sábado, 14 de outubro de 2017

AJUDA PARA A FAMÍLIA | CASAMENTO Como pedir desculpas

O DESAFIO

Você e sua esposa acabam de ter uma discussão. * Você diz a si mesmo: ‘Não sou eu que preciso pedir desculpas. Não fui eu que comecei!’
A discussão termina, mas o clima continua tenso. Você até pensa que deve pedir desculpas, só que não consegue dizer as simples palavras “me desculpe”.

POR QUE ACONTECE

Orgulho. “Às vezes, acho difícil pedir desculpas porque meu orgulho atrapalha”, admite um marido chamado Charles. * Ser orgulhoso demais pode fazer com que você fique com vergonha de admitir sua parte da culpa.
Ponto de vista. Talvez você ache que só é necessário pedir desculpas quando a culpa é sua. Uma esposa chamada Giovana diz: “Quando eu sei que a culpa é toda minha, é fácil dizer ‘me desculpe’. Mas, quando nós dois falamos coisas de que nos arrependemos, é difícil dizer isso. Por que sou eu que tenho que pedir desculpas se nós dois erramos?”
Quando você acha que a outra pessoa é totalmente culpada pelo que aconteceu, pode ser que você tenha ainda mais certeza de que não precisa se desculpar. Um marido chamado José diz: “Se você acredita sinceramente que não fez nada de errado, talvez se recuse a pedir desculpas para provar que é inocente.”
Criação. Talvez você tenha sido criado numa família em que pedir desculpas era algo muito raro. Nesse caso, pode ser que não tenha aprendido a admitir seus erros. Quem não criou esse hábito quando era criança, talvez não tenha o costume de pedir desculpas quando adulto.

 O QUE VOCÊ PODE FAZER

Marido e esposa jogam baldes de água em chamas de fogo
Pedir desculpas pode apagar as chamas de uma discussão
Concentre-se na outra pessoa. Tente pensar numa ocasião em que alguém lhe pediu desculpas e em como isso fez bem a você. O que acha de fazer isso por sua esposa? Mesmo que você acredite que não está errado, você pode pedir desculpas por tê-la magoado ou pelo que causou sem querer. Suas palavras podem ajudá-la a superar a mágoa. — Princípio bíblico: Lucas 6:31.
Concentre-se no seu casamento. Encare pedir desculpas, não como uma derrota pessoal, mas como uma vitória para seu casamento. Afinal, quem continua ofendido é “mais inacessível do que uma cidade fortificada”, diz Provérbios 18:19. Se os dois estão na defensiva, é difícil — quase impossível — restabelecer a paz. Por outro lado, ao pedir desculpas, você evita que o problema se torne uma barreira para a paz. Dessa forma, estará colocando seu casamento acima de seus próprios interesses. — Princípio bíblico: Filipenses 2:3.
Peça desculpas logo. É verdade que pedir desculpas pode ser difícil se a culpa não for totalmente sua. Mas os erros de sua esposa não justificam que você a trate mal. Por isso, não hesite em pedir desculpas, achando que é melhor deixar o tempo resolver o problema. Se você pedir perdão, vai ser mais fácil para sua esposa fazer isso também. E quanto mais vezes você pedir desculpas, mais fácil isso vai ser para você. — Princípio bíblico: Mateus 5:25.
Seja sincero. Justificar seu comportamento não é o mesmo que pedir desculpas. E dizer, talvez com tom de sarcasmo, “me desculpe, mas não sabia que você ia ficar tão sensível por causa disso” com certeza não é um pedido de desculpas! Assuma a responsabilidade por suas ações e reconheça os sentimentos de sua esposa, não importa se você concorda ou não com a reação dela.
Seja realista. Admita humildemente que você vai cometer erros. Afinal, todo mundo erra. Mesmo que você ache que não tem nenhuma culpa, reconheça que sua versão do que aconteceu provavelmente não é a história toda. A Bíblia diz: “O primeiro a apresentar a sua causa parece estar certo, até que vem a outra parte e o interroga.” (Provérbios 18:17) Você estará mais disposto a pedir desculpas se tiver um conceito realista de si mesmo e de suas falhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...