quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Como controlar meus gastos?


“Esses dias eu entrei numa loja só pra dar uma olhada. Acabei comprando uma coisa super cara e que eu nem tava precisando!” — Colin.
Colin acha difícil controlar os gastos. Isso acontece com você também? Nesse caso, este artigo pode ajudar você.

 Por que é importante controlar os gastos?

Mito: Ficar se preocupando com os gastos limita a sua liberdade.
Fato: Controlar os gastos vai te dar mais liberdade, e não menos. O livro Estou Falido! O Manual do Dinheiro * diz: “Quanto mais você sabe sobre dinheiro, mais dinheiro você tem para as coisas que você quer agora e no futuro.”
Pense nisso: Por controlar os gastos, você . . .
  • Vai ter mais dinheiro quando precisar. Uma adolescente chamada Inez diz: “Quero muito viajar pra América do Sul. E pensar nessa viagem me ajuda a guardar dinheiro.
  • Você vai ter menos dívidas (ou nenhuma). A Bíblia diz: “Quem toma emprestado é escravo de quem empresta.” (Provérbios 22:7) Uma jovem chamada Ana concorda. Ela diz: “As dívidas podem acabar controlando a sua vida. Estar livre delas ajuda a gente a focar nas nossas metas.”
  • Você mostra que é maduro. Os jovens que sabem controlar seus gastos estão mais preparados para a vida adulta. Jean, de 20 anos, diz: “Eu tento ser responsável ao usar o dinheiro agora. Isso está me preparando pro futuro, quando eu tiver que me sustentar.”
Conclusão: O livro Guia Completo de Finanças Pessoais: para Adolescentes e Estudantes Universitários * diz: “Saber controlar os gastos é o primeiro passo para se tornar independente. Administrar bem o dinheiro é uma habilidade que será muito útil para o resto da sua vida.”

 Como você pode fazer isso?

Conheça seus pontos fracos. Se você está sempre sem dinheiro, primeiro descubra para onde ele está indo. Para alguns, o grande vilão são as compras na internet. Para outros, o problema são os pequenos gastos, que pouco a pouco levam seu dinheiro “para o ralo” no fim do mês.
“Os pequenos gastos do dia a dia, quando somados, são muito dinheiro. Uma coisinha aqui e outra ali, uma parada pra tomar um cafezinho, um produto em promoção no supermercado — no final do mês fico assustada em ver que gastei um dinheirão com essas coisas.” — Hailey.
Crie um orçamento. A Bíblia diz: “Os planos do diligente certamente dão bons resultados.” (Provérbios 21:5) Fazer um orçamento pode ajudar você a não gastar mais do que ganha.
“Se você está gastando mais do que ganha, procure saber pra onde seu dinheiro está indo e elimine os gastos desnecessários. Faça isso até você conseguir gastar menos do que ganha.” — Danielle.
Acompanhe os gastos. Existem muitas formas de controlar despesas e evitar gastos desnecessários. Alguns jovens dão as seguintes sugestões:
  • “Gosto de colocar meu dinheiro direto no banco porque assim não me sinto tentado a gastar.” — David.
  • “Quando vou ao supermercado, levo apenas o dinheiro que vou precisar. Assim não gasto mais do que planejei.” — Ellen.
  • “Quanto mais eu espero pra comprar uma coisa, mais eu penso se realmente vou precisar daquilo.” — Jesiah.
  • “Eu não preciso aceitar todos os convites pra sair. Não tem nada de errado em dizer ‘não’ se eu não tô podendo gastar.” — Jennifer.
Conclusão: Administrar o dinheiro é uma grande responsabilidade. Isso foi o que Colin, já citado, percebeu. Ele disse: “Se vou ser um chefe de família um dia, eu não posso sair por aí gastando à toa! Se não consigo administrar o dinheiro sendo solteiro, imagine quando for casado!”
Dica: “Conte a alguém sobre o seu orçamento e peça pra que essa pessoa dê uma olhada nele de vez em quando. Colocar as contas no papel é muito bom!” — Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...