terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Ajudar os necessitados

“Quem é bondoso será abençoado porque reparte a sua comida com os pobres.” — PROVÉRBIOS 22:9Bíblia na Linguagem de Hoje.

Por que alguns comemoram o Natal?.

Jesus ajudou os pobres, doentes e oprimidos, e alguns querem seguir seu exemplo. Acham que a melhor ocasião para isso é o Natal, quando instituições de caridade costumam se empenhar mais para conseguir doações.

Por que é difícil atingir esse objetivo?

Durante as festas de fim de ano, muitas pessoas estão preocupadas em fazer compras, receber parentes e amigos ou visitá-los. Tudo isso as deixa com pouco tempo, energia e dinheiro para ajudar os pobres e necessitados. O máximo que elas conseguem talvez seja fazer uma doação.

Que princípios bíblicos mostram algo melhor que o Natal?

“Não negues o bem àqueles a quem é devido, quando estiver no poder da tua mão fazê-lo.” (Provérbios 3:27) Os pobres, famintos e oprimidos não sofrem só na época do Natal. Se você perceber que alguém precisa de ajuda e se estiver ‘no poder da sua mão’ ajudá-lo, por que esperar um feriado para fazer isso? Seus atos de bondade e compaixão serão abençoados.
“Todo primeiro dia da semana, cada um de vós, na sua própria casa, ponha algo de lado, em reserva, conforme tiver prosperado.”(1 Coríntios 16:2) O apóstolo Paulo deu esse conselho a cristãos do primeiro século que queriam ajudar os pobres. Será que você poderia ‘pôr de lado’, ou reservar, algum dinheiro para doar regularmente a pessoas ou a uma organização que faça bom uso dos donativos? Assim, você estará cuidando dos necessitados, mas dentro de suas possibilidades.
“Não vos esqueçais de fazer o bem e de partilhar as coisas com outros, porque Deus se agrada bem de tais sacrifícios.” (Hebreus 13:16) Observe que, além de “partilhar as coisas com outros”, precisamos nos lembrar de “fazer o bem”. Por exemplo, pais sábios ensinam seus filhos a ajudar os idosos em tarefas do dia a dia, a encorajar os doentes por meio de um cartão, uma visita ou um telefonema, e a se importar pelas crianças pobres ou que têm alguma deficiência. Dessa forma, os filhos aprendem a ser bondosos e generosos o ano inteiro.
Pais sábios ensinam seus filhos a ajudar os idosos, os doentes e as crianças desamparadas. Dessa forma, os filhos aprendem a ser bondosos e generosos o ano inteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De quem é a culpa?

Se Deus não é o culpado pelo sofrimento, então por que o mundo está cheio de guerras violentas, doenças terríveis, desastres naturais, fo...