sábado, 18 de novembro de 2017

Qual é a vontade de Deus?

Deus quer que vivamos para sempre em paz e felicidade num paraíso na Terra.
Mas você talvez pergunte: ‘Será que isso é possível?’ A Bíblia diz que o Reino de Deus fará isso. Diz também que é da vontade de Deus que todas as pessoas aprendam sobre esse Reino e seu propósito para nós. — Salmo 37:11, 29; Isaías 9:7.
Deus quer o melhor para nós.
Assim como um bom pai quer o melhor para seus filhos, nosso Pai celestial deseja que tenhamos felicidade eterna. (Isaías 48:17, 18) Deus prometeu que a pessoa ‘que faz a Sua vontade permanece para sempre’. — 1 João 2:17.
Deus quer que andemos nas suas veredas.
A Bíblia diz que nosso Criador deseja ‘nos instruir sobre os seus caminhos’ para que possamos ‘andar nas suas veredas’. (Isaías 2:2, 3) Ele organizou “um povo para o Seu nome” a fim de divulgar sua vontade em toda a Terra. — Atos 15:14.
Deus quer que o adoremos de modo unido.
Em vez de separar as pessoas, a adoração pura de Jeová as une em verdadeiro amor. (João 13:35) Quem hoje está ensinando às pessoas em todo o mundo como servir a Deus em união? Convidamos você a encontrar a resposta nesta brochura.

Por que usamos o nome Testemunhas de Jeová?

Muitos acham que Testemunhas de Jeová é o nome de uma religião nova. No entanto, mais de 2.700 anos atrás, os servos do único Deus verdadeiro foram chamados de suas “testemunhas”. (Isaías 43:10-12) Até 1931, éramos conhecidos como Estudantes da Bíblia. Então, por que adotamos o nome Testemunhas de Jeová?
Ele identifica nosso Deus.Segundo manuscritos antigos, o nome de Deus, Jeová, aparece milhares de vezes na Bíblia. Em muitas traduções, esse nome foi substituído por títulos como Senhor ou Deus. Mas o Deus verdadeiro revelou seu nome, Jeová, a Moisés, dizendo: “Esse é o meu nome para sempre.” (Êxodo 3:15) Assim, ele se diferenciou de todos os deuses falsos. Temos orgulho de levar o nome santo de Deus.
Ele descreve nossa missão. Nos tempos antigos, muitas pessoas deram testemunho de sua fé em Jeová. A primeira delas foi o homem justo Abel. Ao longo dos séculos, Noé, Abraão, Sara, Moisés, Davi e outros fizeram parte de uma ‘grande nuvem de testemunhas’. (Hebreus 11:4–12:1) Assim como alguém pode servir de testemunha num tribunal a favor de uma pessoa inocente, nós estamos determinados a falar a outros a verdade sobre o nosso Deus.
Estamos imitando a Jesus. Ele é chamado na Bíblia de “a testemunha fiel e verdadeira”. (Apocalipse 3:14) O próprio Jesus disse que ‘tornou o nome de Deus conhecido’ e ‘dava testemunho da verdade’ sobre Deus. (João 17:26;18:37) Por isso, os verdadeiros seguidores de Cristo devem levar o nome de Jeová e torná-lo conhecido. É isso que as Testemunhas de Jeová se esforçam em fazer.
  • Por que os Estudantes da Bíblia adotaram o nome Testemunhas de Jeová?
  • Há quanto tempo Jeová tem testemunhas na Terra?
  • Quem é a maior Testemunha de Jeová?

Existe um jeito certo de adorar a Deus?

A MAIORIA das religiões acredita que ensina a verdade sobre Deus. Mas as religiões ensinam coisas diferentes e adoram a Deus cada uma do seu jeito. Então, não é possível que todas estejam certas. Será que existe um jeito certo de adorar a Deus? Só Jeová Deus pode responder essa pergunta.
Jeová se preocupa com você e quer o seu bem. (Isaías 48:17) Por isso, ele explicou na Bíblia qual é o jeito certo de adorar a ele. Então, estude a Bíblia e Deus vai ajudar você a entender o que ele quer.

Algumas pessoas acreditam que, para Deus, todas as religiões são boas. Mas Jesus não ensinou isso. Ele disse: “Nem todo o que me disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que fizer a vontade do meu Pai.” Isso mostra que, para adorar a Deus do jeito certo, precisamos saber qual é a vontade dele e fazer o que ele diz. Jesus comparou aqueles que não obedecem a Deus com pessoas que “fazem o que é contra a lei”. Então, é muito importante adorar a Jeová do jeito que ele quer. — Mateus 7:21-23

Jesus avisou seus seguidores que nem sempre é fácil fazer a vontade de Deus. Ele disse: “Entrem pelo  portão estreito, porque largo é o portão e espaçosa é a estrada que conduz à destruição, e muitos entram por ele; ao passo que estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida, e poucos a acham.” (Mateus 7:13, 14) Quem segue a estrada apertada, ou seja, quem adora a Deus do jeito certo, vai viver para sempre. Quem segue a estrada espaçosa, ou seja, quem adora a Deus do jeito errado, vai morrer. Mas Jeová não quer que ninguém morra. Por isso, ele dá para todos a chance de aprender sobre ele. — 2 Pedro 3:9.

O JEITO CERTO DE ADORAR A DEUS

Jesus disse que nós podemos saber quem adora a Deus do jeito certo, ou seja, quem são os cristãos verdadeiros. Como podemos saber isso? Prestando atenção no que eles acreditam e fazem. Jesus disse: “Pelos seus frutos vocês os reconhecerão.” Ele disse também: “Toda árvore boa produz fruto bom.” (Mateus 7:16, 17) Aqueles que adoram a Deus do jeito certo não são perfeitos, mas sempre se esforçam muito para fazer o que é certo. Vamos ver algumas coisas que os cristãos verdadeiros fazem.
Seguem só o que está na Bíblia. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16, 17) O apóstolo Paulo escreveu para os cristãos da época dele: “Quando  receberam a palavra de Deus, que ouviram de nós, vocês a aceitaram não como a palavra de homens, mas pelo que ela realmente é, a palavra de Deus.” (1 Tessalonicenses 2:13) Os cristãos verdadeiros seguem apenas a Bíblia, que é a Palavra de Deus. Eles não ensinam ideias próprias ou tradições.

Jesus deu o exemplo nesse sentido. Tudo o que ele ensinava vinha da Palavra de Deus. (Leia João 17:17.) Ele citava as Escrituras muitas vezes. (Mateus 4:4, 7, 10) O exemplo de Jesus mostra que tudo o que os cristãos verdadeiros ensinam deve vir da Palavra de Deus.

Adoram só a Jeová. Salmo 83:18 diz: “Tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” Jesus ensinava para as pessoas o nome de Jeová porque queria que elas adorassem o único Deus verdadeiro. (Leia João 17:6.) Jesus disse: “Adore a Jeová, seu Deus, e preste serviço sagrado apenas a ele.” (Mateus 4:10) Então, os cristãos verdadeiros seguem o exemplo de Jesus. Eles adoram só a Jeová e usam o nome dele. Quem adora a Deus do jeito certo ensina para as pessoas o nome de Deus e o que ele vai fazer de bom para todos.

Amam de verdade as pessoas. Jesus ensinou seus seguidores a amarem uns aos outros. (Leia João 13:35.) Como os cristãos verdadeiros mostram que se amam? Primeiro, para eles, não importa o país ou a cor de uma pessoa, nem se ela é rica ou pobre. Os cristãos verdadeiros se amam de verdade e são como uma família. (Colossenses 3:14) Segundo, eles não matam e não  vão à guerra. A Bíblia diz: “Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: aquele que não pratica a justiça não se origina de Deus, nem aquele que não ama o seu irmão.” E ela diz também: “Devemos amar uns aos outros; não como Caim, que se originou do Maligno e matou o seu irmão.” — 1 João 3:10-12; 4:20, 21.

Terceiro, os cristãos verdadeiros usam seu tempo, sua energia e tudo o que têm para ajudar uns aos outros. (Hebreus 10:24, 25) Eles fazem o bem para todas as pessoas. — Gálatas 6:10.

Acreditam que a salvação vem por meio de Jesus Cristo. A Bíblia diz: “Não há salvação em mais ninguém, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12) Vimos no capítulo 5 que Jeová mandou Jesus para dar sua vida para salvar as pessoas obedientes. (Mateus 20:28) Jeová escolheu Jesus para ser o Rei do Reino. Por isso, é necessário obedecer a Jesus para viver para sempre. — LeiaJoão 3:36.

Não se envolvem na política. Jesus não se envolvia na política. Quando estava sendo julgado, Jesus disse ao governador Pilatos: “Meu Reino não faz parte deste mundo.” (Leia João 18:36.) Assim como Jesus, os cristãos verdadeiros são leais ao Reino de Deus. Por isso, eles não se envolvem na política em nenhum lugar. Mas a Bíblia diz para os cristãos obedecerem “às autoridades superiores”, ou seja, aos governos. (Romanos 13:1) Então, eles obedecem às leis do país. Mas e  quando uma lei vai contra as leis de Deus? Nesse caso, os cristãos seguem o exemplo dos apóstolos que disseram: “Temos de obedecer a Deus como governante em vez de a homens.” — Atos 5:29; Marcos 12:17.

Pregam que só o Reino de Deus vai resolver os problemas do mundo. Jesus disse que as “boas novas do Reino” seriam pregadas no mundo todo. (Leia Mateus 24:14.) Nenhum governo humano pode fazer o que o Reino de Deus vai fazer por nós. (Salmo 146:3) Jesus ensinou a pedir o Reino de Deus em oração: “Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra.” (Mateus 6:10) A Bíblia diz que o Reino de Deus vai destruir todos os governos humanos e que “somente ele permanecerá para sempre”. — Daniel 2:44.

Depois de ver essas seis coisas que os cristãos verdadeiros fazem, pergunte-se: ‘Quem segue só o que está na Bíblia? Quem ensina o nome de Deus para as pessoas? Quem mostra amor verdadeiro pelas pessoas e acredita que Deus mandou Jesus para morrer por nós? Quem não participa na política? Quem prega que só o Reino de Deus vai resolver os problemas?’ Apenas as Testemunhas de Jeová fazem tudo isso. — Isaías 43:10-12.

O QUE VOCÊ VAI FAZER?

Para adorar a Deus do jeito que ele quer, o que precisamos fazer?
Algumas pessoas acham que acreditar em Deus já é o suficiente, mas não é. A Bíblia diz que até os demônios acreditam em Deus. Só que eles não obedecem a  Deus. (Tiago 2:19) Isso mostra que é preciso fazer mais do que acreditar em Deus. Para adorar a Deus do jeito que ele quer, precisamos fazer o que ele diz.
Devemos ficar bem longe da religião falsa. O profeta Isaías disse: “Saiam dela, mantenham-se puros.” (Isaías 52:11; 2 Coríntios 6:17) Por que é importante fazer isso? Porque só assim nossa adoração vai agradar a Deus.
Como sabemos que uma religião é falsa? Sabemos que é falsa quando ela ensina a adorar a Deus de um jeito diferente do que a Bíblia diz. A Bíblia chama todas as religiões falsas de “Babilônia, a Grande”. (Apocalipse 17:5) De onde vem esse nome? De uma cidade do passado chamada Babilônia. Foi ali que muitos ensinos falsos começaram. Por exemplo, eles acreditavam em trindades, ou seja, três deuses que são um só. Eles acreditavam também que os mortos continuavam vivos em outro lugar e podiam sofrer num inferno. Hoje muitas religiões falsas ensinam coisas parecidas. Elas ensinam que Deus é uma Trindade, mas a Bíblia diz que Jeová é o único Deus verdadeiro. E Jesus é o Filho dele. (João 17:3) As religiões ensinam também que a alma ou o espírito não morre e pode sofrer no inferno. Mas esse ensino é falso e não está na Bíblia. — Veja a seção Entenda Melhor, n.° 14n.° 17 e n.° 18.
 Deus disse que logo todas as religiões falsas serão destruídas. (Apocalipse 18:8) Por isso, é urgente sair da religião falsa. Jeová Deus quer que você faça isso antes que seja tarde demais. — Apocalipse 18:4.
Um grupo de Testemunhas de Jeová de várias raças dando boas-vindas a um homem
Sirva a Jeová com o povo dele e você fará parte de uma grande família
Como Jeová cuida de quem decide adorar a ele?
  Quando você decidir adorar a Jeová e abandonar a religião falsa, pode ser que sua família e seus amigos não entendam sua decisão e até fiquem contra você. Mas Jeová cuida de quem decide servir a ele. Ele nunca vai abandonar você. E você terá o amor e a amizade de milhões de pessoas que adoram a Jeová. Essas pessoas serão como uma família para você. Além disso, você terá a esperança de viver para sempre no novo mundo. (Marcos 10:28-30) E talvez algumas das pessoas que fiquem contra você, com o tempo, podem decidir estudar a Bíblia.
Por que é importante decidir agora adorar a Jeová?
 Falta muito pouco para Deus acabar com toda a maldade. O Reino de Deus vai governar a Terra inteira. (2 Pedro 3:9, 13) Imagine como vai ser bom! Todos vão adorar a Jeová do jeito que ele quer. Por isso, é muito importante que você decida agora adorar a Jeová do jeito 

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...