quinta-feira, 25 de maio de 2017

Quando os filhos saem de casa

O DESAFIO

Depois que os filhos saem de casa, muitos casais se deparam com o maior desafio de suas vidas: o chamado “ninho vazio”. Essa situação pode até fazer com que o casal tenha a impressão de que nem se conhece mais. Gary Neuman, especialista em assuntos familiares, disse: “Eu já ajudei muitos casais que não faziam ideia de como podiam ficar unidos novamente. Depois que os filhos vão embora, parece que eles não têm mais nada para conversar ou compartilhar.” *
Será que seu casamento está passando por algo parecido? Se estiver, ele pode voltar a ser como era antes! Mas, primeiro, vamos ver alguns motivos que podem ter afastado você do seu marido ou esposa.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Por muito tempo, os filhos foram a prioridade. Com boas intenções, muitos pais encaram as necessidades dos filhos como a prioridade do casamento. Como resultado, o casal fica tão acostumado com as responsabilidades de pai e mãe que acaba se afastando um do outro. Isso fica bem evidente quando os filhos saem de casa. Uma esposa de 59 anos disse: “Quando meus filhos estavam em casa, eu e meu marido ainda fazíamos coisas juntos.” Mas, depois que os filhos saíram de casa, ela conta: “Eu e meu marido passamos a ter prioridades diferentes na vida.” Ela chegou ao ponto de dizer para o marido: “A gente só tá atrapalhando um ao outro.”
Alguns casais não sabem o que fazer nessa nova fase da vida. Um livro sobre assuntos familiares * disse o seguinte: “Quando enfrentam essa situação, muitos têm a impressão de que estão casados com uma pessoa totalmente diferente.” Maridos e esposas ficam com a sensação de que têm pouca coisa em comum, e cada um passa a buscar os seus próprios interesses. O resultado é que eles parecem ser apenas conhecidos que moram juntos, e não um casal.
A boa notícia é que você pode evitar esses problemas! Na verdade, você pode até gostar dessa nova fase, e a Bíblia pode ajudá-lo a conseguir isso. Vamos ver como.

 O QUE VOCÊ PODE FAZER

Aceite a mudança. A Bíblia diz o seguinte sobre quando os filhos crescem: “O homem deixará seu pai e sua mãe.” (Gênesis 2:24) Quando seus filhos moravam com você, o seu objetivo era treiná-los para lidar com os desafios da idade adulta. Se olhar por esse lado, você vai ficar orgulhoso quando eles saírem de casa, porque o seu treinamento deu certo. — Princípio bíblico: Marcos 10:7.
É claro que você sempre vai ser pai ou mãe dos seus filhos. Mas, agora que eles cresceram, a sua função é mais aconselhar do que supervisionar. Essa nova relação com seus filhos vai permitir que você continue bem achegado a eles. Ao mesmo tempo, você vai conseguir dar muito mais atenção para sua esposa ou marido. * — Princípio bíblico: Mateus 19:6.
Fale sobre suas preocupações. Como casal, conversem sobre o que vocês estão sentindo nessa nova fase. Escutem um ao outro com atenção, e sejam pacientes e compreensivos. Talvez demore um tempo para vocês se reaproximarem, mas o esforço vai valer a pena. — Princípio bíblico: 1 Coríntios 13:4.
Procurem coisas novas para fazer juntos. Conversem sobre as metas que vocês podem alcançar como casal ou sobre coisas que gostariam de fazer juntos. Por terem criado filhos, vocês se tornaram pessoas muito sábias. Que tal usar essa sabedoria para ajudar outras pessoas? — Princípio bíblico: Jó 12:12.
Lembrem-se da história de vocês. Pensem nas qualidades que mais chamaram sua atenção quando vocês se conheceram. Tentem lembrar da sua história como casal e de como lidaram com as dificuldades da vida. Na verdade, vocês podem ser muito felizes nessa nova fase. Por se aproximarem mais um do outro, vocês vão ter um casamento ainda mais feliz e isso vai reacender o amor que vocês tinham no começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...