Todo aquele que se divorciar de sua esposa, exceto em razão de fornicação [sexo fora do casamento], e se casar com outra, comete adultério.” — Mateus 19:9.
Deus odeia quando alguém se divorcia por motivos enganosos e traiçoeiros. Ele ajustará contas pessoalmente com os que abandonam seu cônjuge sem motivo bíblico, em especial quando fazem isso para ficar com outra pessoa. — Malaquias 2:13-16; Marcos 10:9.

O que as Testemunhas de Jeová pensam sobre o divórcio?

Nosso conceito se baseia no que a Bíblia diz sobre o casamento e o divórcio. Foi Deus quem criou o casamento. A vontade de Deus é que o casamento seja uma união permanente entre um homem e uma mulher. Segundo a Bíblia, o único motivo válido para o divórcio é a imoralidade sexual, como a traição, por exemplo. — Mateus 19:5, 6, 9.

As Testemunhas de Jeová dão ajuda para casais em crise?

Sim, de várias maneiras:
  • Publicações. Nossas revistas, livros e vídeos sempre têm assuntos que podem ajudar os casados, até mesmo os que parecem ser casos perdidos. Por exemplo, veja os artigos “Manter o compromisso com o seu casamento”, “Aprenda a perdoar” e “Recuperar a confiança no casamento”.
  • Reuniões. Nossas reuniões, assembleias e congressos sempre dão conselhos práticos para o casamento. Os conselhos são baseados na Bíblia.
  • Anciãos. Esses homens podem dar ajuda particular a casais em crise, mostrando conselhos bíblicos, como por exemplo o conselho de Efésios 5:22-25.

Os anciãos precisam autorizar o divórcio de uma Testemunha de Jeová?

Não. Mesmo quando os anciãos estão ajudando um casal, eles não podem dizer ao marido ou à esposa o que fazer. (Gálatas 6:5) Mas alguém que escolhe se divorciar sem nenhum motivo válido não pode ter cargos na congregação e, de acordo com a Bíblia, não está livre para se casar novamente. — 1 Timóteo 3:1, 5, 12.

Como as Testemunhas de Jeová encaram a separação?

A Bíblia aconselha que os casados fiquem juntos mesmo em circunstâncias difíceis. (1 Coríntios 7:10-16) Muitos problemas podem ser resolvidos por meio de orações sinceras, dos conselhos da Bíblia e por mostrar amor. — 1 Coríntios 13:4-8; Gálatas 5:22.
Mas alguns cristãos decidem se separar do marido ou da esposa por causa de situações extremas, por exemplo:
  • Quando o marido se recusa a sustentar a família. — 1 Timóteo 5:8.
  • Quando o marido ou a esposa sofre sérias agressões físicas no casamento. — Salmo 11:5.
  • Quando o marido ou a esposa torna impossível que a outra pessoa sirva a Deus. Por exemplo, um marido ou uma esposa talvez obrigue uma Testemunha de Jeová a desobedecer as ordens de Deus. Em casos assim, a vítima talvez sinta que a separação é a única maneira de “obedecer a Deus como governante em vez de a homens”. — Atos 5:29.

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...