sexta-feira, 19 de maio de 2017

Jesus — De onde veio

“Pilatos] entrou novamente no palácio do governador e disse a Jesus: ‘Donde és?’ Mas Jesus não lhe deu resposta.” — JOÃO 19:9.
O GOVERNADOR romano Pôncio Pilatos fez essa pergunta quando Jesus estava num julgamento de vida ou morte. * Pilatos sabia de que parte de Israel Jesus tinha vindo. (Lucas 23:6, 7) Ele também sabia que Jesus não era um homem como outro qualquer. Será que a intenção de Pilatos era saber se Jesus tinha vivido antes? Será que esse governante pagão queria mesmo aceitar a verdade e agir de acordo com ela? Seja como for, Jesus se recusou a responder, e logo ficou claro que Pilatos estava mais interessado em sua própria carreira do que na verdade e na justiça. — Mateus 27:11-26.
Felizmente, as pessoas sinceras que desejam saber de onde Jesus veio podem descobrir isso com facilidade. A Bíblia revela de modo claro a origem de Jesus Cristo. Considere o seguinte:

Onde ele nasceu

Cálculos atuais mostram que no começo do outono do que hoje é chamado de ano 2 AEC, Jesus nasceu sob condições humildes na pequena cidade judaica de Belém. Um registro ordenado por César Augusto obrigou Maria, mãe de Jesus, em “estado avançado de gravidez”, a viajar com José, seu marido, a Belém, o lugar dos ancestrais de José. Visto que a cidade estava lotada, eles não conseguiram encontrar hospedagem. O casal teve de ficar num estábulo, onde Jesus nasceu e foi colocado numa manjedoura. — Lucas 2:1-7.
Séculos antes, uma profecia bíblica predisse o lugar do nascimento de Jesus: “Tu, Belém Efrata, pequena demais para chegar a estar entre os milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de tornar-se governante em Israel.” * (Miqueias 5:2) Pelo visto, Belém era pequena demais para ser alistada entre as cidades do território de Judá. Ainda assim, essa pequena cidade teria uma honra incomparável. O prometido Messias, ou Cristo, nasceria ali. — Mateus 2:3-6; João 7:40-42.

Onde ele foi criado

Depois de morar por pouco tempo no Egito, a família de Jesus se mudou para Nazaré, uma cidade na província da Galileia, uns 100 quilômetros ao norte de Jerusalém. Naquela época, Jesus tinha menos de 3 anos. Foi nessa região pitoresca, onde agricultores, pastores e pescadores exerciam suas atividades, que Jesus cresceu, numa família grande e provavelmente em condições humildes. — Mateus 13:55, 56.
 Séculos antes, a Bíblia havia predito que o Messias seria chamado de “Nazareno”. O evangelista Mateus disse que a família de Jesus foi morar em “Nazaré, para que se cumprisse o que fora falado por intermédio dos profetas: ‘Ele será chamado Nazareno’”. (Mateus 2:19-23) Parece que o nome Nazareno está relacionado à palavra hebraica traduzida “rebentão”. Pelo visto, Mateus estava se referindo à profecia de Isaías que chamou o Messias de “rebentão” de Jessé, o que significa que o Messias seria um descendente de Jessé, pai do Rei Davi. (Isaías 11:1) Jesus foi de fato descendente de Jessé por meio de Davi. — Mateus 1:6, 16; Lucas 3:23, 31, 32.

De onde ele veio originalmente

A Bíblia diz que a vida de Jesus começou muito antes de ele nascer naquele estábulo em Belém. A profecia de Miqueias, já citada, continua dizendo que Sua “origem é desde os tempos primitivos, desde os dias do tempo indefinido”. (Miqueias 5:2) Como Filho primogênito de Deus, Jesus era uma criatura espiritual no céu antes de nascer como humano na Terra. O próprio Jesus disse: “Desci do céu.” (João 6:38; 8:23) Como isso foi possível?
Por meio de seu espírito santo, Jeová Deus milagrosamente transferiu a vida de seu Filho celestial para o ventre da virgem judia Maria para que ele nascesse como humano perfeito. * O Deus Todo-Poderoso podia realizar facilmente esse milagre. Isso está de acordo com as seguintes palavras do anjo à Maria: “Para Deus nenhuma declaração será uma impossibilidade.” — Lucas 1:30-35, 37.
A Bíblia vai além de dar alguns detalhes sobre a origem de Jesus. Os quatro Evangelhos — Mateus, Marcos, Lucas e João — dão muitas informações sobre como ele viveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...