PRINCÍPIO BÍBLICO: ‘Quem será hóspede na tenda de Deus? Aquele que anda sem defeito e pratica a justiça e fala a verdade no seu coração.’ — Salmo 15:1, 2.
OS BENEFÍCIOS: A maioria das pessoas valoriza a honestidade e a integridade. Mas, se surgisse uma oportunidade em que uma pessoa pudesse lucrar com algo desonesto e sair impune, ela aproveitaria a chance? A decisão que ela tomasse revelaria o que ela tem no coração, isto é, o tipo de pessoa que realmente é.
O trabalho de Raquel envolve comprar suprimentos. Ela conta: “Várias vezes, representantes de vendas me ofereceram uma ‘comissão’, ou seja, prometeram que, se eu comprasse deles, eles me dariam uma quantia de dinheiro às escondidas. Mas eu sempre tinha em mente os conselhos da Bíblia sobre honestidade e rejeitava as ofertas. Minha chefe passou a confiar mais em mim depois que soube disso.”
Se Raquel tivesse aceitado suborno, ela lucraria a curto prazo. Mas, e se a chefe dela descobrisse? Será que Raquel continuaria no emprego? Seria fácil conseguir outro emprego? Para Raquel, ter amor-próprio e uma consciência limpa era mais importante. A Bíblia diz: “Deve-se escolher antes um bom nome do que riquezas abundantes; o favor é melhor do que mesmo a prata e o ouro.” — Provérbios 22:1, nota.
Por ser honesto e confiável,Jessie também passou a ter uma boa reputação com seu empregador. O resultado? Ele recebeu um cargo de gerência e conseguiu um horário de trabalho mais flexível. Dessa forma, ele podia passar mais tempo com sua esposa e filhos, bem como em atividades espirituais.
Quando querem preencher uma vaga em sua empresa, alguns empregadores recorrem a grupos de pessoas conhecidas por sua honestidade. Por exemplo, um gerente nas Filipinas escreveu à sede das Testemunhas de Jeová no país. Ele convidou Testemunhas de Jeová a se candidatarem a vagas em sua empresa por serem, segundo ele, “trabalhadores, honestos e dedicados”. O crédito disso, porém, vai para Jeová Deus, que ensina as pessoas a ‘odiar o que é mau’ e a ‘amar o que é bom’. — Amós 5:15.
Nenhum comentário:
Postar um comentário