quarta-feira, 28 de junho de 2017

‘Mais vale uma boa reputação do que muitas riquezas’

UM BOM nome, ou uma boa reputação, tem um valor tão grande que em alguns países ele é até protegido pelas leis. Essas leis podem proteger uma pessoa de calúnia ou difamação, que é quando alguém faz ou diz algo só para sujar a reputação de alguém. Isso nos lembra de um provérbio antigo, que diz: “Mais vale um bom nome [ou “boa reputação”, nota] do que muitas riquezas; ser estimado é melhor do que prata e ouro.” (Provérbios 22:1) Então, o que precisamos fazer para ter uma boa reputação e ser respeitados pelos outros? A Bíblia dá ótimas sugestões.
Por exemplo, no Salmo 15 é feita a seguinte pergunta: ‘Quem pode ser hóspede na tenda [de Deus]?’ Daí o escritor responde: “Aquele que . . . faz o que é certo e que fala a verdade no coração. Ele não usa a língua para caluniar. Não faz nenhum mal ao seu próximo e não difama seus amigos. Ele rejeita aquele que é desprezível . . . Não deixa de cumprir a sua promessa, mesmo com prejuízo para si. . . . E não aceita suborno contra o inocente.” (Salmo 15:1-5) Você com certeza respeitaria uma pessoa assim, não é verdade?
Outra qualidade que contribui muito para sermos respeitados é a humildade. Provérbios 15:33 diz: “Antes da glória vem a humildade.” A pessoa humilde vê onde precisa melhorar e se esforça bastante para conseguir isso. Ela também sempre está disposta a perdoar quem a ofende. (Tiago 3:2) Já a pessoa orgulhosa é bem diferente; ela cria caso por qualquer ofensa que sofre. Mas Provérbios 16:18 diz: “O orgulho vem antes da queda, e o espírito arrogante antes do tropeço.”
Mas o que fazer se alguém sujar a sua reputação? Será que você deve tentar resolver o assunto enquanto estiver com a cabeça quente? Pergunte-se: ‘Se eu ficar tentando me defender, falando muito sobre o assunto, será que não vou acabar espalhando ainda mais a mentira?’ É verdade que às vezes precisamos recorrer à justiça para resolver um assunto, mas a Bíblia dá um conselho muito sábio: “Não se apresse para entrar numa disputa judicial.” (Provérbios 25:8, 9) * Agir assim, de forma mais equilibrada, pode até evitar que você gaste dinheiro com um processo na justiça.
A Bíblia é muito mais do que um livro sobre religião. Seus conselhos nos ajudam em todos os aspectos da nossa vida. Se aplicarmos esses conselhos, vamos desenvolver qualidades que vão melhorar nossa reputação e aumentar o respeito das pessoas por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...