quinta-feira, 25 de maio de 2017

Como conversar sobre problemas

O DESAFIO

Quando vocês conversam sobre um problema, a situação acaba ficando pior? Se isso acontece, vocês podem fazer algo a respeito. Mas primeiro vocês precisam saber que homens e mulheres têm diferentes estilos de comunicação. *


O QUE VOCÊ DEVE SABER

Em geral, as mulheres preferem conversar sobre um problema antes de ouvir uma solução. Na verdade, às vezes simplesmente conversar é a solução.
“Eu me sinto melhor quando falo sobre meus sentimentos e sei que meu marido me entende. Alguns minutos depois de conversar com ele, já fico aliviada.” — Silvana. *
“Se eu não digo ao meu marido como me sinto, eu fico pensando no problema. Pra mim, só conversar já ajuda.” — Aline.
“Enquanto eu falo, vou analisando o problema e tentando chegar à raiz dele, assim como um psicólogo.” — Lurdes.
Os homens têm a tendência de pensar em soluções. Isso acontece porque o homem se sente útil quando resolve um problema. Dar soluções é a sua maneira de mostrar à esposa que ela pode confiar que ele vai ajudá-la. É por isso que os maridos acham estranho quando a esposa não aceita logo sua solução. Um marido chamado Caio diz o seguinte: “Não consigo entender por que alguém falaria sobre um problema se não quisesse uma solução.”
Mas, segundo o livro Sete Princípios para o Casamento Dar Certo, * “entender deve vir antes de dar uma opinião”. O livro também diz: “Antes de dar uma solução, deixe claro que você realmente entendeu o problema e o que a pessoa está sentindo. Muitas vezes, ela não está pedindo  que você dê uma solução, mas simplesmente que a ouça.”

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Marido: Seja um bom ouvinte. Um marido chamado Tomas diz: “Às vezes, depois de deixar minha esposa desabafar eu penso: ‘Não adiantou nada ouvir; o problema não foi resolvido.’ Mas muitas vezes tudo o que ela precisa é de alguém que a ouça.” Estêvão também pensa assim: “Eu acho melhor deixar minha esposa falar sem interromper. Na maioria das vezes, quando acaba de falar, ela diz que está bem melhor.”
Tente o seguinte: Da próxima vez que você conversar com sua esposa sobre um problema, controle-se para não dar uma opinião sem que ela peça. Olhe nos olhos dela e preste atenção no que ela está falando. Concorde com a cabeça. Repita a ideia para que ela saiba que você entendeu a situação. Um marido chamado Charles diz: “Às vezes, minha esposa só precisa saber que eu a entendo e que estou do seu lado.” — Princípio bíblico: Tiago 1:19.
Esposa: Explique o que você precisa. Uma esposa chamada Eleni diz: “Toda mulher espera que o marido saiba tudo o que ela precisa, mas às vezes temos que deixar isso claro.” Ynez dá uma sugestão: “Você pode dizer: ‘Eu estou chateada. Podemos conversar um pouco? Não precisa dar uma solução. Eu só queria que você entendesse como eu me sinto.’”
Tente o seguinte: Se o seu marido vai logo dando uma solução, não pense que ele não se preocupa com o que você está sentindo. É bem provável que ele queira facilitar as coisas para você. Uma esposa chamada Ester diz: “Eu não fico irritada. Tento entender que o meu marido se preocupa comigo e quer me ouvir, mas que também quer me ajudar.” — Princípio bíblico: Romanos 12:10.
Marido e esposa: Temos a tendência de tratar as pessoas como nós gostaríamos de ser tratados. Mas, para uma conversa sobre um problema acabar bem, você precisa entender como a outra pessoa gostaria de ser tratada. (1 Coríntios 10:24) Em outras palavras, é como diz Miguel: “Os maridos devem estar dispostos a ouvir sem dar soluções. As esposas devem estar dispostas a ouvir soluções de vez em quando. Quando os dois cedem, os dois saem ganhando.” — Princípio bíblico: 1 Pedro 3:8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...