“Eu achava que uma pessoa poderia ir para três lugares depois de morrer: o céu, o inferno ou o purgatório. Eu sabia que eu não era tão bom assim para ir para o céu, mas também não era tão mau para ir para o inferno. E não entendia direito o que era esse tal de purgatório. Nunca tinha visto nada disso na Bíblia, mas era o que as pessoas diziam.” — Lionel.
“Aprendi que todas as pessoas vão para o céu depois que morrem, mas não acreditava muito nisso. Eu achava que a morte era o fim de tudo, que não havia nenhuma esperança para os mortos.” — Fernando.
Já se perguntou: ‘O que acontece quando morremos? Meus parentes e amigos falecidos estão sofrendo em algum lugar? Será que vou vê-los de novo? Como posso ter certeza?’ Considere o que a Palavra de Deus realmente ensina. Primeiro, vejamos como ela descreve a morte e depois que esperança a Bíblia dá.
O que acontece quando alguém morre?
A RESPOSTA DA BÍBLIA: “Os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem absolutamente nada, nem têm mais recompensa, porque toda lembrança deles caiu no esquecimento. Tudo o que a sua mão achar para fazer, faça-o com toda a sua força, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria na Sepultura, o lugar para onde você vai.” * — Eclesiastes 9:5, 10.
Em termos simples, a Sepultura é o lugar para onde os humanos vão quando morrem; é um lugar ou condição simbólicos onde toda consciência ou atividade deixa de existir. Vejamos o conceito que Jó, um homem fiel do passado, tinha sobre a Sepultura. Num só dia, Jó perdeu todos os seus bens e filhos. Depois, ele foi atingido por terríveis furúnculos em todo o corpo. Ele implorou a Deus: “Quem dera que me escondesses na Sepultura [“no inferno”, segundo a versão católica Douay, em inglês].” (Jó 1:13-19; 2:7; 14:13) Fica claro que Jó não achava que a Sepultura era um inferno de fogo, onde seu sofrimento seria ainda pior. Para ele, a Sepultura era um lugar de alívio.
Há outra maneira de descobrir o que acontece quando alguém morre. Podemos examinar os registros bíblicos sobre oito pessoas que foram ressuscitadas. — Veja o quadro “Oito ressurreições registradas na Bíblia”.
Nenhuma dessas pessoas falou sobre estar num lugar de imensa paz ou de tormento. Se elas tivessem ido para um desses lugares quando morreram, será que não teriam contado o que aconteceu? E será que isso não teria sido incluído no registro bíblico para que todos soubessem? Mas a Bíblia não menciona nada a respeito, indicando que essas oito pessoas não tinham nada a dizer sobre isso. Por quê? Porque não tinham consciência de nada, estavam como que num sono profundo. De fato, para explicar o que é a morte, às vezes a Bíblia a descreve como um sono. Por exemplo, ela diz que os fiéis Davi e Estêvão ‘adormeceram na morte’. — Atos 7:60; 13:36.
Então, que esperança há para os mortos? Eles podem acordar desse “sono”?